Educação em saúde: construindo com alunos do ensino fundamental uma atividade investigativa sobre Leishmaniose Visceral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Maria Visconti Anastácio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJHX
Resumo: Em concordância com o CBC (Currículo Básico Comum), a aprendizagem significativa e a teoria sócio-interacionista, as atividades investigativas e experimentais são uma forma diferenciada de ensino em relação ao método tradicional, que enriquecem as aulas e permitem que o aluno desenvolva habilidades - como observação, reflexão e argumentação. Este trabalho apresenta atividades de ensino-aprendizagem investigativas na área da educação em saúde desenvolvidas com alunos do ensino fundamental em uma escola pública de Santa Luzia. Com o objetivo de analisar a utilização do método investigativo no processo ensino-aprendizagem sobre leishmaniose visceral (LV), o presente trabalho apresenta os resultados das atividades executadas com os alunos, por meio das investigações que permitiram a construção do conhecimento. A pesquisa foi realizada como requisito de avaliação do curso de Especialização à distância da UFMG/MG, e foi conduzida em três momentos: (i) aplicação de questionário (pré-teste), (ii) aplicação de atividades de caráter investigativo (iii) reaplicação do pré-teste (pós-teste) para verificar a efetiva aprendizagem. Foram obtidos resultados significativos que comprovaram a eficácia dessa abordagem melhorando a qualidade do ensino e tornando-o mais prazeroso.
id UFMG_0f747e74c9bb5383e2375fb47120239b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2NJHX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rosiane Resende LeiteAna Maria Visconti Anastácio2019-08-13T03:59:28Z2019-08-13T03:59:28Z2011-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJHXEm concordância com o CBC (Currículo Básico Comum), a aprendizagem significativa e a teoria sócio-interacionista, as atividades investigativas e experimentais são uma forma diferenciada de ensino em relação ao método tradicional, que enriquecem as aulas e permitem que o aluno desenvolva habilidades - como observação, reflexão e argumentação. Este trabalho apresenta atividades de ensino-aprendizagem investigativas na área da educação em saúde desenvolvidas com alunos do ensino fundamental em uma escola pública de Santa Luzia. Com o objetivo de analisar a utilização do método investigativo no processo ensino-aprendizagem sobre leishmaniose visceral (LV), o presente trabalho apresenta os resultados das atividades executadas com os alunos, por meio das investigações que permitiram a construção do conhecimento. A pesquisa foi realizada como requisito de avaliação do curso de Especialização à distância da UFMG/MG, e foi conduzida em três momentos: (i) aplicação de questionário (pré-teste), (ii) aplicação de atividades de caráter investigativo (iii) reaplicação do pré-teste (pós-teste) para verificar a efetiva aprendizagem. Foram obtidos resultados significativos que comprovaram a eficácia dessa abordagem melhorando a qualidade do ensino e tornando-o mais prazeroso.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLeishmanioseEducação sanitáriaCiência  Estudo e ensinoEnsinoEducação em saúdeInvestigaçãoEducação em saúde: construindo com alunos do ensino fundamental uma atividade investigativa sobre Leishmaniose Visceralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_revisada_final.pdfapplication/pdf2593074https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NJHX/1/monografia_revisada_final.pdf38427fedd6b7782085e280d9c28c8924MD51TEXTmonografia_revisada_final.pdf.txtmonografia_revisada_final.pdf.txtExtracted texttext/plain74118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NJHX/2/monografia_revisada_final.pdf.txtdd5a656114d7a50fdba5cca1c02168beMD521843/BUBD-A2NJHX2019-11-14 21:07:02.476oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2NJHXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:07:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação em saúde: construindo com alunos do ensino fundamental uma atividade investigativa sobre Leishmaniose Visceral
title Educação em saúde: construindo com alunos do ensino fundamental uma atividade investigativa sobre Leishmaniose Visceral
spellingShingle Educação em saúde: construindo com alunos do ensino fundamental uma atividade investigativa sobre Leishmaniose Visceral
Ana Maria Visconti Anastácio
Ensino
Educação em saúde
Investigação
Educação
Leishmaniose
Educação sanitária
Ciência  Estudo e ensino
title_short Educação em saúde: construindo com alunos do ensino fundamental uma atividade investigativa sobre Leishmaniose Visceral
title_full Educação em saúde: construindo com alunos do ensino fundamental uma atividade investigativa sobre Leishmaniose Visceral
title_fullStr Educação em saúde: construindo com alunos do ensino fundamental uma atividade investigativa sobre Leishmaniose Visceral
title_full_unstemmed Educação em saúde: construindo com alunos do ensino fundamental uma atividade investigativa sobre Leishmaniose Visceral
title_sort Educação em saúde: construindo com alunos do ensino fundamental uma atividade investigativa sobre Leishmaniose Visceral
author Ana Maria Visconti Anastácio
author_facet Ana Maria Visconti Anastácio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosiane Resende Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Maria Visconti Anastácio
contributor_str_mv Rosiane Resende Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação em saúde
Investigação
topic Ensino
Educação em saúde
Investigação
Educação
Leishmaniose
Educação sanitária
Ciência  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Leishmaniose
Educação sanitária
Ciência  Estudo e ensino
description Em concordância com o CBC (Currículo Básico Comum), a aprendizagem significativa e a teoria sócio-interacionista, as atividades investigativas e experimentais são uma forma diferenciada de ensino em relação ao método tradicional, que enriquecem as aulas e permitem que o aluno desenvolva habilidades - como observação, reflexão e argumentação. Este trabalho apresenta atividades de ensino-aprendizagem investigativas na área da educação em saúde desenvolvidas com alunos do ensino fundamental em uma escola pública de Santa Luzia. Com o objetivo de analisar a utilização do método investigativo no processo ensino-aprendizagem sobre leishmaniose visceral (LV), o presente trabalho apresenta os resultados das atividades executadas com os alunos, por meio das investigações que permitiram a construção do conhecimento. A pesquisa foi realizada como requisito de avaliação do curso de Especialização à distância da UFMG/MG, e foi conduzida em três momentos: (i) aplicação de questionário (pré-teste), (ii) aplicação de atividades de caráter investigativo (iii) reaplicação do pré-teste (pós-teste) para verificar a efetiva aprendizagem. Foram obtidos resultados significativos que comprovaram a eficácia dessa abordagem melhorando a qualidade do ensino e tornando-o mais prazeroso.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T03:59:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T03:59:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJHX
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJHX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NJHX/1/monografia_revisada_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NJHX/2/monografia_revisada_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 38427fedd6b7782085e280d9c28c8924
dd5a656114d7a50fdba5cca1c02168be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589186380365824