Rousseau e o exercício do filosofar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10044 https://doi.org/10.36592/9786581110567 |
Resumo: | Em "Rousseau e o exercício do filosofar", obra que o leitor tem em mãos, Letícia nos brinda com um duplo viés teórico quando deseja, a partir do panorama clássico da História das Ideias Pedagógicas, aqui representado pela perspectiva teórica de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): a) chamar nossa atenção para os aspectos necessários, urgentes e intransferíveis da formação dos sujeitos, justo nesse tempo em que vivemos enviesamentos da formação e até mesmo desvios (e por que não dizermos de-formações culturais?) e b) restaurar perspectivas produtivas para o ensino de Filosofia e o exercício do filosofar, a partir do pensamento pedagógico de um autor da estirpe de Rousseau. Ao nos convidar, enquanto leitores, para enveredar com ela pelas vias da proposta de Rousseau para o filosofar, Letícia é muito hábil, deveras convincente porque defende a tese de que há, no constructo filosófico-pedagógico de Rousseau, elementos para o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo. E vai além, elege categorias e elementos conceituais para comprovar sua tese: curiosidade (criatividade), criticidade, liberdade e afetividade são materiais que, retirados dos contextos do senso comum, são submetidos pela autora e professora de Filosofia ao crivo do exercício hermenêutico que desvela a obra pedagógica de Rousseau. Ao realizar e implementar a estratégia de revisitar um autor do século XVIII, já tão largamente estudado, por meio de um estratagema de interpretação que vai às profundezas de suas ideias, Letícia atualiza-nos a respeito do status da Filosofia como um conjunto de saberes e como uma disciplina criativa, como ela mesmo cita, rememorando Deleuze. Ao trazer Rousseau como um filósofo crítico, Letícia já nos prepara para o ambiente que vamos encontrar quando, a cada categoria anunciada e enunciada, dá-nos a oportunidade de re-conhecer Rousseau como propugnador de uma pedagogia curiosa, crítica, libertária e afetiva. Letícia é brilhante ao nos fazer concluir com ela a respeito do caráter interdisciplinar da Filosofia e a respeito do caráter sócio-histórico que impulsiona o pensar filosófico. |
id |
UFPL_4aa0385d280c352e0df53a7a9f710f47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10044 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-09-08T12:15:55Z2023-09-08T12:15:55Z2022CORRÊA, Letícia Maria Passos. Rousseau e o exercício do filosofar. Porto Alegre: Fundação Fênix, 2022. 214p . Disponível em: https://www.fundarfenix.com.br/ebook/36rosseaueoexercicio. Acesso em: 8 set. 2023.978-65-81110-56-7http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10044https://doi.org/10.36592/9786581110567Em "Rousseau e o exercício do filosofar", obra que o leitor tem em mãos, Letícia nos brinda com um duplo viés teórico quando deseja, a partir do panorama clássico da História das Ideias Pedagógicas, aqui representado pela perspectiva teórica de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): a) chamar nossa atenção para os aspectos necessários, urgentes e intransferíveis da formação dos sujeitos, justo nesse tempo em que vivemos enviesamentos da formação e até mesmo desvios (e por que não dizermos de-formações culturais?) e b) restaurar perspectivas produtivas para o ensino de Filosofia e o exercício do filosofar, a partir do pensamento pedagógico de um autor da estirpe de Rousseau. Ao nos convidar, enquanto leitores, para enveredar com ela pelas vias da proposta de Rousseau para o filosofar, Letícia é muito hábil, deveras convincente porque defende a tese de que há, no constructo filosófico-pedagógico de Rousseau, elementos para o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo. E vai além, elege categorias e elementos conceituais para comprovar sua tese: curiosidade (criatividade), criticidade, liberdade e afetividade são materiais que, retirados dos contextos do senso comum, são submetidos pela autora e professora de Filosofia ao crivo do exercício hermenêutico que desvela a obra pedagógica de Rousseau. Ao realizar e implementar a estratégia de revisitar um autor do século XVIII, já tão largamente estudado, por meio de um estratagema de interpretação que vai às profundezas de suas ideias, Letícia atualiza-nos a respeito do status da Filosofia como um conjunto de saberes e como uma disciplina criativa, como ela mesmo cita, rememorando Deleuze. Ao trazer Rousseau como um filósofo crítico, Letícia já nos prepara para o ambiente que vamos encontrar quando, a cada categoria anunciada e enunciada, dá-nos a oportunidade de re-conhecer Rousseau como propugnador de uma pedagogia curiosa, crítica, libertária e afetiva. Letícia é brilhante ao nos fazer concluir com ela a respeito do caráter interdisciplinar da Filosofia e a respeito do caráter sócio-histórico que impulsiona o pensar filosófico.porEditora Fundação FênixCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de FilosofiaJean-Jacques RousseauFormação humanaRousseau e o exercício do filosofar.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookCorrêa, Letícia Maria Passosreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10044/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTEbook_Rousseau e o exerício do filosofar.pdf.txtEbook_Rousseau e o exerício do filosofar.pdf.txtExtracted texttext/plain464024http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10044/3/Ebook_Rousseau%20e%20o%20exer%c3%adcio%20do%20filosofar.pdf.txte0813bb0394b2af6db475aeaefb1d9fbMD53open accessTHUMBNAILEbook_Rousseau e o exerício do filosofar.pdf.jpgEbook_Rousseau e o exerício do filosofar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1760http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10044/4/Ebook_Rousseau%20e%20o%20exer%c3%adcio%20do%20filosofar.pdf.jpga01c738c2d4c9a9b2dcadbeaa5b0a9e1MD54open accessORIGINALEbook_Rousseau e o exerício do filosofar.pdfEbook_Rousseau e o exerício do filosofar.pdfapplication/pdf1843501http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10044/1/Ebook_Rousseau%20e%20o%20exer%c3%adcio%20do%20filosofar.pdfc02e5c6344a6d21627e89ca18afd0fceMD51open accessprefix/100442023-09-09 03:00:54.62open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10044VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-09-09T06:00:54Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rousseau e o exercício do filosofar. |
title |
Rousseau e o exercício do filosofar. |
spellingShingle |
Rousseau e o exercício do filosofar. Corrêa, Letícia Maria Passos Ensino de Filosofia Jean-Jacques Rousseau Formação humana |
title_short |
Rousseau e o exercício do filosofar. |
title_full |
Rousseau e o exercício do filosofar. |
title_fullStr |
Rousseau e o exercício do filosofar. |
title_full_unstemmed |
Rousseau e o exercício do filosofar. |
title_sort |
Rousseau e o exercício do filosofar. |
author |
Corrêa, Letícia Maria Passos |
author_facet |
Corrêa, Letícia Maria Passos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Letícia Maria Passos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Filosofia Jean-Jacques Rousseau Formação humana |
topic |
Ensino de Filosofia Jean-Jacques Rousseau Formação humana |
description |
Em "Rousseau e o exercício do filosofar", obra que o leitor tem em mãos, Letícia nos brinda com um duplo viés teórico quando deseja, a partir do panorama clássico da História das Ideias Pedagógicas, aqui representado pela perspectiva teórica de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): a) chamar nossa atenção para os aspectos necessários, urgentes e intransferíveis da formação dos sujeitos, justo nesse tempo em que vivemos enviesamentos da formação e até mesmo desvios (e por que não dizermos de-formações culturais?) e b) restaurar perspectivas produtivas para o ensino de Filosofia e o exercício do filosofar, a partir do pensamento pedagógico de um autor da estirpe de Rousseau. Ao nos convidar, enquanto leitores, para enveredar com ela pelas vias da proposta de Rousseau para o filosofar, Letícia é muito hábil, deveras convincente porque defende a tese de que há, no constructo filosófico-pedagógico de Rousseau, elementos para o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo. E vai além, elege categorias e elementos conceituais para comprovar sua tese: curiosidade (criatividade), criticidade, liberdade e afetividade são materiais que, retirados dos contextos do senso comum, são submetidos pela autora e professora de Filosofia ao crivo do exercício hermenêutico que desvela a obra pedagógica de Rousseau. Ao realizar e implementar a estratégia de revisitar um autor do século XVIII, já tão largamente estudado, por meio de um estratagema de interpretação que vai às profundezas de suas ideias, Letícia atualiza-nos a respeito do status da Filosofia como um conjunto de saberes e como uma disciplina criativa, como ela mesmo cita, rememorando Deleuze. Ao trazer Rousseau como um filósofo crítico, Letícia já nos prepara para o ambiente que vamos encontrar quando, a cada categoria anunciada e enunciada, dá-nos a oportunidade de re-conhecer Rousseau como propugnador de uma pedagogia curiosa, crítica, libertária e afetiva. Letícia é brilhante ao nos fazer concluir com ela a respeito do caráter interdisciplinar da Filosofia e a respeito do caráter sócio-histórico que impulsiona o pensar filosófico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-08T12:15:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-08T12:15:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CORRÊA, Letícia Maria Passos. Rousseau e o exercício do filosofar. Porto Alegre: Fundação Fênix, 2022. 214p . Disponível em: https://www.fundarfenix.com.br/ebook/36rosseaueoexercicio. Acesso em: 8 set. 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10044 |
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv |
978-65-81110-56-7 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36592/9786581110567 |
identifier_str_mv |
CORRÊA, Letícia Maria Passos. Rousseau e o exercício do filosofar. Porto Alegre: Fundação Fênix, 2022. 214p . Disponível em: https://www.fundarfenix.com.br/ebook/36rosseaueoexercicio. Acesso em: 8 set. 2023. 978-65-81110-56-7 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10044 https://doi.org/10.36592/9786581110567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Fundação Fênix |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Fundação Fênix |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10044/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10044/3/Ebook_Rousseau%20e%20o%20exer%c3%adcio%20do%20filosofar.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10044/4/Ebook_Rousseau%20e%20o%20exer%c3%adcio%20do%20filosofar.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10044/1/Ebook_Rousseau%20e%20o%20exer%c3%adcio%20do%20filosofar.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b e0813bb0394b2af6db475aeaefb1d9fb a01c738c2d4c9a9b2dcadbeaa5b0a9e1 c02e5c6344a6d21627e89ca18afd0fce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710126442348544 |