A não discursividade da arte contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.5427 http://hdl.handle.net/1843/38107 https://orcid.org/0000-0001-6497-6465 |
Resumo: | O artigo analisa a argumentação flusseriana dos meios técnicos que organizam o modo de pensar de cada sociedade, dando foco para a última transição de media: a transição do texto para a imagem técnica. O objetivo é mostrar como o filósofo compreende essa modificação e quais são suas consequências, utilizando como pano de fundo sua ontologia, a qual pressupõe a arte como origem do mundo, ou melhor, dos mundos, de suas várias versões. Para exemplificar sua teoria, são analisadas quatro obras da artista Mira Schendel. |
id |
UFMG_0bd66163d35cd0eceaba31f631dd4cbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/38107 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-09-20T23:06:32Z2021-09-20T23:06:32Z2016193254265https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.542721758889http://hdl.handle.net/1843/38107https://orcid.org/0000-0001-6497-6465O artigo analisa a argumentação flusseriana dos meios técnicos que organizam o modo de pensar de cada sociedade, dando foco para a última transição de media: a transição do texto para a imagem técnica. O objetivo é mostrar como o filósofo compreende essa modificação e quais são suas consequências, utilizando como pano de fundo sua ontologia, a qual pressupõe a arte como origem do mundo, ou melhor, dos mundos, de suas várias versões. Para exemplificar sua teoria, são analisadas quatro obras da artista Mira Schendel.The article analyzes Flusser’s argument of technical media organizing the way of thinking in each society, giving focus to the last mediatransition: from text to technical image. The goal is to show how he understands this change and what are its consequences, using as backgroundhis ontology, which presupposes art as origin of the world, or rather worlds, in its various versions. To illustrate his theory, I analyze four artworks from Mira Schendel.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICASRevista ECO-PósFlusser, Vilém, 1920-1991Schendel, Mira, 1919-1988Arte e filosofiaArte moderna - Séc. XXArtePoiesisMira SchendelA não discursividade da arte contemporâneaThe non-discursivity of contemporary artinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/5427Rachel Cecília de Oliveira Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALA não discursividade da arte contemporânea.pdfA não discursividade da arte contemporânea.pdfapplication/pdf319658https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38107/1/A%20n%c3%a3o%20discursividade%20da%20arte%20contempor%c3%a2nea.pdf69c4493f0f40afd4556f3cb9234ae87aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38107/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/381072021-09-20 20:06:32.501oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-09-20T23:06:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A não discursividade da arte contemporânea |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The non-discursivity of contemporary art |
title |
A não discursividade da arte contemporânea |
spellingShingle |
A não discursividade da arte contemporânea Rachel Cecília de Oliveira Costa Arte Poiesis Mira Schendel Flusser, Vilém, 1920-1991 Schendel, Mira, 1919-1988 Arte e filosofia Arte moderna - Séc. XX |
title_short |
A não discursividade da arte contemporânea |
title_full |
A não discursividade da arte contemporânea |
title_fullStr |
A não discursividade da arte contemporânea |
title_full_unstemmed |
A não discursividade da arte contemporânea |
title_sort |
A não discursividade da arte contemporânea |
author |
Rachel Cecília de Oliveira Costa |
author_facet |
Rachel Cecília de Oliveira Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rachel Cecília de Oliveira Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Poiesis Mira Schendel |
topic |
Arte Poiesis Mira Schendel Flusser, Vilém, 1920-1991 Schendel, Mira, 1919-1988 Arte e filosofia Arte moderna - Séc. XX |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Flusser, Vilém, 1920-1991 Schendel, Mira, 1919-1988 Arte e filosofia Arte moderna - Séc. XX |
description |
O artigo analisa a argumentação flusseriana dos meios técnicos que organizam o modo de pensar de cada sociedade, dando foco para a última transição de media: a transição do texto para a imagem técnica. O objetivo é mostrar como o filósofo compreende essa modificação e quais são suas consequências, utilizando como pano de fundo sua ontologia, a qual pressupõe a arte como origem do mundo, ou melhor, dos mundos, de suas várias versões. Para exemplificar sua teoria, são analisadas quatro obras da artista Mira Schendel. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-20T23:06:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-20T23:06:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/38107 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.5427 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
21758889 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6497-6465 |
url |
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.5427 http://hdl.handle.net/1843/38107 https://orcid.org/0000-0001-6497-6465 |
identifier_str_mv |
21758889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista ECO-Pós |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38107/1/A%20n%c3%a3o%20discursividade%20da%20arte%20contempor%c3%a2nea.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38107/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
69c4493f0f40afd4556f3cb9234ae87a cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589402761363456 |