Consciência ambiental e comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevêdo, Alexandre Cabral de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cunha, Fernando Rafael, Quinelato, Rafaela, Madureira, Danilo Marques
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/909
Resumo: O crescente interesse pelo tema pode ser creditado ao amplo reconhecimento da atual crise que passa o meio ambiente. Entre as causas desta crise estão a exploração indiscriminada que o homem vem fazendo do ambiente natural, além dos efeitos de práticas empresariais e do comportamento de compra dos produtos. Hartmann e Ibáñez (2006, p. 678) vão mais longe ainda ao enfatizarem que o comportamento de compra(verde) é central para a transformação social. O presente trabalho tem o objetivo de verificar a consistência da escala da Consciência Ecológica sugerida por Lages e Vargas Neto (2002) replicando-a a outra amostragem em diferentes cidades. Para atingir os objetivos do presente estudo, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Inicialmente foi revisada a literatura sobre o tema comportamento do consumidor ambientalmente consciente; em seguida foi aplicada o instrumento de pesquisa a amostragem selecionada e por fim foi apurado os resultados com base nas análises do software estatístico SPSS 12. Os resultados desta pesquisa mostraram que a maioria das dimensões encontradas no estudo dos dois autores foi corroborada no estudo atual. Além disso, o alto grau de confiabilidade da escala mostrou ser possível a sua replicação.
id FURG_813ecd1152b9042069d7aa1cf3c2a193
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/909
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Azevêdo, Alexandre Cabral deCunha, Fernando RafaelQuinelato, RafaelaMadureira, Danilo Marques2011-08-23T19:56:46Z2011-08-23T19:56:46Z2010AZEVÊDO, Alexandre Cabral de. et al. Consciência ambiental e comportamento do consumidor. In: Seminários em Administração, 2010, São Paulo. XIII SEMEAD Seminários em Administração - Sustentabilidade Ambiental nas Organizações, 2010. Disponível em: <www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/1050>. Acesso em: 14 jul. 2011.2177-3866http://repositorio.furg.br/handle/1/909O crescente interesse pelo tema pode ser creditado ao amplo reconhecimento da atual crise que passa o meio ambiente. Entre as causas desta crise estão a exploração indiscriminada que o homem vem fazendo do ambiente natural, além dos efeitos de práticas empresariais e do comportamento de compra dos produtos. Hartmann e Ibáñez (2006, p. 678) vão mais longe ainda ao enfatizarem que o comportamento de compra(verde) é central para a transformação social. O presente trabalho tem o objetivo de verificar a consistência da escala da Consciência Ecológica sugerida por Lages e Vargas Neto (2002) replicando-a a outra amostragem em diferentes cidades. Para atingir os objetivos do presente estudo, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Inicialmente foi revisada a literatura sobre o tema comportamento do consumidor ambientalmente consciente; em seguida foi aplicada o instrumento de pesquisa a amostragem selecionada e por fim foi apurado os resultados com base nas análises do software estatístico SPSS 12. Os resultados desta pesquisa mostraram que a maioria das dimensões encontradas no estudo dos dois autores foi corroborada no estudo atual. Além disso, o alto grau de confiabilidade da escala mostrou ser possível a sua replicação.The growing interest in the subject can be credited to the broad recognition that the current crisis is the environment. Among the causes of this crisis are indiscriminate exploitation that man is doing the natural environment, beyond the effects of business practices and purchasing behavior. Hartmann and Ibáñez (2006, p. 678) go even further by emphasizing that the buying behavior (green) is central to social transformation. The present work aims to verify the consistency of the scale suggested by the Ecological Consciousness Lages and Vargas Neto (2002) by replicating it to another sample in a different cities. To achieve the objectives of this study, the research was conducted in three stages. Initially we reviewed the literature on the subject of environmentally conscious consumer behavior and then was applied to the research instrument selected sample and it was finally ascertained results based on the analysis in SPSS 12. Our results showed that most of the dimensions found in the study of both authors was supported in the current study. Moreover, the high degree of reliability of the scale proved possible replication.porSustentabilidadeMarketingComportamento do consumidorSustainabilityMarketingConsumer behaviorConsciência ambiental e comportamento do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81724https://repositorio.furg.br/bitstream/1/909/2/license.txt5b92b9704b4f13242d70e45ddef35a68MD52open accessORIGINALConsciência ambiental e comportamento do consumidor.pdfConsciência ambiental e comportamento do consumidor.pdfapplication/pdf839365https://repositorio.furg.br/bitstream/1/909/1/Consci%c3%aancia%20ambiental%20e%20comportamento%20do%20consumidor.pdf9cccc8dc35a192674fdc8a1412f06346MD51open access1/9092011-08-23 16:56:46.485open accessoai:repositorio.furg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-23T19:56:46Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consciência ambiental e comportamento do consumidor
title Consciência ambiental e comportamento do consumidor
spellingShingle Consciência ambiental e comportamento do consumidor
Azevêdo, Alexandre Cabral de
Sustentabilidade
Marketing
Comportamento do consumidor
Sustainability
Marketing
Consumer behavior
title_short Consciência ambiental e comportamento do consumidor
title_full Consciência ambiental e comportamento do consumidor
title_fullStr Consciência ambiental e comportamento do consumidor
title_full_unstemmed Consciência ambiental e comportamento do consumidor
title_sort Consciência ambiental e comportamento do consumidor
author Azevêdo, Alexandre Cabral de
author_facet Azevêdo, Alexandre Cabral de
Cunha, Fernando Rafael
Quinelato, Rafaela
Madureira, Danilo Marques
author_role author
author2 Cunha, Fernando Rafael
Quinelato, Rafaela
Madureira, Danilo Marques
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevêdo, Alexandre Cabral de
Cunha, Fernando Rafael
Quinelato, Rafaela
Madureira, Danilo Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Marketing
Comportamento do consumidor
Sustainability
Marketing
Consumer behavior
topic Sustentabilidade
Marketing
Comportamento do consumidor
Sustainability
Marketing
Consumer behavior
description O crescente interesse pelo tema pode ser creditado ao amplo reconhecimento da atual crise que passa o meio ambiente. Entre as causas desta crise estão a exploração indiscriminada que o homem vem fazendo do ambiente natural, além dos efeitos de práticas empresariais e do comportamento de compra dos produtos. Hartmann e Ibáñez (2006, p. 678) vão mais longe ainda ao enfatizarem que o comportamento de compra(verde) é central para a transformação social. O presente trabalho tem o objetivo de verificar a consistência da escala da Consciência Ecológica sugerida por Lages e Vargas Neto (2002) replicando-a a outra amostragem em diferentes cidades. Para atingir os objetivos do presente estudo, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Inicialmente foi revisada a literatura sobre o tema comportamento do consumidor ambientalmente consciente; em seguida foi aplicada o instrumento de pesquisa a amostragem selecionada e por fim foi apurado os resultados com base nas análises do software estatístico SPSS 12. Os resultados desta pesquisa mostraram que a maioria das dimensões encontradas no estudo dos dois autores foi corroborada no estudo atual. Além disso, o alto grau de confiabilidade da escala mostrou ser possível a sua replicação.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-08-23T19:56:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-08-23T19:56:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZEVÊDO, Alexandre Cabral de. et al. Consciência ambiental e comportamento do consumidor. In: Seminários em Administração, 2010, São Paulo. XIII SEMEAD Seminários em Administração - Sustentabilidade Ambiental nas Organizações, 2010. Disponível em: <www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/1050>. Acesso em: 14 jul. 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.furg.br/handle/1/909
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2177-3866
identifier_str_mv AZEVÊDO, Alexandre Cabral de. et al. Consciência ambiental e comportamento do consumidor. In: Seminários em Administração, 2010, São Paulo. XIII SEMEAD Seminários em Administração - Sustentabilidade Ambiental nas Organizações, 2010. Disponível em: <www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/1050>. Acesso em: 14 jul. 2011.
2177-3866
url http://repositorio.furg.br/handle/1/909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.furg.br/bitstream/1/909/2/license.txt
https://repositorio.furg.br/bitstream/1/909/1/Consci%c3%aancia%20ambiental%20e%20comportamento%20do%20consumidor.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b92b9704b4f13242d70e45ddef35a68
9cccc8dc35a192674fdc8a1412f06346
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313653077803008