A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ged Guimarães
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31904
Resumo: Nesta tese o espetáculo não é tão somente o que se passa no teatro ou nas festas. É a vida social que é estudada como espetáculo na abordagem de Rousseau que, referindo-se ao homem construído historicamente,particularmente no Segundo Discurso e no Emilio, afirma que as palavras máscaras, constrangimento, embaraço, prisão, horror, espetáculo, formam o quadro da vida social, sem o qual a vida cairia no horror". Paradoxo: As máscaras são necessárias. No entanto, o paradoxo se desfaz quando se acrescenta: são necessárias para se viver na sociedade do espetáculo. Para essa sociedade, Rousseau não apresenta remendos ou vernizes para o brilho. Ele quer a sua expiação, única saída, o que o faz, por assim dizer,ficar à esquerda da enciclopédia. Para formar outro homem e por decorrência outra sociedade, Rousseau estabelece como critério o estado de natureza. Torna-se o seu historiador e procura o marco inicial quando o homem teria perdido a inocência original e trilhado o caminho que o levou ao embaraço e constrangimento da atual sociedade. O Emilio, também seu hipotético aluno, deverá ser educado como manda a natureza e, após fortalecido, deverá entrar vida social, quando poderá perceber a grandiosa tarefa: a recusa da sociedade de espetáculo. Rousseau parece nos dizer:após lerem os meus textos, não se desanimem ante ao grande trabalho que tens pela frente, porque vocês têm agora uma companhia para não se sentirem solitários.
id UFMG_0bd8bc5d4f0d860aff630f5d8b55e17e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/31904
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cynthia Greive Veigahttp://lattes.cnpq.br/5700231363310293http://lattes.cnpq.br/0095963058716874Ged Guimarães2020-01-15T21:58:09Z2020-01-15T21:58:09Z2004-03-05http://hdl.handle.net/1843/31904Nesta tese o espetáculo não é tão somente o que se passa no teatro ou nas festas. É a vida social que é estudada como espetáculo na abordagem de Rousseau que, referindo-se ao homem construído historicamente,particularmente no Segundo Discurso e no Emilio, afirma que as palavras máscaras, constrangimento, embaraço, prisão, horror, espetáculo, formam o quadro da vida social, sem o qual a vida cairia no horror". Paradoxo: As máscaras são necessárias. No entanto, o paradoxo se desfaz quando se acrescenta: são necessárias para se viver na sociedade do espetáculo. Para essa sociedade, Rousseau não apresenta remendos ou vernizes para o brilho. Ele quer a sua expiação, única saída, o que o faz, por assim dizer,ficar à esquerda da enciclopédia. Para formar outro homem e por decorrência outra sociedade, Rousseau estabelece como critério o estado de natureza. Torna-se o seu historiador e procura o marco inicial quando o homem teria perdido a inocência original e trilhado o caminho que o levou ao embaraço e constrangimento da atual sociedade. O Emilio, também seu hipotético aluno, deverá ser educado como manda a natureza e, após fortalecido, deverá entrar vida social, quando poderá perceber a grandiosa tarefa: a recusa da sociedade de espetáculo. Rousseau parece nos dizer:após lerem os meus textos, não se desanimem ante ao grande trabalho que tens pela frente, porque vocês têm agora uma companhia para não se sentirem solitários.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoCondutaRousseau, Jean JacquesFormaçãoAutonomiaEspetáculoSociedadeA recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALGED GUIMARÃES - FAE-UFMG Tese Educação.pdfGED GUIMARÃES - FAE-UFMG Tese Educação.pdfapplication/pdf15380970https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31904/1/GED%20GUIMAR%c3%83ES%20-%20FAE-UFMG%20Tese%20Educa%c3%a7%c3%a3o.pdfe8d06ac3fdfe807e2fa62e0b276f329bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31904/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31904/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD53TEXTGED GUIMARÃES - FAE-UFMG Tese Educação.pdf.txtGED GUIMARÃES - FAE-UFMG Tese Educação.pdf.txtExtracted texttext/plain1369https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31904/4/GED%20GUIMAR%c3%83ES%20-%20FAE-UFMG%20Tese%20Educa%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt8c616f577dc9594e13ab1f4fbefa5f45MD541843/319042020-01-16 03:31:15.62oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-16T06:31:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau
title A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau
spellingShingle A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau
Ged Guimarães
Formação
Autonomia
Espetáculo
Sociedade
Educação
Conduta
Rousseau, Jean Jacques
title_short A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau
title_full A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau
title_fullStr A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau
title_full_unstemmed A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau
title_sort A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau
author Ged Guimarães
author_facet Ged Guimarães
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cynthia Greive Veiga
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5700231363310293
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0095963058716874
dc.contributor.author.fl_str_mv Ged Guimarães
contributor_str_mv Cynthia Greive Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Autonomia
Espetáculo
Sociedade
topic Formação
Autonomia
Espetáculo
Sociedade
Educação
Conduta
Rousseau, Jean Jacques
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Conduta
Rousseau, Jean Jacques
description Nesta tese o espetáculo não é tão somente o que se passa no teatro ou nas festas. É a vida social que é estudada como espetáculo na abordagem de Rousseau que, referindo-se ao homem construído historicamente,particularmente no Segundo Discurso e no Emilio, afirma que as palavras máscaras, constrangimento, embaraço, prisão, horror, espetáculo, formam o quadro da vida social, sem o qual a vida cairia no horror". Paradoxo: As máscaras são necessárias. No entanto, o paradoxo se desfaz quando se acrescenta: são necessárias para se viver na sociedade do espetáculo. Para essa sociedade, Rousseau não apresenta remendos ou vernizes para o brilho. Ele quer a sua expiação, única saída, o que o faz, por assim dizer,ficar à esquerda da enciclopédia. Para formar outro homem e por decorrência outra sociedade, Rousseau estabelece como critério o estado de natureza. Torna-se o seu historiador e procura o marco inicial quando o homem teria perdido a inocência original e trilhado o caminho que o levou ao embaraço e constrangimento da atual sociedade. O Emilio, também seu hipotético aluno, deverá ser educado como manda a natureza e, após fortalecido, deverá entrar vida social, quando poderá perceber a grandiosa tarefa: a recusa da sociedade de espetáculo. Rousseau parece nos dizer:após lerem os meus textos, não se desanimem ante ao grande trabalho que tens pela frente, porque vocês têm agora uma companhia para não se sentirem solitários.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-03-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-15T21:58:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-15T21:58:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/31904
url http://hdl.handle.net/1843/31904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31904/1/GED%20GUIMAR%c3%83ES%20-%20FAE-UFMG%20Tese%20Educa%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31904/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31904/3/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31904/4/GED%20GUIMAR%c3%83ES%20-%20FAE-UFMG%20Tese%20Educa%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e8d06ac3fdfe807e2fa62e0b276f329b
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
8c616f577dc9594e13ab1f4fbefa5f45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589522501402624