Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/37366 |
Resumo: | Esta dissertação analisa, sob o prisma da “Política dos Autores” (segundo Jacques Aumont e Michel Marie, em A análise do filme, 2009), os dois primeiros longas-metragens do diretor norte-americano George Lucas, THX 1138 (1971) e Loucuras de Verão (1973), realizados no período denominado Nova Hollywood, antecedendo o lançamento de Guerra nas Estrelas (1977), procurando refletir sobre a que ponto este fenomenal sucesso – que reergueu a indústria cinematográfica num momento de aposta em produções independentes – encerraria a pretensão autoral de Lucas, transformando-o de “autor” promissor em um poderoso produtor. Espera-se que este estudo lance luz sobre a controversa carreira do popular diretor, resgatando suas contribuições em sua fase considerada aqui como autoral dentro do cinema norte-americano, para além dos efeitos visuais e sonoros que se tornaram atrelados a seu nome de maneira quase inescapável. |
id |
UFMG_10b859fcd59790583b09e1291ac9eaed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/37366 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Lúcia Menezes de Andradehttp://lattes.cnpq.br/3135226803336399Mariana Ribeiro da Silva TavaresLeonardo Antunes Cunhahttp://lattes.cnpq.br/6153464559956240Roberto Ângelo de Oliveira Souza2021-08-10T00:07:53Z2021-08-10T00:07:53Z2020-02-14http://hdl.handle.net/1843/37366Esta dissertação analisa, sob o prisma da “Política dos Autores” (segundo Jacques Aumont e Michel Marie, em A análise do filme, 2009), os dois primeiros longas-metragens do diretor norte-americano George Lucas, THX 1138 (1971) e Loucuras de Verão (1973), realizados no período denominado Nova Hollywood, antecedendo o lançamento de Guerra nas Estrelas (1977), procurando refletir sobre a que ponto este fenomenal sucesso – que reergueu a indústria cinematográfica num momento de aposta em produções independentes – encerraria a pretensão autoral de Lucas, transformando-o de “autor” promissor em um poderoso produtor. Espera-se que este estudo lance luz sobre a controversa carreira do popular diretor, resgatando suas contribuições em sua fase considerada aqui como autoral dentro do cinema norte-americano, para além dos efeitos visuais e sonoros que se tornaram atrelados a seu nome de maneira quase inescapável.This master dissertation has the objective of analyzing, through the prism of the theory of “Director-as-Author” (according to Jacques Aumont and Michel Marie, in A Análise do Filme, 2009), the first features films from North-American director George Lucas, THX 1138 (1971) and American Graffiti (1973). Both films were produced during the New Hollywood, period preceding the premiere of Star Wars (1977). This study discusses how this phenomenal success ended the authorial intentions of Lucas and transformed him from a promising “author” into a powerful film producer. It is expected that this study shed some light on the controversial career of such popular director, redeeming his contribution, in his more authorial phase, to the North-American movie industry beyond the visual and sound effects that are inevitably coupled up to his name.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESLucas, George, 1944-Diretores e produtores de cinema - Estados UnidosCinema na indústriaCrítica cinematográficaCinema americanoCinema industrialGeorge LucasAnálise fílmicaNova HollywoodCinema de autorAlém das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37366/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD54ORIGINALDissertaçaoFinalJan2020PosBancaAGO2021FINAL.pdfDissertaçaoFinalJan2020PosBancaAGO2021FINAL.pdfapplication/pdf2655745https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37366/3/Dissertac%cc%a7aoFinalJan2020PosBancaAGO2021FINAL.pdfecd88de3aab7e3700437f141de53041bMD531843/373662021-08-09 21:07:53.716oai:repositorio.ufmg.br:1843/37366TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-10T00:07:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas |
title |
Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas |
spellingShingle |
Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas Roberto Ângelo de Oliveira Souza Cinema industrial George Lucas Análise fílmica Nova Hollywood Cinema de autor Lucas, George, 1944- Diretores e produtores de cinema - Estados Unidos Cinema na indústria Crítica cinematográfica Cinema americano |
title_short |
Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas |
title_full |
Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas |
title_fullStr |
Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas |
title_full_unstemmed |
Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas |
title_sort |
Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas |
author |
Roberto Ângelo de Oliveira Souza |
author_facet |
Roberto Ângelo de Oliveira Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Lúcia Menezes de Andrade |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3135226803336399 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mariana Ribeiro da Silva Tavares |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Leonardo Antunes Cunha |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6153464559956240 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roberto Ângelo de Oliveira Souza |
contributor_str_mv |
Ana Lúcia Menezes de Andrade Mariana Ribeiro da Silva Tavares Leonardo Antunes Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema industrial George Lucas Análise fílmica Nova Hollywood Cinema de autor |
topic |
Cinema industrial George Lucas Análise fílmica Nova Hollywood Cinema de autor Lucas, George, 1944- Diretores e produtores de cinema - Estados Unidos Cinema na indústria Crítica cinematográfica Cinema americano |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Lucas, George, 1944- Diretores e produtores de cinema - Estados Unidos Cinema na indústria Crítica cinematográfica Cinema americano |
description |
Esta dissertação analisa, sob o prisma da “Política dos Autores” (segundo Jacques Aumont e Michel Marie, em A análise do filme, 2009), os dois primeiros longas-metragens do diretor norte-americano George Lucas, THX 1138 (1971) e Loucuras de Verão (1973), realizados no período denominado Nova Hollywood, antecedendo o lançamento de Guerra nas Estrelas (1977), procurando refletir sobre a que ponto este fenomenal sucesso – que reergueu a indústria cinematográfica num momento de aposta em produções independentes – encerraria a pretensão autoral de Lucas, transformando-o de “autor” promissor em um poderoso produtor. Espera-se que este estudo lance luz sobre a controversa carreira do popular diretor, resgatando suas contribuições em sua fase considerada aqui como autoral dentro do cinema norte-americano, para além dos efeitos visuais e sonoros que se tornaram atrelados a seu nome de maneira quase inescapável. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-10T00:07:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-10T00:07:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/37366 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/37366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37366/4/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37366/3/Dissertac%cc%a7aoFinalJan2020PosBancaAGO2021FINAL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 ecd88de3aab7e3700437f141de53041b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589413229297664 |