Arte indígena xakriabá: com um pé na aldeia e outro pé no mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanginei Leite Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/52390
https://orcid.org/0000-0002-3199-0647
Resumo: As artes indígenas são manifestações culturais que desempenham um papel ativo e, em alguns casos, “utilitário” na vida cotidiana das aldeias. São utensílios nos quais servimos nossos alimentos, são pinturas corporais que nos protegem dos agentes da destruição, são cantos que nos fortalecem e nos conectam com os nossos ancestrais. A pesquisa que deu base a esta dissertação investigou, em especial, a cerâmica tradicional Xakriabá, assim como à pesquisa de artistas contemporâneos do circuito de museus, para desenvolver abordagens metodológicas para os estudantes do Ensino Médio, da Escola Indígena Xukurank, na Aldeia Barreiro Preto. A partir da pesquisa realizada no curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI/FaE/UFMG) de 2006 a 2011 com os ceramistas mais velhos Xakriabá, foi possível iniciar a produção de peças de cerâmica de uma forma renovada, em acordo com as técnicas aprendidas e os formatos de peças produzidas. Na pesquisa e Mestrado foi possível explorar novas possibilidades, considerando a tradição e a contemporaneidade indígena Xakriabá. Foram elencados princípios para elaboração de material didático para o ensino/aprendizagem de Arte Indígena Contemporânea para escolas indígenas e não indígenas. Foi questionada a forma como os livros didáticos apresentam os indígenas para sociedade, colocando a contribuição das artes indígenas só no passado e também foi abordado como era a relação do sistema da arte contemporânea do não indígena com a arte dos indígenas no passado e nos dias atuais. A pesquisa destacou que o universo artístico indígena está muito presente nos dias de hoje, que faz parte do acervo de arte contemporânea e deve ser melhor estudado e divulgado, para que seja conhecido, respeitado e valorizado, independentemente de ser indígena ou não indígena. A pesquisa também destaca o papel artivistas das artes indígenas que não é apartada da política de resistência e está sempre a exercício das nossas lutas.
id UFMG_0f72d244285232a5072fd2310bbd4dce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/52390
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lucia Gouvêa Pimentelhttp://lattes.cnpq.br/3342330120066308Valdemar Ferreira dos SantosAna Maria Rabelo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/0315539833482794Vanginei Leite Silva2023-04-24T13:32:54Z2023-04-24T13:32:54Z2022-10-18http://hdl.handle.net/1843/52390https://orcid.org/0000-0002-3199-0647As artes indígenas são manifestações culturais que desempenham um papel ativo e, em alguns casos, “utilitário” na vida cotidiana das aldeias. São utensílios nos quais servimos nossos alimentos, são pinturas corporais que nos protegem dos agentes da destruição, são cantos que nos fortalecem e nos conectam com os nossos ancestrais. A pesquisa que deu base a esta dissertação investigou, em especial, a cerâmica tradicional Xakriabá, assim como à pesquisa de artistas contemporâneos do circuito de museus, para desenvolver abordagens metodológicas para os estudantes do Ensino Médio, da Escola Indígena Xukurank, na Aldeia Barreiro Preto. A partir da pesquisa realizada no curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI/FaE/UFMG) de 2006 a 2011 com os ceramistas mais velhos Xakriabá, foi possível iniciar a produção de peças de cerâmica de uma forma renovada, em acordo com as técnicas aprendidas e os formatos de peças produzidas. Na pesquisa e Mestrado foi possível explorar novas possibilidades, considerando a tradição e a contemporaneidade indígena Xakriabá. Foram elencados princípios para elaboração de material didático para o ensino/aprendizagem de Arte Indígena Contemporânea para escolas indígenas e não indígenas. Foi questionada a forma como os livros didáticos apresentam os indígenas para sociedade, colocando a contribuição das artes indígenas só no passado e também foi abordado como era a relação do sistema da arte contemporânea do não indígena com a arte dos indígenas no passado e nos dias atuais. A pesquisa destacou que o universo artístico indígena está muito presente nos dias de hoje, que faz parte do acervo de arte contemporânea e deve ser melhor estudado e divulgado, para que seja conhecido, respeitado e valorizado, independentemente de ser indígena ou não indígena. A pesquisa também destaca o papel artivistas das artes indígenas que não é apartada da política de resistência e está sempre a exercício das nossas lutas.Indigenous arts are cultural manifestations that play an active and, in some case, “useful” role in the daily life of the villages. They comprise the utensils in which we serve our food, the body painting that protects us against agents of destruction, and the songs that strengthen us and connect us with our ancestors. The research on which this dissertation is based investigates, in particular, traditional Xakriabá ceramics, associating it with the ceramics of other indigenous peoples, as well as with the research of contemporary artists in the art-gallery sphere, in order to develop methodological approaches for middle school students of the Xukurank Indigenous School in the Barreiro Preto village. Based on the research carried out with older Xakriabá ceramicists in the Intercultural Training course for Indigenous Educators (FIEI/FaE/UFMG) from 2006 to 2011, it was possible to begin producing ceramic objects in a renewed way, in accordance with the techniques learnt and the format of the products. In the research and the Masters, it was possible to explore new possibilities in the light of both Xakriabá tradition and contemporaneity. Principles were elaborated for didactic material for the teaching/learning of contemporary Indigenous Art for indigenous and non-indigenous schools. Consideration was given not only to how textbooks present indigenous people to society, locating the contribution of indigenous arts only in the past, but also to the relationship between the non-indigenous contemporary art system and indigenous art in the past and in the present. The research highlighted that the indigenous artistic universe is very present nowadays and that it is part of the contemporary art collection and should therefore be better studied and disseminated, so that it is known, respected and valued, regardless of being indigenous or non-indigenous. The research also highlights the artivist role of indigenous arts, which is not disconnected from the politics of resistance and always forms part of our struggles.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESArte indígenaArte - Estudo e ensinoMaterial didáticoTrabalhos em cerâmicaÍndios XakriabáArtes xakriabáArte indígena contemporâneaEnsino/aprendizagem em arteArte indígena xakriabá: com um pé na aldeia e outro pé no mundoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertacao-Nei-Leite-Xakriaba-Repositorio.pdfDissertacao-Nei-Leite-Xakriaba-Repositorio.pdfapplication/pdf243434077https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52390/6/Dissertacao-Nei-Leite-Xakriaba-Repositorio.pdf2e3bd02cbcf3fb048d241f354d76b486MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52390/7/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD571843/523902023-04-24 10:32:55.063oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-04-24T13:32:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte indígena xakriabá: com um pé na aldeia e outro pé no mundo
title Arte indígena xakriabá: com um pé na aldeia e outro pé no mundo
spellingShingle Arte indígena xakriabá: com um pé na aldeia e outro pé no mundo
Vanginei Leite Silva
Artes xakriabá
Arte indígena contemporânea
Ensino/aprendizagem em arte
Arte indígena
Arte - Estudo e ensino
Material didático
Trabalhos em cerâmica
Índios Xakriabá
title_short Arte indígena xakriabá: com um pé na aldeia e outro pé no mundo
title_full Arte indígena xakriabá: com um pé na aldeia e outro pé no mundo
title_fullStr Arte indígena xakriabá: com um pé na aldeia e outro pé no mundo
title_full_unstemmed Arte indígena xakriabá: com um pé na aldeia e outro pé no mundo
title_sort Arte indígena xakriabá: com um pé na aldeia e outro pé no mundo
author Vanginei Leite Silva
author_facet Vanginei Leite Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucia Gouvêa Pimentel
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3342330120066308
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Valdemar Ferreira dos Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Maria Rabelo Gomes
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0315539833482794
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanginei Leite Silva
contributor_str_mv Lucia Gouvêa Pimentel
Valdemar Ferreira dos Santos
Ana Maria Rabelo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Artes xakriabá
Arte indígena contemporânea
Ensino/aprendizagem em arte
topic Artes xakriabá
Arte indígena contemporânea
Ensino/aprendizagem em arte
Arte indígena
Arte - Estudo e ensino
Material didático
Trabalhos em cerâmica
Índios Xakriabá
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte indígena
Arte - Estudo e ensino
Material didático
Trabalhos em cerâmica
Índios Xakriabá
description As artes indígenas são manifestações culturais que desempenham um papel ativo e, em alguns casos, “utilitário” na vida cotidiana das aldeias. São utensílios nos quais servimos nossos alimentos, são pinturas corporais que nos protegem dos agentes da destruição, são cantos que nos fortalecem e nos conectam com os nossos ancestrais. A pesquisa que deu base a esta dissertação investigou, em especial, a cerâmica tradicional Xakriabá, assim como à pesquisa de artistas contemporâneos do circuito de museus, para desenvolver abordagens metodológicas para os estudantes do Ensino Médio, da Escola Indígena Xukurank, na Aldeia Barreiro Preto. A partir da pesquisa realizada no curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI/FaE/UFMG) de 2006 a 2011 com os ceramistas mais velhos Xakriabá, foi possível iniciar a produção de peças de cerâmica de uma forma renovada, em acordo com as técnicas aprendidas e os formatos de peças produzidas. Na pesquisa e Mestrado foi possível explorar novas possibilidades, considerando a tradição e a contemporaneidade indígena Xakriabá. Foram elencados princípios para elaboração de material didático para o ensino/aprendizagem de Arte Indígena Contemporânea para escolas indígenas e não indígenas. Foi questionada a forma como os livros didáticos apresentam os indígenas para sociedade, colocando a contribuição das artes indígenas só no passado e também foi abordado como era a relação do sistema da arte contemporânea do não indígena com a arte dos indígenas no passado e nos dias atuais. A pesquisa destacou que o universo artístico indígena está muito presente nos dias de hoje, que faz parte do acervo de arte contemporânea e deve ser melhor estudado e divulgado, para que seja conhecido, respeitado e valorizado, independentemente de ser indígena ou não indígena. A pesquisa também destaca o papel artivistas das artes indígenas que não é apartada da política de resistência e está sempre a exercício das nossas lutas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-24T13:32:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-24T13:32:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/52390
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3199-0647
url http://hdl.handle.net/1843/52390
https://orcid.org/0000-0002-3199-0647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52390/6/Dissertacao-Nei-Leite-Xakriaba-Repositorio.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52390/7/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e3bd02cbcf3fb048d241f354d76b486
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589410317402112