Consciência ambiental e comportamento do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/909 |
Resumo: | O crescente interesse pelo tema pode ser creditado ao amplo reconhecimento da atual crise que passa o meio ambiente. Entre as causas desta crise estão a exploração indiscriminada que o homem vem fazendo do ambiente natural, além dos efeitos de práticas empresariais e do comportamento de compra dos produtos. Hartmann e Ibáñez (2006, p. 678) vão mais longe ainda ao enfatizarem que o comportamento de compra(verde) é central para a transformação social. O presente trabalho tem o objetivo de verificar a consistência da escala da Consciência Ecológica sugerida por Lages e Vargas Neto (2002) replicando-a a outra amostragem em diferentes cidades. Para atingir os objetivos do presente estudo, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Inicialmente foi revisada a literatura sobre o tema comportamento do consumidor ambientalmente consciente; em seguida foi aplicada o instrumento de pesquisa a amostragem selecionada e por fim foi apurado os resultados com base nas análises do software estatístico SPSS 12. Os resultados desta pesquisa mostraram que a maioria das dimensões encontradas no estudo dos dois autores foi corroborada no estudo atual. Além disso, o alto grau de confiabilidade da escala mostrou ser possível a sua replicação. |
id |
FURG_813ecd1152b9042069d7aa1cf3c2a193 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/909 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Azevêdo, Alexandre Cabral deCunha, Fernando RafaelQuinelato, RafaelaMadureira, Danilo Marques2011-08-23T19:56:46Z2011-08-23T19:56:46Z2010AZEVÊDO, Alexandre Cabral de. et al. Consciência ambiental e comportamento do consumidor. In: Seminários em Administração, 2010, São Paulo. XIII SEMEAD Seminários em Administração - Sustentabilidade Ambiental nas Organizações, 2010. Disponível em: <www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/1050>. Acesso em: 14 jul. 2011.2177-3866http://repositorio.furg.br/handle/1/909O crescente interesse pelo tema pode ser creditado ao amplo reconhecimento da atual crise que passa o meio ambiente. Entre as causas desta crise estão a exploração indiscriminada que o homem vem fazendo do ambiente natural, além dos efeitos de práticas empresariais e do comportamento de compra dos produtos. Hartmann e Ibáñez (2006, p. 678) vão mais longe ainda ao enfatizarem que o comportamento de compra(verde) é central para a transformação social. O presente trabalho tem o objetivo de verificar a consistência da escala da Consciência Ecológica sugerida por Lages e Vargas Neto (2002) replicando-a a outra amostragem em diferentes cidades. Para atingir os objetivos do presente estudo, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Inicialmente foi revisada a literatura sobre o tema comportamento do consumidor ambientalmente consciente; em seguida foi aplicada o instrumento de pesquisa a amostragem selecionada e por fim foi apurado os resultados com base nas análises do software estatístico SPSS 12. Os resultados desta pesquisa mostraram que a maioria das dimensões encontradas no estudo dos dois autores foi corroborada no estudo atual. Além disso, o alto grau de confiabilidade da escala mostrou ser possível a sua replicação.The growing interest in the subject can be credited to the broad recognition that the current crisis is the environment. Among the causes of this crisis are indiscriminate exploitation that man is doing the natural environment, beyond the effects of business practices and purchasing behavior. Hartmann and Ibáñez (2006, p. 678) go even further by emphasizing that the buying behavior (green) is central to social transformation. The present work aims to verify the consistency of the scale suggested by the Ecological Consciousness Lages and Vargas Neto (2002) by replicating it to another sample in a different cities. To achieve the objectives of this study, the research was conducted in three stages. Initially we reviewed the literature on the subject of environmentally conscious consumer behavior and then was applied to the research instrument selected sample and it was finally ascertained results based on the analysis in SPSS 12. Our results showed that most of the dimensions found in the study of both authors was supported in the current study. Moreover, the high degree of reliability of the scale proved possible replication.porSustentabilidadeMarketingComportamento do consumidorSustainabilityMarketingConsumer behaviorConsciência ambiental e comportamento do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81724https://repositorio.furg.br/bitstream/1/909/2/license.txt5b92b9704b4f13242d70e45ddef35a68MD52open accessORIGINALConsciência ambiental e comportamento do consumidor.pdfConsciência ambiental e comportamento do consumidor.pdfapplication/pdf839365https://repositorio.furg.br/bitstream/1/909/1/Consci%c3%aancia%20ambiental%20e%20comportamento%20do%20consumidor.pdf9cccc8dc35a192674fdc8a1412f06346MD51open access1/9092011-08-23 16:56:46.485open accessoai:repositorio.furg.br:1/909w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYQpsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0KY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkZTogcmVwb3NpdG9yaW9AZnVyZy5iciBvdSAweHggNTMgMzIzMy02NzA2LgoKTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvL2EgU3IuL1NyYS4gKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcik6CgphKSBDb25jZWRlIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFJpbyBHcmFuZGUgLSAgRlVSRyBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIEZVUkcgb3MgZGlyZWl0b3MgcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IGNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIEZVUkcsIGRlY2xhcmEgcXVlIGN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UgYWNvcmRvLgoKQSBGVVJHIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykgY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-23T19:56:46Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consciência ambiental e comportamento do consumidor |
title |
Consciência ambiental e comportamento do consumidor |
spellingShingle |
Consciência ambiental e comportamento do consumidor Azevêdo, Alexandre Cabral de Sustentabilidade Marketing Comportamento do consumidor Sustainability Marketing Consumer behavior |
title_short |
Consciência ambiental e comportamento do consumidor |
title_full |
Consciência ambiental e comportamento do consumidor |
title_fullStr |
Consciência ambiental e comportamento do consumidor |
title_full_unstemmed |
Consciência ambiental e comportamento do consumidor |
title_sort |
Consciência ambiental e comportamento do consumidor |
author |
Azevêdo, Alexandre Cabral de |
author_facet |
Azevêdo, Alexandre Cabral de Cunha, Fernando Rafael Quinelato, Rafaela Madureira, Danilo Marques |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Fernando Rafael Quinelato, Rafaela Madureira, Danilo Marques |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevêdo, Alexandre Cabral de Cunha, Fernando Rafael Quinelato, Rafaela Madureira, Danilo Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Marketing Comportamento do consumidor Sustainability Marketing Consumer behavior |
topic |
Sustentabilidade Marketing Comportamento do consumidor Sustainability Marketing Consumer behavior |
description |
O crescente interesse pelo tema pode ser creditado ao amplo reconhecimento da atual crise que passa o meio ambiente. Entre as causas desta crise estão a exploração indiscriminada que o homem vem fazendo do ambiente natural, além dos efeitos de práticas empresariais e do comportamento de compra dos produtos. Hartmann e Ibáñez (2006, p. 678) vão mais longe ainda ao enfatizarem que o comportamento de compra(verde) é central para a transformação social. O presente trabalho tem o objetivo de verificar a consistência da escala da Consciência Ecológica sugerida por Lages e Vargas Neto (2002) replicando-a a outra amostragem em diferentes cidades. Para atingir os objetivos do presente estudo, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Inicialmente foi revisada a literatura sobre o tema comportamento do consumidor ambientalmente consciente; em seguida foi aplicada o instrumento de pesquisa a amostragem selecionada e por fim foi apurado os resultados com base nas análises do software estatístico SPSS 12. Os resultados desta pesquisa mostraram que a maioria das dimensões encontradas no estudo dos dois autores foi corroborada no estudo atual. Além disso, o alto grau de confiabilidade da escala mostrou ser possível a sua replicação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-08-23T19:56:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-08-23T19:56:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AZEVÊDO, Alexandre Cabral de. et al. Consciência ambiental e comportamento do consumidor. In: Seminários em Administração, 2010, São Paulo. XIII SEMEAD Seminários em Administração - Sustentabilidade Ambiental nas Organizações, 2010. Disponível em: <www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/1050>. Acesso em: 14 jul. 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.furg.br/handle/1/909 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2177-3866 |
identifier_str_mv |
AZEVÊDO, Alexandre Cabral de. et al. Consciência ambiental e comportamento do consumidor. In: Seminários em Administração, 2010, São Paulo. XIII SEMEAD Seminários em Administração - Sustentabilidade Ambiental nas Organizações, 2010. Disponível em: <www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/1050>. Acesso em: 14 jul. 2011. 2177-3866 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.furg.br/bitstream/1/909/2/license.txt https://repositorio.furg.br/bitstream/1/909/1/Consci%c3%aancia%20ambiental%20e%20comportamento%20do%20consumidor.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b92b9704b4f13242d70e45ddef35a68 9cccc8dc35a192674fdc8a1412f06346 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313653077803008 |