O uso de analogias no ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK4Y |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a importância do uso de analogias no ensino de Ciências e conscientizar professores de Ciências e outros profissionais da educação da importância que deve ser dada ao tema. Nos últimos anos tem sido considerável o aumento do interesse de pesquisadores de educação pelo assunto uso de analogias. Isso pode ser explicado pelo fato de que elas aproximam um domínio menos familiar de um domínio mais familiar e mais acessível ao mundo do aluno, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Porém, o uso indiscriminado das analogias pode funcionar como um obstáculo à apropriação do conhecimento pelo aluno e, portanto, é importante que ele seja feito de forma consciente. Assim, é necessário que o professor possua um conhecimento didático para mediar e reconhecer as potencialidades e limitações desse recurso. O texto apresenta como as analogias têm sido classificadas por alguns autores, vantagens e desvantagens do seu uso, modelos de ensino com analogias e o uso de analogias em livros didáticos. Além disso, traz uma breve discussão sobre aspectos fundamentais a serem observados para o uso de analogias e algumas propostas para futuras pesquisas que complementarão e enriquecerão o estudo do tema. |
id |
UFMG_dc5adf69bd7bc72fad968d969603e5d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUK4Y |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Francisco Angelo CoutinhoAdriana de Morais Silva2019-08-10T21:44:13Z2019-08-10T21:44:13Z2007-07-31http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK4YEsse trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a importância do uso de analogias no ensino de Ciências e conscientizar professores de Ciências e outros profissionais da educação da importância que deve ser dada ao tema. Nos últimos anos tem sido considerável o aumento do interesse de pesquisadores de educação pelo assunto uso de analogias. Isso pode ser explicado pelo fato de que elas aproximam um domínio menos familiar de um domínio mais familiar e mais acessível ao mundo do aluno, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Porém, o uso indiscriminado das analogias pode funcionar como um obstáculo à apropriação do conhecimento pelo aluno e, portanto, é importante que ele seja feito de forma consciente. Assim, é necessário que o professor possua um conhecimento didático para mediar e reconhecer as potencialidades e limitações desse recurso. O texto apresenta como as analogias têm sido classificadas por alguns autores, vantagens e desvantagens do seu uso, modelos de ensino com analogias e o uso de analogias em livros didáticos. Além disso, traz uma breve discussão sobre aspectos fundamentais a serem observados para o uso de analogias e algumas propostas para futuras pesquisas que complementarão e enriquecerão o estudo do tema.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAnalogia (Lógica)Ciência Estudo e ensinoEnsinoCiênciasAnalogiaO uso de analogias no ensino de Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_adriana_de_morais_enci.pdfapplication/pdf118567https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK4Y/1/monografia_adriana_de_morais_enci.pdfb15d610393a3c441a98ca7901c7fb9ccMD51TEXTmonografia_adriana_de_morais_enci.pdf.txtmonografia_adriana_de_morais_enci.pdf.txtExtracted texttext/plain66109https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK4Y/2/monografia_adriana_de_morais_enci.pdf.txtd35c0f212c3ece70aa803a054bad65feMD521843/BUBD-9AUK4Y2019-11-14 08:34:40.335oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUK4YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:34:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de analogias no ensino de Ciências |
title |
O uso de analogias no ensino de Ciências |
spellingShingle |
O uso de analogias no ensino de Ciências Adriana de Morais Silva Ensino Ciências Analogia Educação Analogia (Lógica) Ciência Estudo e ensino |
title_short |
O uso de analogias no ensino de Ciências |
title_full |
O uso de analogias no ensino de Ciências |
title_fullStr |
O uso de analogias no ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
O uso de analogias no ensino de Ciências |
title_sort |
O uso de analogias no ensino de Ciências |
author |
Adriana de Morais Silva |
author_facet |
Adriana de Morais Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Francisco Angelo Coutinho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adriana de Morais Silva |
contributor_str_mv |
Francisco Angelo Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Ciências Analogia |
topic |
Ensino Ciências Analogia Educação Analogia (Lógica) Ciência Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Analogia (Lógica) Ciência Estudo e ensino |
description |
Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a importância do uso de analogias no ensino de Ciências e conscientizar professores de Ciências e outros profissionais da educação da importância que deve ser dada ao tema. Nos últimos anos tem sido considerável o aumento do interesse de pesquisadores de educação pelo assunto uso de analogias. Isso pode ser explicado pelo fato de que elas aproximam um domínio menos familiar de um domínio mais familiar e mais acessível ao mundo do aluno, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Porém, o uso indiscriminado das analogias pode funcionar como um obstáculo à apropriação do conhecimento pelo aluno e, portanto, é importante que ele seja feito de forma consciente. Assim, é necessário que o professor possua um conhecimento didático para mediar e reconhecer as potencialidades e limitações desse recurso. O texto apresenta como as analogias têm sido classificadas por alguns autores, vantagens e desvantagens do seu uso, modelos de ensino com analogias e o uso de analogias em livros didáticos. Além disso, traz uma breve discussão sobre aspectos fundamentais a serem observados para o uso de analogias e algumas propostas para futuras pesquisas que complementarão e enriquecerão o estudo do tema. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-07-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T21:44:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T21:44:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK4Y |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK4Y |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK4Y/1/monografia_adriana_de_morais_enci.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK4Y/2/monografia_adriana_de_morais_enci.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b15d610393a3c441a98ca7901c7fb9cc d35c0f212c3ece70aa803a054bad65fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589384704884736 |