Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AKHLP |
Resumo: | O curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação, realizado na modalidade de Educação a Distância, possui o objetivo principal de contribuir significativamente para a prática docente dos professores. Tendo em vista esse aspecto, o presente estudo objetivou avaliar quais foram os aspectos do curso que impactaram a prática docente de sujeitos em processo de formação continuada. Como instrumento de produção de dados, foi elaborado um questionário, dividido em três partes (blocos) e enviado via e-mail para todos os professores-cursistas dos polos onde se realizou o curso em sua quarta versão. Para discutir a natureza das respostas foram realizadas analises quantitativamente e qualitativamente. Como contribuição do curso, destaca-se que as práticas docentes tornaram-se mais reflexivas. Ainda, segundo a maioria dos professores-cursistas entrevistados, houve uma melhora no uso das metodologias e estratégias de ensino. |
id |
UFMG_105c6ea32740eb95f26801b44335cdc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AKHLP |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Santer Alvares de MatosRicardo Ribeiro dos Santos2019-08-09T14:20:41Z2019-08-09T14:20:41Z2013-02-23http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AKHLPO curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação, realizado na modalidade de Educação a Distância, possui o objetivo principal de contribuir significativamente para a prática docente dos professores. Tendo em vista esse aspecto, o presente estudo objetivou avaliar quais foram os aspectos do curso que impactaram a prática docente de sujeitos em processo de formação continuada. Como instrumento de produção de dados, foi elaborado um questionário, dividido em três partes (blocos) e enviado via e-mail para todos os professores-cursistas dos polos onde se realizou o curso em sua quarta versão. Para discutir a natureza das respostas foram realizadas analises quantitativamente e qualitativamente. Como contribuição do curso, destaca-se que as práticas docentes tornaram-se mais reflexivas. Ainda, segundo a maioria dos professores-cursistas entrevistados, houve uma melhora no uso das metodologias e estratégias de ensino..Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino à distânciaEducaçãoCiência Estudo e ensinoProfessores FormaçãoEnsino de Ciências por InvestigaçãoEducação a DistânciaFormação continuadaContribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_finalizada.pdfapplication/pdf132998https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AKHLP/1/monografia_finalizada.pdf639db2087598a4ba9bd520042c18a52eMD51TEXTmonografia_finalizada.pdf.txtmonografia_finalizada.pdf.txtExtracted texttext/plain76742https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AKHLP/2/monografia_finalizada.pdf.txtb0a919064f058390f39e93e7e3adfcf2MD521843/BUBD-9AKHLP2019-11-14 03:46:24.113oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AKHLPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:46:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva |
title |
Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva |
spellingShingle |
Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva Ricardo Ribeiro dos Santos Ensino de Ciências por Investigação Educação a Distância Formação continuada Ensino à distância Educação Ciência Estudo e ensino Professores Formação |
title_short |
Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva |
title_full |
Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva |
title_fullStr |
Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva |
title_full_unstemmed |
Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva |
title_sort |
Contribuições da especialização em Ensino de Ciências por Investigação na prática docente: uma abordagem reflexiva |
author |
Ricardo Ribeiro dos Santos |
author_facet |
Ricardo Ribeiro dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santer Alvares de Matos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricardo Ribeiro dos Santos |
contributor_str_mv |
Santer Alvares de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências por Investigação Educação a Distância Formação continuada |
topic |
Ensino de Ciências por Investigação Educação a Distância Formação continuada Ensino à distância Educação Ciência Estudo e ensino Professores Formação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino à distância Educação Ciência Estudo e ensino Professores Formação |
description |
O curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação, realizado na modalidade de Educação a Distância, possui o objetivo principal de contribuir significativamente para a prática docente dos professores. Tendo em vista esse aspecto, o presente estudo objetivou avaliar quais foram os aspectos do curso que impactaram a prática docente de sujeitos em processo de formação continuada. Como instrumento de produção de dados, foi elaborado um questionário, dividido em três partes (blocos) e enviado via e-mail para todos os professores-cursistas dos polos onde se realizou o curso em sua quarta versão. Para discutir a natureza das respostas foram realizadas analises quantitativamente e qualitativamente. Como contribuição do curso, destaca-se que as práticas docentes tornaram-se mais reflexivas. Ainda, segundo a maioria dos professores-cursistas entrevistados, houve uma melhora no uso das metodologias e estratégias de ensino. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T14:20:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T14:20:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AKHLP |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AKHLP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AKHLP/1/monografia_finalizada.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AKHLP/2/monografia_finalizada.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
639db2087598a4ba9bd520042c18a52e b0a919064f058390f39e93e7e3adfcf2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589395619512320 |