Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto Ângelo de Oliveira Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/37366
Resumo: Esta dissertação analisa, sob o prisma da “Política dos Autores” (segundo Jacques Aumont e Michel Marie, em A análise do filme, 2009), os dois primeiros longas-metragens do diretor norte-americano George Lucas, THX 1138 (1971) e Loucuras de Verão (1973), realizados no período denominado Nova Hollywood, antecedendo o lançamento de Guerra nas Estrelas (1977), procurando refletir sobre a que ponto este fenomenal sucesso – que reergueu a indústria cinematográfica num momento de aposta em produções independentes – encerraria a pretensão autoral de Lucas, transformando-o de “autor” promissor em um poderoso produtor. Espera-se que este estudo lance luz sobre a controversa carreira do popular diretor, resgatando suas contribuições em sua fase considerada aqui como autoral dentro do cinema norte-americano, para além dos efeitos visuais e sonoros que se tornaram atrelados a seu nome de maneira quase inescapável.
id UFMG_10b859fcd59790583b09e1291ac9eaed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37366
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Lúcia Menezes de Andradehttp://lattes.cnpq.br/3135226803336399Mariana Ribeiro da Silva TavaresLeonardo Antunes Cunhahttp://lattes.cnpq.br/6153464559956240Roberto Ângelo de Oliveira Souza2021-08-10T00:07:53Z2021-08-10T00:07:53Z2020-02-14http://hdl.handle.net/1843/37366Esta dissertação analisa, sob o prisma da “Política dos Autores” (segundo Jacques Aumont e Michel Marie, em A análise do filme, 2009), os dois primeiros longas-metragens do diretor norte-americano George Lucas, THX 1138 (1971) e Loucuras de Verão (1973), realizados no período denominado Nova Hollywood, antecedendo o lançamento de Guerra nas Estrelas (1977), procurando refletir sobre a que ponto este fenomenal sucesso – que reergueu a indústria cinematográfica num momento de aposta em produções independentes – encerraria a pretensão autoral de Lucas, transformando-o de “autor” promissor em um poderoso produtor. Espera-se que este estudo lance luz sobre a controversa carreira do popular diretor, resgatando suas contribuições em sua fase considerada aqui como autoral dentro do cinema norte-americano, para além dos efeitos visuais e sonoros que se tornaram atrelados a seu nome de maneira quase inescapável.This master dissertation has the objective of analyzing, through the prism of the theory of “Director-as-Author” (according to Jacques Aumont and Michel Marie, in A Análise do Filme, 2009), the first features films from North-American director George Lucas, THX 1138 (1971) and American Graffiti (1973). Both films were produced during the New Hollywood, period preceding the premiere of Star Wars (1977). This study discusses how this phenomenal success ended the authorial intentions of Lucas and transformed him from a promising “author” into a powerful film producer. It is expected that this study shed some light on the controversial career of such popular director, redeeming his contribution, in his more authorial phase, to the North-American movie industry beyond the visual and sound effects that are inevitably coupled up to his name.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESLucas, George, 1944-Diretores e produtores de cinema - Estados UnidosCinema na indústriaCrítica cinematográficaCinema americanoCinema industrialGeorge LucasAnálise fílmicaNova HollywoodCinema de autorAlém das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37366/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD54ORIGINALDissertaçaoFinalJan2020PosBancaAGO2021FINAL.pdfDissertaçaoFinalJan2020PosBancaAGO2021FINAL.pdfapplication/pdf2655745https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37366/3/Dissertac%cc%a7aoFinalJan2020PosBancaAGO2021FINAL.pdfecd88de3aab7e3700437f141de53041bMD531843/373662021-08-09 21:07:53.716oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-10T00:07:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas
title Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas
spellingShingle Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas
Roberto Ângelo de Oliveira Souza
Cinema industrial
George Lucas
Análise fílmica
Nova Hollywood
Cinema de autor
Lucas, George, 1944-
Diretores e produtores de cinema - Estados Unidos
Cinema na indústria
Crítica cinematográfica
Cinema americano
title_short Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas
title_full Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas
title_fullStr Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas
title_full_unstemmed Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas
title_sort Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas
author Roberto Ângelo de Oliveira Souza
author_facet Roberto Ângelo de Oliveira Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Lúcia Menezes de Andrade
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3135226803336399
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mariana Ribeiro da Silva Tavares
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Leonardo Antunes Cunha
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6153464559956240
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto Ângelo de Oliveira Souza
contributor_str_mv Ana Lúcia Menezes de Andrade
Mariana Ribeiro da Silva Tavares
Leonardo Antunes Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema industrial
George Lucas
Análise fílmica
Nova Hollywood
Cinema de autor
topic Cinema industrial
George Lucas
Análise fílmica
Nova Hollywood
Cinema de autor
Lucas, George, 1944-
Diretores e produtores de cinema - Estados Unidos
Cinema na indústria
Crítica cinematográfica
Cinema americano
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Lucas, George, 1944-
Diretores e produtores de cinema - Estados Unidos
Cinema na indústria
Crítica cinematográfica
Cinema americano
description Esta dissertação analisa, sob o prisma da “Política dos Autores” (segundo Jacques Aumont e Michel Marie, em A análise do filme, 2009), os dois primeiros longas-metragens do diretor norte-americano George Lucas, THX 1138 (1971) e Loucuras de Verão (1973), realizados no período denominado Nova Hollywood, antecedendo o lançamento de Guerra nas Estrelas (1977), procurando refletir sobre a que ponto este fenomenal sucesso – que reergueu a indústria cinematográfica num momento de aposta em produções independentes – encerraria a pretensão autoral de Lucas, transformando-o de “autor” promissor em um poderoso produtor. Espera-se que este estudo lance luz sobre a controversa carreira do popular diretor, resgatando suas contribuições em sua fase considerada aqui como autoral dentro do cinema norte-americano, para além dos efeitos visuais e sonoros que se tornaram atrelados a seu nome de maneira quase inescapável.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-10T00:07:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-10T00:07:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/37366
url http://hdl.handle.net/1843/37366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37366/4/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37366/3/Dissertac%cc%a7aoFinalJan2020PosBancaAGO2021FINAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
ecd88de3aab7e3700437f141de53041b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589413229297664