Proposta de metodologia para mapeamento de competências do corpo técnico-administrativo de uma instituição federal de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98BUJV |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma metodologia para o mapeamento de competências do corpo técnico-administrativo de uma Instituição Federal de Ensino Superior, caso da Universidade Federal de Minas Gerais, enfatizando a necessidade de uma nova ênfase na gestão de pessoas. Na estrutura do trabalho são abordados a gestão de pessoas; diferentes concepções de competência, de gestão do conhecimento e estratégias para o mapeamento de competências. Essa discussão tem como pano de fundo os processos ligados à vida funcional dos servidores, a qual é regulamentada pelo Plano de Carreia e dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Diante disso são propostos mecanismos para viabilizar a identificação, coleta, organização e disseminação de informações relacionadas à competência e/ou conhecimento dos servidores. |
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Ricardo Rodrigues BarbosaMarilia de Abreu Martins de PaivaErnandes Rodrigo Norberto2019-08-11T01:58:10Z2019-08-11T01:58:10Z2011-11-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98BUJVO presente trabalho propõe uma metodologia para o mapeamento de competências do corpo técnico-administrativo de uma Instituição Federal de Ensino Superior, caso da Universidade Federal de Minas Gerais, enfatizando a necessidade de uma nova ênfase na gestão de pessoas. Na estrutura do trabalho são abordados a gestão de pessoas; diferentes concepções de competência, de gestão do conhecimento e estratégias para o mapeamento de competências. Essa discussão tem como pano de fundo os processos ligados à vida funcional dos servidores, a qual é regulamentada pelo Plano de Carreia e dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Diante disso são propostos mecanismos para viabilizar a identificação, coleta, organização e disseminação de informações relacionadas à competência e/ou conhecimento dos servidores.This paper proposes a methodology for the mapping of competences of technical and administrative staff in a Brazilian Federal Institution of Higher Education, emphasizing the need of a new emphasis for personnel management. The structure of work discusses: the management of people, conceptions competence, knowledge management and strategies for the mapping of competences. Such discussion is based on the processes associated with the functional life of the workers, which is regulated by the Plan of Carrer and Technical and Administrative Positions in Education (PCCTAE). Mechanisms and suggested to enable the identification, collection, organization and dissemination of information related to workers competence and / or knowledge.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGUniversidade Federal de Minas GeraisGestão do conhecimentoAdministração de pessoalDesempenhoMapeamento de competênciasUniversidade Federal de Minas GeraisGestão do conhecimentoGestão de pessoasProposta de metodologia para mapeamento de competências do corpo técnico-administrativo de uma instituição federal de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALernandes_r_norberto_tcc.pdfapplication/pdf893087https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98BUJV/1/ernandes_r_norberto_tcc.pdfaa392d3e6f4a85967c443cb925a134b6MD51TEXTernandes_r_norberto_tcc.pdf.txternandes_r_norberto_tcc.pdf.txtExtracted texttext/plain74356https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98BUJV/2/ernandes_r_norberto_tcc.pdf.txt197082ab6da6b64c6292740f8a8a98f1MD521843/BUOS-98BUJV2019-11-14 10:57:10.701oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-98BUJVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:57:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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