Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Ribeiro dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AKHLP
Resumo: O curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação, realizado na modalidade de Educação a Distância, possui o objetivo principal de contribuir significativamente para a prática docente dos professores. Tendo em vista esse aspecto, o presente estudo objetivou avaliar quais foram os aspectos do curso que impactaram a prática docente de sujeitos em processo de formação continuada. Como instrumento de produção de dados, foi elaborado um questionário, dividido em três partes (blocos) e enviado via e-mail para todos os professores-cursistas dos polos onde se realizou o curso em sua quarta versão. Para discutir a natureza das respostas foram realizadas analises quantitativamente e qualitativamente. Como contribuição do curso, destaca-se que as práticas docentes tornaram-se mais reflexivas. Ainda, segundo a maioria dos professores-cursistas entrevistados, houve uma melhora no uso das metodologias e estratégias de ensino.
id UFMG_105c6ea32740eb95f26801b44335cdc2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AKHLP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Santer Alvares de MatosRicardo Ribeiro dos Santos2019-08-09T14:20:41Z2019-08-09T14:20:41Z2013-02-23http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AKHLPO curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação, realizado na modalidade de Educação a Distância, possui o objetivo principal de contribuir significativamente para a prática docente dos professores. Tendo em vista esse aspecto, o presente estudo objetivou avaliar quais foram os aspectos do curso que impactaram a prática docente de sujeitos em processo de formação continuada. Como instrumento de produção de dados, foi elaborado um questionário, dividido em três partes (blocos) e enviado via e-mail para todos os professores-cursistas dos polos onde se realizou o curso em sua quarta versão. Para discutir a natureza das respostas foram realizadas analises quantitativamente e qualitativamente. Como contribuição do curso, destaca-se que as práticas docentes tornaram-se mais reflexivas. Ainda, segundo a maioria dos professores-cursistas entrevistados, houve uma melhora no uso das metodologias e estratégias de ensino..Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino à distânciaEducaçãoCiência  Estudo e ensinoProfessores FormaçãoEnsino de Ciências por InvestigaçãoEducação a DistânciaFormação continuadaContribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_finalizada.pdfapplication/pdf132998https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AKHLP/1/monografia_finalizada.pdf639db2087598a4ba9bd520042c18a52eMD51TEXTmonografia_finalizada.pdf.txtmonografia_finalizada.pdf.txtExtracted texttext/plain76742https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AKHLP/2/monografia_finalizada.pdf.txtb0a919064f058390f39e93e7e3adfcf2MD521843/BUBD-9AKHLP2019-11-14 03:46:24.113oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AKHLPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:46:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva
title Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva
spellingShingle Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva
Ricardo Ribeiro dos Santos
Ensino de Ciências por Investigação
Educação a Distância
Formação continuada
Ensino à distância
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Professores Formação
title_short Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva
title_full Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva
title_fullStr Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva
title_full_unstemmed Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva
title_sort Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva
author Ricardo Ribeiro dos Santos
author_facet Ricardo Ribeiro dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santer Alvares de Matos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo Ribeiro dos Santos
contributor_str_mv Santer Alvares de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências por Investigação
Educação a Distância
Formação continuada
topic Ensino de Ciências por Investigação
Educação a Distância
Formação continuada
Ensino à distância
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Professores Formação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ensino à distância
Educação
Ciência  Estudo e ensino
Professores Formação
description O curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação, realizado na modalidade de Educação a Distância, possui o objetivo principal de contribuir significativamente para a prática docente dos professores. Tendo em vista esse aspecto, o presente estudo objetivou avaliar quais foram os aspectos do curso que impactaram a prática docente de sujeitos em processo de formação continuada. Como instrumento de produção de dados, foi elaborado um questionário, dividido em três partes (blocos) e enviado via e-mail para todos os professores-cursistas dos polos onde se realizou o curso em sua quarta versão. Para discutir a natureza das respostas foram realizadas analises quantitativamente e qualitativamente. Como contribuição do curso, destaca-se que as práticas docentes tornaram-se mais reflexivas. Ainda, segundo a maioria dos professores-cursistas entrevistados, houve uma melhora no uso das metodologias e estratégias de ensino.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T14:20:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T14:20:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AKHLP
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AKHLP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AKHLP/1/monografia_finalizada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AKHLP/2/monografia_finalizada.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 639db2087598a4ba9bd520042c18a52e
b0a919064f058390f39e93e7e3adfcf2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589395619512320