A não discursividade da arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rachel Cecília de Oliveira Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.5427
http://hdl.handle.net/1843/38107
https://orcid.org/0000-0001-6497-6465
Resumo: O artigo analisa a argumentação flusseriana dos meios técnicos que organizam o modo de pensar de cada sociedade, dando foco para a última transição de media: a transição do texto para a imagem técnica. O objetivo é mostrar como o filósofo compreende essa modificação e quais são suas consequências, utilizando como pano de fundo sua ontologia, a qual pressupõe a arte como origem do mundo, ou melhor, dos mundos, de suas várias versões. Para exemplificar sua teoria, são analisadas quatro obras da artista Mira Schendel.
id UFMG_0bd66163d35cd0eceaba31f631dd4cbc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/38107
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2021-09-20T23:06:32Z2021-09-20T23:06:32Z2016193254265https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.542721758889http://hdl.handle.net/1843/38107https://orcid.org/0000-0001-6497-6465O artigo analisa a argumentação flusseriana dos meios técnicos que organizam o modo de pensar de cada sociedade, dando foco para a última transição de media: a transição do texto para a imagem técnica. O objetivo é mostrar como o filósofo compreende essa modificação e quais são suas consequências, utilizando como pano de fundo sua ontologia, a qual pressupõe a arte como origem do mundo, ou melhor, dos mundos, de suas várias versões. Para exemplificar sua teoria, são analisadas quatro obras da artista Mira Schendel.The article analyzes Flusser’s argument of technical media organizing the way of thinking in each society, giving focus to the last mediatransition: from text to technical image. The goal is to show how he understands this change and what are its consequences, using as backgroundhis ontology, which presupposes art as origin of the world, or rather worlds, in its various versions. To illustrate his theory, I analyze four artworks from Mira Schendel.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICASRevista ECO-PósFlusser, Vilém, 1920-1991Schendel, Mira, 1919-1988Arte e filosofiaArte moderna - Séc. XXArtePoiesisMira SchendelA não discursividade da arte contemporâneaThe non-discursivity of contemporary artinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/5427Rachel Cecília de Oliveira Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALA não discursividade da arte contemporânea.pdfA não discursividade da arte contemporânea.pdfapplication/pdf319658https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38107/1/A%20n%c3%a3o%20discursividade%20da%20arte%20contempor%c3%a2nea.pdf69c4493f0f40afd4556f3cb9234ae87aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38107/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/381072021-09-20 20:06:32.501oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-09-20T23:06:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A não discursividade da arte contemporânea
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The non-discursivity of contemporary art
title A não discursividade da arte contemporânea
spellingShingle A não discursividade da arte contemporânea
Rachel Cecília de Oliveira Costa
Arte
Poiesis
Mira Schendel
Flusser, Vilém, 1920-1991
Schendel, Mira, 1919-1988
Arte e filosofia
Arte moderna - Séc. XX
title_short A não discursividade da arte contemporânea
title_full A não discursividade da arte contemporânea
title_fullStr A não discursividade da arte contemporânea
title_full_unstemmed A não discursividade da arte contemporânea
title_sort A não discursividade da arte contemporânea
author Rachel Cecília de Oliveira Costa
author_facet Rachel Cecília de Oliveira Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rachel Cecília de Oliveira Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Poiesis
Mira Schendel
topic Arte
Poiesis
Mira Schendel
Flusser, Vilém, 1920-1991
Schendel, Mira, 1919-1988
Arte e filosofia
Arte moderna - Séc. XX
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Flusser, Vilém, 1920-1991
Schendel, Mira, 1919-1988
Arte e filosofia
Arte moderna - Séc. XX
description O artigo analisa a argumentação flusseriana dos meios técnicos que organizam o modo de pensar de cada sociedade, dando foco para a última transição de media: a transição do texto para a imagem técnica. O objetivo é mostrar como o filósofo compreende essa modificação e quais são suas consequências, utilizando como pano de fundo sua ontologia, a qual pressupõe a arte como origem do mundo, ou melhor, dos mundos, de suas várias versões. Para exemplificar sua teoria, são analisadas quatro obras da artista Mira Schendel.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-20T23:06:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-20T23:06:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/38107
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.5427
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 21758889
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6497-6465
url https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.5427
http://hdl.handle.net/1843/38107
https://orcid.org/0000-0001-6497-6465
identifier_str_mv 21758889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista ECO-Pós
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38107/1/A%20n%c3%a3o%20discursividade%20da%20arte%20contempor%c3%a2nea.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38107/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 69c4493f0f40afd4556f3cb9234ae87a
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589402761363456