Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8GMT |
Resumo: | Esta pesquisa está inserida tanto entre os estudos sobre o uso de analogias na Educação em Ciências, quanto entre aquelesque investigam as interações entre professores e estudantes como eventos multimodais, sob a orientação da Semiótica Social. O problema que nos orientou foi: quais são as relações entre as características das analogias construídas por um professor de Química experiente e os recursos expressivospor ele utilizados?Em acordo com a Teoria do Mapeamento Estrutural das analogias, de Dedre Gentner, bem como com a Multiconstraint theory de Keith Holyoak e Paul Thagard, nós concebemos as analogias como comparações relacionais, ou seja, como um tipo de comparação cujo foco é o estabelecimento de correspondências entre as relações presentes em um domínio base, ou familiar, que é utilizado como fonte de conhecimentos, e aquelas existentes em um domínio desconhecido ou pouco familiar, que se apresenta como alvo de um processo de compreensão. Em acordo com a Semiótica Social nós presumimos que a construção de analogias nas salas de aula de Ciências envolveria a orquestração de múltiplos modos de comunicação. Os dados que constituem o corpus da pesquisa foram gerados a partir de gravações em áudio e vídeo de aulas ocorridas em uma instituição privada de ensino superior em Belo Horizonte, durante o primeiro semestre letivo do ano de 2014. Nossa análise evidenciou: (i) a complexidade das relações estabelecidas no interior das analogias e a forma como elas são preparadas a partir de comparações menos complexas; (ii) o potencial do mapeamento estrutural de comparações como ferramenta para a análise do uso desse recurso discursivo como uma mediação no ensino de Química; (iii) a importância da orquestração de múltiplos modos de comunicação como um aspecto central dos processos de estabelecimento de correspondências que constituem as analogias.Em síntese, nossa unidade de análise nos permitiu compreender a articulação entre aspectos estruturais e expressivos do processo de construção de analogias em sala de aula. |
id |
UFMG_0b3c16b403d860819d2071d77c4e43da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR8GMT |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Helder de Figueiredo e PaulaAlexandre da Silva Ferry2019-08-10T23:27:44Z2019-08-10T23:27:44Z2016-06-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8GMTEsta pesquisa está inserida tanto entre os estudos sobre o uso de analogias na Educação em Ciências, quanto entre aquelesque investigam as interações entre professores e estudantes como eventos multimodais, sob a orientação da Semiótica Social. O problema que nos orientou foi: quais são as relações entre as características das analogias construídas por um professor de Química experiente e os recursos expressivospor ele utilizados?Em acordo com a Teoria do Mapeamento Estrutural das analogias, de Dedre Gentner, bem como com a Multiconstraint theory de Keith Holyoak e Paul Thagard, nós concebemos as analogias como comparações relacionais, ou seja, como um tipo de comparação cujo foco é o estabelecimento de correspondências entre as relações presentes em um domínio base, ou familiar, que é utilizado como fonte de conhecimentos, e aquelas existentes em um domínio desconhecido ou pouco familiar, que se apresenta como alvo de um processo de compreensão. Em acordo com a Semiótica Social nós presumimos que a construção de analogias nas salas de aula de Ciências envolveria a orquestração de múltiplos modos de comunicação. Os dados que constituem o corpus da pesquisa foram gerados a partir de gravações em áudio e vídeo de aulas ocorridas em uma instituição privada de ensino superior em Belo Horizonte, durante o primeiro semestre letivo do ano de 2014. Nossa análise evidenciou: (i) a complexidade das relações estabelecidas no interior das analogias e a forma como elas são preparadas a partir de comparações menos complexas; (ii) o potencial do mapeamento estrutural de comparações como ferramenta para a análise do uso desse recurso discursivo como uma mediação no ensino de Química; (iii) a importância da orquestração de múltiplos modos de comunicação como um aspecto central dos processos de estabelecimento de correspondências que constituem as analogias.Em síntese, nossa unidade de análise nos permitiu compreender a articulação entre aspectos estruturais e expressivos do processo de construção de analogias em sala de aula.This research is among studies about the use of analogies in Science Education and also among those investigating the interactions between teachers and students as multimodal events, under the guidance of Social Semiotics. Our research problem was: what are the relations between the characteristics of the analogies built by a seasoned Chemistry teacher and the expressive resources used by him? According to Dedre Gentners Structure-Mapping Theory of Analogies, as well as the Keith Holyoack's and Paul Thagards Multiconstraint theory, we conceive analogies as relational comparisons, that is, a kind of comparison in which the focus is the establishment of correspondences between the relations in a base domain (or a familiar domain) used as a source of knowledge, and those existent in a unknown domain, or a less familiar one, that is the target of a comprehension process. According to Social Semiotics we presume that the construction of analogies in Science classrooms involves the orchestration of multiple modes of communication. We generated our data from audio and video recordings of Chemistry Classes. These classes occurred in a private institution of higher education in Belo Horizonte city, during the first semester of 2014. Our analysis showed: (i) the complexity of the established relations inside analogies and the way they are prepared from less complex comparisons; (ii) the potential of structural mapping of the comparisons as a tool for understanding this discursive resource as a mediator for Chemistry teaching; (iii) the importance of the orchestration of multiple modes of communication as a central aspect of the establishment of correspondences that compounds analogies. In summary, our unit of analysis allowed us to understand the articulation between structural and expressive aspects of the construction proccess of analogies in a classroom.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeoria do conhecimentoQuimica Estudo e ensinoEducaçãoAnalogia (Lógica)SemióticaProfessores de quimicaEnsino de químicaMultimodalidadeAnalogiasAnálise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvers_o_final___tese___alexandre_ferry.pdfapplication/pdf4404065https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8GMT/1/vers_o_final___tese___alexandre_ferry.pdfb2455f23b391999386db65e31b42fe03MD51TEXTvers_o_final___tese___alexandre_ferry.pdf.txtvers_o_final___tese___alexandre_ferry.pdf.txtExtracted texttext/plain467800https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8GMT/2/vers_o_final___tese___alexandre_ferry.pdf.txta4cb27643face90da2d65e79fdd47c4cMD521843/BUOS-AR8GMT2019-11-14 10:08:55.15oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR8GMTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:08:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química |
title |
Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química |
spellingShingle |
Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química Alexandre da Silva Ferry Ensino de química Multimodalidade Analogias Teoria do conhecimento Quimica Estudo e ensino Educação Analogia (Lógica) Semiótica Professores de quimica |
title_short |
Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química |
title_full |
Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química |
title_fullStr |
Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química |
title_full_unstemmed |
Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química |
title_sort |
Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química |
author |
Alexandre da Silva Ferry |
author_facet |
Alexandre da Silva Ferry |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Helder de Figueiredo e Paula |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre da Silva Ferry |
contributor_str_mv |
Helder de Figueiredo e Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Multimodalidade Analogias |
topic |
Ensino de química Multimodalidade Analogias Teoria do conhecimento Quimica Estudo e ensino Educação Analogia (Lógica) Semiótica Professores de quimica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Teoria do conhecimento Quimica Estudo e ensino Educação Analogia (Lógica) Semiótica Professores de quimica |
description |
Esta pesquisa está inserida tanto entre os estudos sobre o uso de analogias na Educação em Ciências, quanto entre aquelesque investigam as interações entre professores e estudantes como eventos multimodais, sob a orientação da Semiótica Social. O problema que nos orientou foi: quais são as relações entre as características das analogias construídas por um professor de Química experiente e os recursos expressivospor ele utilizados?Em acordo com a Teoria do Mapeamento Estrutural das analogias, de Dedre Gentner, bem como com a Multiconstraint theory de Keith Holyoak e Paul Thagard, nós concebemos as analogias como comparações relacionais, ou seja, como um tipo de comparação cujo foco é o estabelecimento de correspondências entre as relações presentes em um domínio base, ou familiar, que é utilizado como fonte de conhecimentos, e aquelas existentes em um domínio desconhecido ou pouco familiar, que se apresenta como alvo de um processo de compreensão. Em acordo com a Semiótica Social nós presumimos que a construção de analogias nas salas de aula de Ciências envolveria a orquestração de múltiplos modos de comunicação. Os dados que constituem o corpus da pesquisa foram gerados a partir de gravações em áudio e vídeo de aulas ocorridas em uma instituição privada de ensino superior em Belo Horizonte, durante o primeiro semestre letivo do ano de 2014. Nossa análise evidenciou: (i) a complexidade das relações estabelecidas no interior das analogias e a forma como elas são preparadas a partir de comparações menos complexas; (ii) o potencial do mapeamento estrutural de comparações como ferramenta para a análise do uso desse recurso discursivo como uma mediação no ensino de Química; (iii) a importância da orquestração de múltiplos modos de comunicação como um aspecto central dos processos de estabelecimento de correspondências que constituem as analogias.Em síntese, nossa unidade de análise nos permitiu compreender a articulação entre aspectos estruturais e expressivos do processo de construção de analogias em sala de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T23:27:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T23:27:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8GMT |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8GMT |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8GMT/1/vers_o_final___tese___alexandre_ferry.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8GMT/2/vers_o_final___tese___alexandre_ferry.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2455f23b391999386db65e31b42fe03 a4cb27643face90da2d65e79fdd47c4c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589329246748672 |