Ginástica escolar: situação atual, avanços e necessidades futuras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jéssica Versiane Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BBZRPX
Resumo: A Educação Física escolar é de grande importância para o crescimento e desenvolvimento dos alunos. A diversidade de conteúdos ministrados pelos professores de Educação Física, proporciona aos alunos o conhecimento de inúmeras modalidades esportivas e principalmente a importância e a valorização dessa disciplina. Infelizmente, atualmente é notório o desinteresse dos próprios professores de Educação Física em planejar e ministrar as aulas, inúmeros professores preferem deixar os alunos apenas com atividades de bola ou até mesmo aulas livres, não exploram a capacidade dos alunos de aprenderem. Como por exemplo, a Ginástica, conteúdo nas aulas de Educação Física, proporcionando aos alunos a praticarem essa modalidade tão rica que a habilita para a multiplicidade de experiências corporais extremamente importantes para o desenvolvimento global do indivíduo. O objetivo do presente estudo foi verificar a situação atual, avanços e necessidades futuras na ginástica escolar. A metodologia pautou-se em um estudo qualitativo em uma análise descritiva, sua amostra foi com 87 professores de educação física de ambos os sexos, pertencentes ao corpo docente de escolas particulares, do estado e da prefeitura de Minas Gerais. A partir da análise do questionário com perguntas semiabertas, abertas e fechadas foi realizada uma análise dos conteúdos. Nos resultados encontrados, professores ainda criam barreiras em ministrarem o conteúdo Ginástica em suas aulas. Barreiras estas como a falta de espaço, materiais, do planejamento adequado e do domínio das aulas em seu conteúdo específico. Também foi possível verificarmos uma correspondência na escolha do conteúdo esportes ministrados nas aulas de Educação Física em relação às perspectivas futuras para as aulas de Ginástica, foi apontado uma procura maior na maior qualidade das aulas e fazer garantir espaços adequados para as aulas de Ginásticas. O presente estudo pretendeu recolher elementos essenciais da atualidade escolar, cuja discussões existem e são necessárias para a continuidade da investigação futura, como também, fornecer para o domínio da prática reflexões, referenciais sobre o fazer pedagógico nas condições de prática de ensino real
id UFMG_115641deded5b453efed8a85b873bb45
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BBZRPX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ivana Montandon Soares AleixoJéssica Versiane Martins2019-08-09T19:39:53Z2019-08-09T19:39:53Z2016-12-15http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BBZRPXA Educação Física escolar é de grande importância para o crescimento e desenvolvimento dos alunos. A diversidade de conteúdos ministrados pelos professores de Educação Física, proporciona aos alunos o conhecimento de inúmeras modalidades esportivas e principalmente a importância e a valorização dessa disciplina. Infelizmente, atualmente é notório o desinteresse dos próprios professores de Educação Física em planejar e ministrar as aulas, inúmeros professores preferem deixar os alunos apenas com atividades de bola ou até mesmo aulas livres, não exploram a capacidade dos alunos de aprenderem. Como por exemplo, a Ginástica, conteúdo nas aulas de Educação Física, proporcionando aos alunos a praticarem essa modalidade tão rica que a habilita para a multiplicidade de experiências corporais extremamente importantes para o desenvolvimento global do indivíduo. O objetivo do presente estudo foi verificar a situação atual, avanços e necessidades futuras na ginástica escolar. A metodologia pautou-se em um estudo qualitativo em uma análise descritiva, sua amostra foi com 87 professores de educação física de ambos os sexos, pertencentes ao corpo docente de escolas particulares, do estado e da prefeitura de Minas Gerais. A partir da análise do questionário com perguntas semiabertas, abertas e fechadas foi realizada uma análise dos conteúdos. Nos resultados encontrados, professores ainda criam barreiras em ministrarem o conteúdo Ginástica em suas aulas. Barreiras estas como a falta de espaço, materiais, do planejamento adequado e do domínio das aulas em seu conteúdo específico. Também foi possível verificarmos uma correspondência na escolha do conteúdo esportes ministrados nas aulas de Educação Física em relação às perspectivas futuras para as aulas de Ginástica, foi apontado uma procura maior na maior qualidade das aulas e fazer garantir espaços adequados para as aulas de Ginásticas. O presente estudo pretendeu recolher elementos essenciais da atualidade escolar, cuja discussões existem e são necessárias para a continuidade da investigação futura, como também, fornecer para o domínio da prática reflexões, referenciais sobre o fazer pedagógico nas condições de prática de ensino realThe School Physical Education is of great importance for the growth and development of students. The diversity of content taught by the Physical Education teachers, gives students the knowledge of numerous sports modalities and especially the importance and value of this discipline. Unfortunately, the lack of interest of Physical Education teachers themselves in planning and delivering classes, many teachers prefer to leave students with only ball activities or even "free classes", do not exploit students' ability to learn. As for example, Gymnastics, content in Physical Education classes, providing students to practice this mode so rich that enables it to multiplicity of body experiences extremely important for the overall development of the individual. The objective of the present study was to verify the current situation, advances and future needs in school gymnastics. The methodology was based on a qualitative study in a descriptive analysis, its sample was with 87 physical education teachers of both sexes, belonging to the faculty of private schools, the state and the prefecture of Minas Gerais. From the analysis of the questionnaire with semi-open, closed and closed questions, a content analysis was performed. In the results found, teachers still create barriers in administering the content "Gymnastics" in their classes. Barriers such as lack of space, materials, proper planning and mastery of classes in their specific content. It was also possible to verify a correspondence in the choice of the "sports" content taught in Physical Education classes in relation to the future perspectives for Gymnastics classes, it was pointed out a greater demand in the highest quality of the classes and to ensure adequate spaces for Gymnastics classes. The present study aimed to collect essential elements of current schooling, whose discussions exist and are necessary for the continuity of future research, as well as providing, for the domain of practice, reflections, references on pedagogical doing in the conditions of actual teaching practiceUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGGinásticaEducação física Estudo e ensinoGinástica artísticaGinásticaEducação física escolarGinástica escolar: situação atual, avanços e necessidades futurasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_vers_o_capa_dura.pdfapplication/pdf888965https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BBZRPX/1/monografia_vers_o_capa_dura.pdfae2da9d905a5017b5bdba1b40d11eaf9MD51TEXTmonografia_vers_o_capa_dura.pdf.txtmonografia_vers_o_capa_dura.pdf.txtExtracted texttext/plain60001https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BBZRPX/2/monografia_vers_o_capa_dura.pdf.txtf3a72f9bcb3065251c20230c6d6a82f5MD521843/EEFF-BBZRPX2019-11-14 06:56:08.543oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BBZRPXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:56:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ginástica escolar: situação atual, avanços e necessidades futuras
title Ginástica escolar: situação atual, avanços e necessidades futuras
spellingShingle Ginástica escolar: situação atual, avanços e necessidades futuras
Jéssica Versiane Martins
Ginástica artística
Ginástica
Educação física escolar
Ginástica
Educação física Estudo e ensino
title_short Ginástica escolar: situação atual, avanços e necessidades futuras
title_full Ginástica escolar: situação atual, avanços e necessidades futuras
title_fullStr Ginástica escolar: situação atual, avanços e necessidades futuras
title_full_unstemmed Ginástica escolar: situação atual, avanços e necessidades futuras
title_sort Ginástica escolar: situação atual, avanços e necessidades futuras
author Jéssica Versiane Martins
author_facet Jéssica Versiane Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ivana Montandon Soares Aleixo
dc.contributor.author.fl_str_mv Jéssica Versiane Martins
contributor_str_mv Ivana Montandon Soares Aleixo
dc.subject.por.fl_str_mv Ginástica artística
Ginástica
Educação física escolar
topic Ginástica artística
Ginástica
Educação física escolar
Ginástica
Educação física Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ginástica
Educação física Estudo e ensino
description A Educação Física escolar é de grande importância para o crescimento e desenvolvimento dos alunos. A diversidade de conteúdos ministrados pelos professores de Educação Física, proporciona aos alunos o conhecimento de inúmeras modalidades esportivas e principalmente a importância e a valorização dessa disciplina. Infelizmente, atualmente é notório o desinteresse dos próprios professores de Educação Física em planejar e ministrar as aulas, inúmeros professores preferem deixar os alunos apenas com atividades de bola ou até mesmo aulas livres, não exploram a capacidade dos alunos de aprenderem. Como por exemplo, a Ginástica, conteúdo nas aulas de Educação Física, proporcionando aos alunos a praticarem essa modalidade tão rica que a habilita para a multiplicidade de experiências corporais extremamente importantes para o desenvolvimento global do indivíduo. O objetivo do presente estudo foi verificar a situação atual, avanços e necessidades futuras na ginástica escolar. A metodologia pautou-se em um estudo qualitativo em uma análise descritiva, sua amostra foi com 87 professores de educação física de ambos os sexos, pertencentes ao corpo docente de escolas particulares, do estado e da prefeitura de Minas Gerais. A partir da análise do questionário com perguntas semiabertas, abertas e fechadas foi realizada uma análise dos conteúdos. Nos resultados encontrados, professores ainda criam barreiras em ministrarem o conteúdo Ginástica em suas aulas. Barreiras estas como a falta de espaço, materiais, do planejamento adequado e do domínio das aulas em seu conteúdo específico. Também foi possível verificarmos uma correspondência na escolha do conteúdo esportes ministrados nas aulas de Educação Física em relação às perspectivas futuras para as aulas de Ginástica, foi apontado uma procura maior na maior qualidade das aulas e fazer garantir espaços adequados para as aulas de Ginásticas. O presente estudo pretendeu recolher elementos essenciais da atualidade escolar, cuja discussões existem e são necessárias para a continuidade da investigação futura, como também, fornecer para o domínio da prática reflexões, referenciais sobre o fazer pedagógico nas condições de prática de ensino real
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T19:39:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T19:39:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BBZRPX
url http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BBZRPX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BBZRPX/1/monografia_vers_o_capa_dura.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BBZRPX/2/monografia_vers_o_capa_dura.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ae2da9d905a5017b5bdba1b40d11eaf9
f3a72f9bcb3065251c20230c6d6a82f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589286026543104