Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XXLNN |
Resumo: | Em Canção e Dansa, Radamés Gnattali explora muitos dos recursosidiomáticos do Cbx., fazendo uso de uma escrita virtuosística, poucas vezes empregada em composições para Cbx. solista no Brasil (RODRIGUES, 2003, p.9). Este estudo analisa os aspectos técnicos e interpretativos de execução do Cbx., tais como arcadas, dedilhados, articulações, realização de práticas de performance eruditas e populares (aboio, baião e jazz) e efeitos instrumentais, através da comparação de fontes primárias, sejam elas edições (GNATTALI, 1934; GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1985), gravações (GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1996; GNATTALI, 1999) e depoimentos de músicos ligados à história da obra (GNATTALI, 2003; SBRAGIA, 2003). A sofisticada escrita idiomática utilizada por Gnattali nesta peça histórica de 1934 para contrabaixo e piano resulta em uma linguagem composicional que agrega elementos virtuosísticos e folclóricos, permitindo a integração de elementos eruditos e populares. |
id |
UFMG_0e9435e786b81dedd2531e780b623c89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XXLNN |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fausto Borem de OliveiraValdir ClaudinoSônia Maria Rodrigues RaymundoKilder Danjas2019-08-12T00:25:02Z2019-08-12T00:25:02Z2008-04-04http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XXLNNEm Canção e Dansa, Radamés Gnattali explora muitos dos recursosidiomáticos do Cbx., fazendo uso de uma escrita virtuosística, poucas vezes empregada em composições para Cbx. solista no Brasil (RODRIGUES, 2003, p.9). Este estudo analisa os aspectos técnicos e interpretativos de execução do Cbx., tais como arcadas, dedilhados, articulações, realização de práticas de performance eruditas e populares (aboio, baião e jazz) e efeitos instrumentais, através da comparação de fontes primárias, sejam elas edições (GNATTALI, 1934; GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1985), gravações (GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1996; GNATTALI, 1999) e depoimentos de músicos ligados à história da obra (GNATTALI, 2003; SBRAGIA, 2003). A sofisticada escrita idiomática utilizada por Gnattali nesta peça histórica de 1934 para contrabaixo e piano resulta em uma linguagem composicional que agrega elementos virtuosísticos e folclóricos, permitindo a integração de elementos eruditos e populares.In Canção e Dansa, Brazilian composer Radamés Gnattali explores many idiomatic resources of the double bass, using a virtuosic writing still rarely employed in compositions for this instrument in Brazil (RODRIGUES, 2003, p.9). This study analyses the technical and interpretive aspects of double bass playing, such as bowings, fingerings, articulations, performance practices of erudite and of popular genres (aboio, baião and jazz) and effects through comparison of primary sources, namely editions (GNATTALI, 1934; GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1985), recordings (GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1996; GNATTALI, 1999) and interviews with musicians related to the history of the work (GNATTALI, 2003; SBRAGIA, 2003). The sophisticated idiomatic writing employed by Gnattali in this historical landmark for double bass and piano of 1934 results in compositional language that mixes folkloric and virtuosic elements, allowing for the integration of popular and classical elements.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaMusica Analise, apreciaçãoEscrita idiomáticaContrabaixoAnálise musicalRadamés GnattaliCanção e DansaInterpretação musicalMúsica BrasileiraCanção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_pdf_kilder.pdfapplication/pdf2032801https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XXLNN/1/disserta__o_pdf_kilder.pdffad266e3c23a0fa005b1b8f4913da827MD51TEXTdisserta__o_pdf_kilder.pdf.txtdisserta__o_pdf_kilder.pdf.txtExtracted texttext/plain69703https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XXLNN/2/disserta__o_pdf_kilder.pdf.txt4d97112c4b820b99e4566919a54b9994MD521843/GMMA-7XXLNN2019-11-14 05:51:57.589oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XXLNNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:51:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos |
title |
Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos |
spellingShingle |
Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos Kilder Danjas Escrita idiomática Contrabaixo Análise musical Radamés Gnattali Canção e Dansa Interpretação musical Música Brasileira Musica Musica Analise, apreciação |
title_short |
Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos |
title_full |
Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos |
title_fullStr |
Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos |
title_full_unstemmed |
Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos |
title_sort |
Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos |
author |
Kilder Danjas |
author_facet |
Kilder Danjas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fausto Borem de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Valdir Claudino |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sônia Maria Rodrigues Raymundo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kilder Danjas |
contributor_str_mv |
Fausto Borem de Oliveira Valdir Claudino Sônia Maria Rodrigues Raymundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita idiomática Contrabaixo Análise musical Radamés Gnattali Canção e Dansa Interpretação musical Música Brasileira |
topic |
Escrita idiomática Contrabaixo Análise musical Radamés Gnattali Canção e Dansa Interpretação musical Música Brasileira Musica Musica Analise, apreciação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Musica Musica Analise, apreciação |
description |
Em Canção e Dansa, Radamés Gnattali explora muitos dos recursosidiomáticos do Cbx., fazendo uso de uma escrita virtuosística, poucas vezes empregada em composições para Cbx. solista no Brasil (RODRIGUES, 2003, p.9). Este estudo analisa os aspectos técnicos e interpretativos de execução do Cbx., tais como arcadas, dedilhados, articulações, realização de práticas de performance eruditas e populares (aboio, baião e jazz) e efeitos instrumentais, através da comparação de fontes primárias, sejam elas edições (GNATTALI, 1934; GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1985), gravações (GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1996; GNATTALI, 1999) e depoimentos de músicos ligados à história da obra (GNATTALI, 2003; SBRAGIA, 2003). A sofisticada escrita idiomática utilizada por Gnattali nesta peça histórica de 1934 para contrabaixo e piano resulta em uma linguagem composicional que agrega elementos virtuosísticos e folclóricos, permitindo a integração de elementos eruditos e populares. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-04-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T00:25:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T00:25:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XXLNN |
url |
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XXLNN |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XXLNN/1/disserta__o_pdf_kilder.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XXLNN/2/disserta__o_pdf_kilder.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fad266e3c23a0fa005b1b8f4913da827 4d97112c4b820b99e4566919a54b9994 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589293507084288 |