Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre da Silva Ferry
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8GMT
Resumo: Esta pesquisa está inserida tanto entre os estudos sobre o uso de analogias na Educação em Ciências, quanto entre aquelesque investigam as interações entre professores e estudantes como eventos multimodais, sob a orientação da Semiótica Social. O problema que nos orientou foi: quais são as relações entre as características das analogias construídas por um professor de Química experiente e os recursos expressivospor ele utilizados?Em acordo com a Teoria do Mapeamento Estrutural das analogias, de Dedre Gentner, bem como com a Multiconstraint theory de Keith Holyoak e Paul Thagard, nós concebemos as analogias como comparações relacionais, ou seja, como um tipo de comparação cujo foco é o estabelecimento de correspondências entre as relações presentes em um domínio base, ou familiar, que é utilizado como fonte de conhecimentos, e aquelas existentes em um domínio desconhecido ou pouco familiar, que se apresenta como alvo de um processo de compreensão. Em acordo com a Semiótica Social nós presumimos que a construção de analogias nas salas de aula de Ciências envolveria a orquestração de múltiplos modos de comunicação. Os dados que constituem o corpus da pesquisa foram gerados a partir de gravações em áudio e vídeo de aulas ocorridas em uma instituição privada de ensino superior em Belo Horizonte, durante o primeiro semestre letivo do ano de 2014. Nossa análise evidenciou: (i) a complexidade das relações estabelecidas no interior das analogias e a forma como elas são preparadas a partir de comparações menos complexas; (ii) o potencial do mapeamento estrutural de comparações como ferramenta para a análise do uso desse recurso discursivo como uma mediação no ensino de Química; (iii) a importância da orquestração de múltiplos modos de comunicação como um aspecto central dos processos de estabelecimento de correspondências que constituem as analogias.Em síntese, nossa unidade de análise nos permitiu compreender a articulação entre aspectos estruturais e expressivos do processo de construção de analogias em sala de aula.
id UFMG_0b3c16b403d860819d2071d77c4e43da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR8GMT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Helder de Figueiredo e PaulaAlexandre da Silva Ferry2019-08-10T23:27:44Z2019-08-10T23:27:44Z2016-06-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8GMTEsta pesquisa está inserida tanto entre os estudos sobre o uso de analogias na Educação em Ciências, quanto entre aquelesque investigam as interações entre professores e estudantes como eventos multimodais, sob a orientação da Semiótica Social. O problema que nos orientou foi: quais são as relações entre as características das analogias construídas por um professor de Química experiente e os recursos expressivospor ele utilizados?Em acordo com a Teoria do Mapeamento Estrutural das analogias, de Dedre Gentner, bem como com a Multiconstraint theory de Keith Holyoak e Paul Thagard, nós concebemos as analogias como comparações relacionais, ou seja, como um tipo de comparação cujo foco é o estabelecimento de correspondências entre as relações presentes em um domínio base, ou familiar, que é utilizado como fonte de conhecimentos, e aquelas existentes em um domínio desconhecido ou pouco familiar, que se apresenta como alvo de um processo de compreensão. Em acordo com a Semiótica Social nós presumimos que a construção de analogias nas salas de aula de Ciências envolveria a orquestração de múltiplos modos de comunicação. Os dados que constituem o corpus da pesquisa foram gerados a partir de gravações em áudio e vídeo de aulas ocorridas em uma instituição privada de ensino superior em Belo Horizonte, durante o primeiro semestre letivo do ano de 2014. Nossa análise evidenciou: (i) a complexidade das relações estabelecidas no interior das analogias e a forma como elas são preparadas a partir de comparações menos complexas; (ii) o potencial do mapeamento estrutural de comparações como ferramenta para a análise do uso desse recurso discursivo como uma mediação no ensino de Química; (iii) a importância da orquestração de múltiplos modos de comunicação como um aspecto central dos processos de estabelecimento de correspondências que constituem as analogias.Em síntese, nossa unidade de análise nos permitiu compreender a articulação entre aspectos estruturais e expressivos do processo de construção de analogias em sala de aula.This research is among studies about the use of analogies in Science Education and also among those investigating the interactions between teachers and students as multimodal events, under the guidance of Social Semiotics. Our research problem was: what are the relations between the characteristics of the analogies built by a seasoned Chemistry teacher and the expressive resources used by him? According to Dedre Gentners Structure-Mapping Theory of Analogies, as well as the Keith Holyoack's and Paul Thagards Multiconstraint theory, we conceive analogies as relational comparisons, that is, a kind of comparison in which the focus is the establishment of correspondences between the relations in a base domain (or a familiar domain) used as a source of knowledge, and those existent in a unknown domain, or a less familiar one, that is the target of a comprehension process. According to Social Semiotics we presume that the construction of analogies in Science classrooms involves the orchestration of multiple modes of communication. We generated our data from audio and video recordings of Chemistry Classes. These classes occurred in a private institution of higher education in Belo Horizonte city, during the first semester of 2014. Our analysis showed: (i) the complexity of the established relations inside analogies and the way they are prepared from less complex comparisons; (ii) the potential of structural mapping of the comparisons as a tool for understanding this discursive resource as a mediator for Chemistry teaching; (iii) the importance of the orchestration of multiple modes of communication as a central aspect of the establishment of correspondences that compounds analogies. In summary, our unit of analysis allowed us to understand the articulation between structural and expressive aspects of the construction proccess of analogies in a classroom.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeoria do conhecimentoQuimica Estudo e ensinoEducaçãoAnalogia (Lógica)SemióticaProfessores de quimicaEnsino de químicaMultimodalidadeAnalogiasAnálise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvers_o_final___tese___alexandre_ferry.pdfapplication/pdf4404065https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8GMT/1/vers_o_final___tese___alexandre_ferry.pdfb2455f23b391999386db65e31b42fe03MD51TEXTvers_o_final___tese___alexandre_ferry.pdf.txtvers_o_final___tese___alexandre_ferry.pdf.txtExtracted texttext/plain467800https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8GMT/2/vers_o_final___tese___alexandre_ferry.pdf.txta4cb27643face90da2d65e79fdd47c4cMD521843/BUOS-AR8GMT2019-11-14 10:08:55.15oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR8GMTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:08:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química
title Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química
spellingShingle Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química
Alexandre da Silva Ferry
Ensino de química
Multimodalidade
Analogias
Teoria do conhecimento
Quimica Estudo e ensino
Educação
Analogia (Lógica)
Semiótica
Professores de quimica
title_short Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química
title_full Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química
title_fullStr Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química
title_full_unstemmed Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química
title_sort Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de química
author Alexandre da Silva Ferry
author_facet Alexandre da Silva Ferry
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Helder de Figueiredo e Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre da Silva Ferry
contributor_str_mv Helder de Figueiredo e Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Multimodalidade
Analogias
topic Ensino de química
Multimodalidade
Analogias
Teoria do conhecimento
Quimica Estudo e ensino
Educação
Analogia (Lógica)
Semiótica
Professores de quimica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teoria do conhecimento
Quimica Estudo e ensino
Educação
Analogia (Lógica)
Semiótica
Professores de quimica
description Esta pesquisa está inserida tanto entre os estudos sobre o uso de analogias na Educação em Ciências, quanto entre aquelesque investigam as interações entre professores e estudantes como eventos multimodais, sob a orientação da Semiótica Social. O problema que nos orientou foi: quais são as relações entre as características das analogias construídas por um professor de Química experiente e os recursos expressivospor ele utilizados?Em acordo com a Teoria do Mapeamento Estrutural das analogias, de Dedre Gentner, bem como com a Multiconstraint theory de Keith Holyoak e Paul Thagard, nós concebemos as analogias como comparações relacionais, ou seja, como um tipo de comparação cujo foco é o estabelecimento de correspondências entre as relações presentes em um domínio base, ou familiar, que é utilizado como fonte de conhecimentos, e aquelas existentes em um domínio desconhecido ou pouco familiar, que se apresenta como alvo de um processo de compreensão. Em acordo com a Semiótica Social nós presumimos que a construção de analogias nas salas de aula de Ciências envolveria a orquestração de múltiplos modos de comunicação. Os dados que constituem o corpus da pesquisa foram gerados a partir de gravações em áudio e vídeo de aulas ocorridas em uma instituição privada de ensino superior em Belo Horizonte, durante o primeiro semestre letivo do ano de 2014. Nossa análise evidenciou: (i) a complexidade das relações estabelecidas no interior das analogias e a forma como elas são preparadas a partir de comparações menos complexas; (ii) o potencial do mapeamento estrutural de comparações como ferramenta para a análise do uso desse recurso discursivo como uma mediação no ensino de Química; (iii) a importância da orquestração de múltiplos modos de comunicação como um aspecto central dos processos de estabelecimento de correspondências que constituem as analogias.Em síntese, nossa unidade de análise nos permitiu compreender a articulação entre aspectos estruturais e expressivos do processo de construção de analogias em sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T23:27:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T23:27:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8GMT
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8GMT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8GMT/1/vers_o_final___tese___alexandre_ferry.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8GMT/2/vers_o_final___tese___alexandre_ferry.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b2455f23b391999386db65e31b42fe03
a4cb27643face90da2d65e79fdd47c4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589329246748672