Limiar: entre a transparência e a opacidade nas monotipias de Mira Schendel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luisa de Godoy Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B52U2V
Resumo: Mira Schendel (1919-1988), artista suíça radicada no Brasil produziu na década de 1960 cerca de 2000 monotipias, estampas feitas de superfície entintada com possibilidade de apenas uma impressão. A proposta desta pesquisa é, portanto, o estudo do limiar entre a transparência e a opacidade nas monotipias de Mira Schendel de forma a ampliar a compreensão da poesia no trabalho desenvolvido pela artista. Para tanto, apresentamos como principais operadores teóricos da pesquisa: Vilém Flusser, no conceito da transparência; Louis Marin (1931-1992) e Philippe Junod (1938-), 1980-) tanto para a transparência quanto para a opacidade; e, finalmente, Jeanne Marie Gagnebin (Suíça, 1949-), para a noção de limiar. Dessa maneira, buscou-se vislumbrar o limiar entre a transparência e a opacidade, o qual será percebido como recurso poético empregado por Mira Schendel em sua série de monotipias, à qual a artista se dedicou por cerca de uma década. Para além de representativa na arte brasileira, o trabalho de Mira, a exemplo da análise flusseriana, permitem entrever conceitos como a transparência e a opacidade, com possibilidade de ver além, inquietar-se com seu limiar.
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