Proposta e viabilização de Curso de Capacitação para Preceptores e Supervisores na ETSUS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSNST |
Resumo: | O Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (CEGEPE), oferecido pelo Ministério da Saúde sob a coordenação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, teve como objetivo prepararadministradores, professores e gestores para promover o fortalecimento das Escolas Técnicas do SUS, com abrangência de toda a rede (RETSUS). A Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos do Rio de Janeiro (ETIS), se fez presente no curso CEGEPE através de alguns funcionários indicados e selecionados para tal participação. Foi uma experiência enriquecedora que teve duração deaproximadamente de um ano, exigiu muito estudo, reflexão, participação virtual e presencial. O trabalho de conclusão de curso proposto foi a criação de uma Proposta de Intervenção para a sua escola de origem.A proposta é a viabilização de um curso de Capacitação Pedagógica para Preceptores e Supervisores, profissionais da saúde, que atuam diretamente na formação de recém graduados e estagiários, visando enriquecer a qualidade de ensino e aprendizagem através da prática emserviço. Os conteúdos abordados no curso são baseados na educação problematizadora. Proposta que é viável tanto para as instituições que manifestam desejo quanto para a ETIS. Fica evidente a importância da escola em retomar sua prática pedagógica sem sofrer com a limitação de aguardar decisões referentes ao processo de transferência da Secretaria de Estado de Saúde para a Fundação de Apoio à Escola Técnica. Como resultado desta intervenção, é esperado o comprometimento e aplicação desta proposta pedagógica, através de ações cotidianas de preceptoria e supervisão dos profissionaisenvolvidos, contribuindo dessa forma para a qualidade dos serviços de saúde ofertados pelo SUS. |
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Paula Goncalves BicalhoStela Maris Aguiar LemosSandra Inês Marques Furtado2019-08-14T21:09:40Z2019-08-14T21:09:40Z2013-06-10http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSNSTO Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (CEGEPE), oferecido pelo Ministério da Saúde sob a coordenação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, teve como objetivo prepararadministradores, professores e gestores para promover o fortalecimento das Escolas Técnicas do SUS, com abrangência de toda a rede (RETSUS). A Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos do Rio de Janeiro (ETIS), se fez presente no curso CEGEPE através de alguns funcionários indicados e selecionados para tal participação. Foi uma experiência enriquecedora que teve duração deaproximadamente de um ano, exigiu muito estudo, reflexão, participação virtual e presencial. O trabalho de conclusão de curso proposto foi a criação de uma Proposta de Intervenção para a sua escola de origem.A proposta é a viabilização de um curso de Capacitação Pedagógica para Preceptores e Supervisores, profissionais da saúde, que atuam diretamente na formação de recém graduados e estagiários, visando enriquecer a qualidade de ensino e aprendizagem através da prática emserviço. Os conteúdos abordados no curso são baseados na educação problematizadora. Proposta que é viável tanto para as instituições que manifestam desejo quanto para a ETIS. Fica evidente a importância da escola em retomar sua prática pedagógica sem sofrer com a limitação de aguardar decisões referentes ao processo de transferência da Secretaria de Estado de Saúde para a Fundação de Apoio à Escola Técnica. Como resultado desta intervenção, é esperado o comprometimento e aplicação desta proposta pedagógica, através de ações cotidianas de preceptoria e supervisão dos profissionaisenvolvidos, contribuindo dessa forma para a qualidade dos serviços de saúde ofertados pelo SUS.The Specialization Course in Pedagogical Management in technical schools of the Unified Health System (CEGEPE), offered by the Healths Ministry under the coordination of the Nursings School at the Universidade Federal de Minas Gerais, aimed the preparation of the administrators, teachers and managers to promote the strenghning of the Technical Schools from SUS with coverage of the whole network (RETSUS). The School of Technical training in Health Nurse Izabel dos Santos in Rio de Janeiro (ETIS), had been present at CEGEPE course through some indicated and selected officials to such participation. It was an enriching experience that lasted at about one year, which demanded hard studying, reflection, virtual and live participation. The courses final work was the creation of a intervention proposal for their school of origin.The Proposal is the viabilization of a Pedagogical Qualification for the preceptors and supervisors, health professionals, who work directly in training recently graduated and trainees, aiming to enrich the quality of teaching and learning through practice in service. The content covered in the course were based on problem-based methodology. This InterventionProposal shows viability such as for the institutions which show its desires, as for ETIS. It becomes evident the importance of the school restart its pedagogical practice as soon as possible, free from the limitation of awaiting decisions about the transfering process from theStates Health Management to the Technical Schools Support Foundation. As this interventions result, it is expected the commitment and application of this pedagogical proposal, through everyday actions from the preceptorship and supervision of the professionals involved, thus contributing to the quality of the health services offered by SUS.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemFormação pedagógica para profissionais da área da saúdeProposta e viabilização de Curso de Capacitação para Preceptores e Supervisores na ETSUSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsandra_in__s_marques_furtado.pdfapplication/pdf364253https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSNST/1/sandra_in__s_marques_furtado.pdffa36026c9f341ecd0ced14865606e776MD51TEXTsandra_in__s_marques_furtado.pdf.txtsandra_in__s_marques_furtado.pdf.txtExtracted texttext/plain46787https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSNST/2/sandra_in__s_marques_furtado.pdf.txt3667ad35058f5840db257a3b61007d1aMD521843/BUBD-9KSNST2019-11-14 15:45:49.385oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KSNSTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:45:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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