Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kilder Danjas
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XXLNN
Resumo: Em Canção e Dansa, Radamés Gnattali explora muitos dos recursosidiomáticos do Cbx., fazendo uso de uma escrita virtuosística, poucas vezes empregada em composições para Cbx. solista no Brasil (RODRIGUES, 2003, p.9). Este estudo analisa os aspectos técnicos e interpretativos de execução do Cbx., tais como arcadas, dedilhados, articulações, realização de práticas de performance eruditas e populares (aboio, baião e jazz) e efeitos instrumentais, através da comparação de fontes primárias, sejam elas edições (GNATTALI, 1934; GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1985), gravações (GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1996; GNATTALI, 1999) e depoimentos de músicos ligados à história da obra (GNATTALI, 2003; SBRAGIA, 2003). A sofisticada escrita idiomática utilizada por Gnattali nesta peça histórica de 1934 para contrabaixo e piano resulta em uma linguagem composicional que agrega elementos virtuosísticos e folclóricos, permitindo a integração de elementos eruditos e populares.
id UFMG_0e9435e786b81dedd2531e780b623c89
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XXLNN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fausto Borem de OliveiraValdir ClaudinoSônia Maria Rodrigues RaymundoKilder Danjas2019-08-12T00:25:02Z2019-08-12T00:25:02Z2008-04-04http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XXLNNEm Canção e Dansa, Radamés Gnattali explora muitos dos recursosidiomáticos do Cbx., fazendo uso de uma escrita virtuosística, poucas vezes empregada em composições para Cbx. solista no Brasil (RODRIGUES, 2003, p.9). Este estudo analisa os aspectos técnicos e interpretativos de execução do Cbx., tais como arcadas, dedilhados, articulações, realização de práticas de performance eruditas e populares (aboio, baião e jazz) e efeitos instrumentais, através da comparação de fontes primárias, sejam elas edições (GNATTALI, 1934; GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1985), gravações (GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1996; GNATTALI, 1999) e depoimentos de músicos ligados à história da obra (GNATTALI, 2003; SBRAGIA, 2003). A sofisticada escrita idiomática utilizada por Gnattali nesta peça histórica de 1934 para contrabaixo e piano resulta em uma linguagem composicional que agrega elementos virtuosísticos e folclóricos, permitindo a integração de elementos eruditos e populares.In Canção e Dansa, Brazilian composer Radamés Gnattali explores many idiomatic resources of the double bass, using a virtuosic writing still rarely employed in compositions for this instrument in Brazil (RODRIGUES, 2003, p.9). This study analyses the technical and interpretive aspects of double bass playing, such as bowings, fingerings, articulations, performance practices of erudite and of popular genres (aboio, baião and jazz) and effects through comparison of primary sources, namely editions (GNATTALI, 1934; GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1985), recordings (GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1996; GNATTALI, 1999) and interviews with musicians related to the history of the work (GNATTALI, 2003; SBRAGIA, 2003). The sophisticated idiomatic writing employed by Gnattali in this historical landmark for double bass and piano of 1934 results in compositional language that mixes folkloric and virtuosic elements, allowing for the integration of popular and classical elements.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaMusica Analise, apreciaçãoEscrita idiomáticaContrabaixoAnálise musicalRadamés GnattaliCanção e DansaInterpretação musicalMúsica BrasileiraCanção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_pdf_kilder.pdfapplication/pdf2032801https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XXLNN/1/disserta__o_pdf_kilder.pdffad266e3c23a0fa005b1b8f4913da827MD51TEXTdisserta__o_pdf_kilder.pdf.txtdisserta__o_pdf_kilder.pdf.txtExtracted texttext/plain69703https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XXLNN/2/disserta__o_pdf_kilder.pdf.txt4d97112c4b820b99e4566919a54b9994MD521843/GMMA-7XXLNN2019-11-14 05:51:57.589oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XXLNNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:51:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
title Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
spellingShingle Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
Kilder Danjas
Escrita idiomática
Contrabaixo
Análise musical
Radamés Gnattali
Canção e Dansa
Interpretação musical
Música Brasileira
Musica
Musica Analise, apreciação
title_short Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
title_full Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
title_fullStr Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
title_full_unstemmed Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
title_sort Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
author Kilder Danjas
author_facet Kilder Danjas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fausto Borem de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Valdir Claudino
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sônia Maria Rodrigues Raymundo
dc.contributor.author.fl_str_mv Kilder Danjas
contributor_str_mv Fausto Borem de Oliveira
Valdir Claudino
Sônia Maria Rodrigues Raymundo
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita idiomática
Contrabaixo
Análise musical
Radamés Gnattali
Canção e Dansa
Interpretação musical
Música Brasileira
topic Escrita idiomática
Contrabaixo
Análise musical
Radamés Gnattali
Canção e Dansa
Interpretação musical
Música Brasileira
Musica
Musica Analise, apreciação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica
Musica Analise, apreciação
description Em Canção e Dansa, Radamés Gnattali explora muitos dos recursosidiomáticos do Cbx., fazendo uso de uma escrita virtuosística, poucas vezes empregada em composições para Cbx. solista no Brasil (RODRIGUES, 2003, p.9). Este estudo analisa os aspectos técnicos e interpretativos de execução do Cbx., tais como arcadas, dedilhados, articulações, realização de práticas de performance eruditas e populares (aboio, baião e jazz) e efeitos instrumentais, através da comparação de fontes primárias, sejam elas edições (GNATTALI, 1934; GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1985), gravações (GNATTALI, 1982; GNATTALI, 1996; GNATTALI, 1999) e depoimentos de músicos ligados à história da obra (GNATTALI, 2003; SBRAGIA, 2003). A sofisticada escrita idiomática utilizada por Gnattali nesta peça histórica de 1934 para contrabaixo e piano resulta em uma linguagem composicional que agrega elementos virtuosísticos e folclóricos, permitindo a integração de elementos eruditos e populares.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T00:25:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T00:25:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XXLNN
url http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XXLNN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XXLNN/1/disserta__o_pdf_kilder.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XXLNN/2/disserta__o_pdf_kilder.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fad266e3c23a0fa005b1b8f4913da827
4d97112c4b820b99e4566919a54b9994
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589293507084288