Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e78381 http://hdl.handle.net/1843/53842 https://orcid.org/0000-0001-7177-9750 https://orcid.org/0000-0002-5484-1580 https://orcid.org/0000-0003-2522-3035 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a remuneração dos CEOs e a criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100. Para tal, contemplou-se o conceito de criação de valor a partir da utilização de medidas que incorporam o custo de oportunidade das empresas, quais sejam: Economic Value Added (EVA) e Market Value Added (MVA). O período em análise foi de 2015 a 2019, com uma amostra de 75 empresas. Para testar as hipóteses, utilizaram-se modelos de regressão linear múltipla, estimados pelo Método dos Momentos Generalizado Sistêmico. Os resultados indicam que o EVA e o MVA impactam na decisão de aumentar ou diminuir a remuneração dos CEOs. Portanto, os achados desta pesquisa podem indicar um alinhamento entre a política de remuneração das empresas analisadas e a criação de valor das organizações, amenizando os conflitos de interesse entre agente e principal. |
id |
UFMG_0db09777451c3c4c506ebbf389160304 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/53842 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-05-23T21:06:15Z2023-05-23T21:06:15Z202118493855https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e783811807-1821http://hdl.handle.net/1843/53842https://orcid.org/0000-0001-7177-9750https://orcid.org/0000-0002-5484-1580https://orcid.org/0000-0003-2522-3035Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a remuneração dos CEOs e a criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100. Para tal, contemplou-se o conceito de criação de valor a partir da utilização de medidas que incorporam o custo de oportunidade das empresas, quais sejam: Economic Value Added (EVA) e Market Value Added (MVA). O período em análise foi de 2015 a 2019, com uma amostra de 75 empresas. Para testar as hipóteses, utilizaram-se modelos de regressão linear múltipla, estimados pelo Método dos Momentos Generalizado Sistêmico. Os resultados indicam que o EVA e o MVA impactam na decisão de aumentar ou diminuir a remuneração dos CEOs. Portanto, os achados desta pesquisa podem indicar um alinhamento entre a política de remuneração das empresas analisadas e a criação de valor das organizações, amenizando os conflitos de interesse entre agente e principal.This study aimed to analyze the relationship between CEO compensation and value creation in Brazilian companies listed on the IBRX 100. To this end, the concept of value creation was considered through the use of measures that incorporate the opportunity cost companies, namely: Economic Value Added (EVA) and Market Value Added (MVA). The period under analysis was from 2015 to 2019, with a sample of 75 companies. To test the hypotheses, we used multiple linear regression models, estimated by the System Generalized Method of Moments. The results indicate that EVA and MVA impact the decision to increase or decrease CEO compensation. Therefore, the findings of this research may indicate an alignment between the compensation policy of the companies analyzed and the value creation of organizations, alleviating the conflicts of interest between agent and principal.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISRevista contemporânea de contabilidadeRemuneraçãoCusto de OportunidadeRemuneraçãoEconomic Value AddedMarket Value AddedCusto de OportunidadeRemuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/78381Natália Garcia de OliveiraLaís Karlina VieiraJacqueline Veneroso Alves da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53842/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALRemuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100.pdfRemuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100.pdfapplication/pdf332141https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53842/2/Remunera%c3%a7%c3%a3o%20do%20Chief%20Executive%20Officer%20%28CEO%29%20e%20cria%c3%a7%c3%a3o%20de%20valor%20em%20empresas%20brasileiras%20listadas%20no%20IBRX%20100.pdf3ce32633a0ab299b03fd4b930c235e3cMD521843/538422023-05-23 18:06:15.572oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-23T21:06:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100 |
title |
Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100 |
spellingShingle |
Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100 Natália Garcia de Oliveira Remuneração Economic Value Added Market Value Added Custo de Oportunidade Remuneração Custo de Oportunidade |
title_short |
Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100 |
title_full |
Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100 |
title_fullStr |
Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100 |
title_full_unstemmed |
Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100 |
title_sort |
Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100 |
author |
Natália Garcia de Oliveira |
author_facet |
Natália Garcia de Oliveira Laís Karlina Vieira Jacqueline Veneroso Alves da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Laís Karlina Vieira Jacqueline Veneroso Alves da Cunha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Natália Garcia de Oliveira Laís Karlina Vieira Jacqueline Veneroso Alves da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Remuneração Economic Value Added Market Value Added Custo de Oportunidade |
topic |
Remuneração Economic Value Added Market Value Added Custo de Oportunidade Remuneração Custo de Oportunidade |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Remuneração Custo de Oportunidade |
description |
Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a remuneração dos CEOs e a criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100. Para tal, contemplou-se o conceito de criação de valor a partir da utilização de medidas que incorporam o custo de oportunidade das empresas, quais sejam: Economic Value Added (EVA) e Market Value Added (MVA). O período em análise foi de 2015 a 2019, com uma amostra de 75 empresas. Para testar as hipóteses, utilizaram-se modelos de regressão linear múltipla, estimados pelo Método dos Momentos Generalizado Sistêmico. Os resultados indicam que o EVA e o MVA impactam na decisão de aumentar ou diminuir a remuneração dos CEOs. Portanto, os achados desta pesquisa podem indicar um alinhamento entre a política de remuneração das empresas analisadas e a criação de valor das organizações, amenizando os conflitos de interesse entre agente e principal. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-23T21:06:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-23T21:06:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/53842 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e78381 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-1821 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7177-9750 https://orcid.org/0000-0002-5484-1580 https://orcid.org/0000-0003-2522-3035 |
url |
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e78381 http://hdl.handle.net/1843/53842 https://orcid.org/0000-0001-7177-9750 https://orcid.org/0000-0002-5484-1580 https://orcid.org/0000-0003-2522-3035 |
identifier_str_mv |
1807-1821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista contemporânea de contabilidade |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53842/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53842/2/Remunera%c3%a7%c3%a3o%20do%20Chief%20Executive%20Officer%20%28CEO%29%20e%20cria%c3%a7%c3%a3o%20de%20valor%20em%20empresas%20brasileiras%20listadas%20no%20IBRX%20100.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 3ce32633a0ab299b03fd4b930c235e3c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589253010030592 |