Atividades investigativas e o ensino de Ciências: uma análise comparativa entre aulas expositivas e aulas investigativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiuba Maria Almeida Melo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985GAR
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a atividade investigativa como estratégia de ensino do conceito de densidade, através da realização e comparação de uma sequência de aula expositiva e uma sequência de aula investigativa em duas turmas de Ensino Médio. Em uma das turmas, foi realizada uma aula expositiva e, em outra, uma sequência investigativa, composta de pesquisa inicial na internet, debate e atividade prática investigativa. Para coleta de dados em ambas as turmas, foi aplicado um pré-teste para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. Em seguida foi aplicado um pós-teste para verificar a aprendizagem. Foram obtidos resultados significativos que evidenciam a eficácia das duas estratégias. Na turma onde aplicamos a sequência investigativa os estudantes apresentaram maior desempenho. O tempo necessário para se desenvolver uma sequência de ensino investigativa foi um fator limitador dessa estratégia de ensino.
id UFMG_89c3361cece6d2ed51daeac71edbbc2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-985GAR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ivan Pontelo CançadoWiuba Maria Almeida Melo2019-08-13T11:09:12Z2019-08-13T11:09:12Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985GARO objetivo deste trabalho foi analisar a atividade investigativa como estratégia de ensino do conceito de densidade, através da realização e comparação de uma sequência de aula expositiva e uma sequência de aula investigativa em duas turmas de Ensino Médio. Em uma das turmas, foi realizada uma aula expositiva e, em outra, uma sequência investigativa, composta de pesquisa inicial na internet, debate e atividade prática investigativa. Para coleta de dados em ambas as turmas, foi aplicado um pré-teste para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. Em seguida foi aplicado um pós-teste para verificar a aprendizagem. Foram obtidos resultados significativos que evidenciam a eficácia das duas estratégias. Na turma onde aplicamos a sequência investigativa os estudantes apresentaram maior desempenho. O tempo necessário para se desenvolver uma sequência de ensino investigativa foi um fator limitador dessa estratégia de ensino.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCiência  Estudo e ensinoQuimica  Estudo e ensinoAtividades práticasEnsino de Ciências por InvestigaçãoEducação em ciênciasAtividades investigativas e o ensino de Ciências: uma análise comparativa entre aulas expositivas e aulas investigativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_wiuba_maria_almeida_melo.pdfapplication/pdf628138https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-985GAR/1/monografia_wiuba_maria_almeida_melo.pdfe7428f04a62417cdce5ad2c900e788d2MD51TEXTmonografia_wiuba_maria_almeida_melo.pdf.txtmonografia_wiuba_maria_almeida_melo.pdf.txtExtracted texttext/plain57407https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-985GAR/2/monografia_wiuba_maria_almeida_melo.pdf.txtf2c737ea75114a776ed911c92f3d5350MD521843/BUOS-985GAR2019-11-14 22:42:52.33oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-985GARRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:42:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividades investigativas e o ensino de Ciências: uma análise comparativa entre aulas expositivas e aulas investigativas
title Atividades investigativas e o ensino de Ciências: uma análise comparativa entre aulas expositivas e aulas investigativas
spellingShingle Atividades investigativas e o ensino de Ciências: uma análise comparativa entre aulas expositivas e aulas investigativas
Wiuba Maria Almeida Melo
Atividades práticas
Ensino de Ciências por Investigação
Educação em ciências
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Quimica  Estudo e ensino
title_short Atividades investigativas e o ensino de Ciências: uma análise comparativa entre aulas expositivas e aulas investigativas
title_full Atividades investigativas e o ensino de Ciências: uma análise comparativa entre aulas expositivas e aulas investigativas
title_fullStr Atividades investigativas e o ensino de Ciências: uma análise comparativa entre aulas expositivas e aulas investigativas
title_full_unstemmed Atividades investigativas e o ensino de Ciências: uma análise comparativa entre aulas expositivas e aulas investigativas
title_sort Atividades investigativas e o ensino de Ciências: uma análise comparativa entre aulas expositivas e aulas investigativas
author Wiuba Maria Almeida Melo
author_facet Wiuba Maria Almeida Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ivan Pontelo Cançado
dc.contributor.author.fl_str_mv Wiuba Maria Almeida Melo
contributor_str_mv Ivan Pontelo Cançado
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades práticas
Ensino de Ciências por Investigação
Educação em ciências
topic Atividades práticas
Ensino de Ciências por Investigação
Educação em ciências
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Quimica  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Ciência  Estudo e ensino
Quimica  Estudo e ensino
description O objetivo deste trabalho foi analisar a atividade investigativa como estratégia de ensino do conceito de densidade, através da realização e comparação de uma sequência de aula expositiva e uma sequência de aula investigativa em duas turmas de Ensino Médio. Em uma das turmas, foi realizada uma aula expositiva e, em outra, uma sequência investigativa, composta de pesquisa inicial na internet, debate e atividade prática investigativa. Para coleta de dados em ambas as turmas, foi aplicado um pré-teste para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. Em seguida foi aplicado um pós-teste para verificar a aprendizagem. Foram obtidos resultados significativos que evidenciam a eficácia das duas estratégias. Na turma onde aplicamos a sequência investigativa os estudantes apresentaram maior desempenho. O tempo necessário para se desenvolver uma sequência de ensino investigativa foi um fator limitador dessa estratégia de ensino.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T11:09:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T11:09:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985GAR
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-985GAR
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-985GAR/1/monografia_wiuba_maria_almeida_melo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-985GAR/2/monografia_wiuba_maria_almeida_melo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e7428f04a62417cdce5ad2c900e788d2
f2c737ea75114a776ed911c92f3d5350
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589150134239232