Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanessa Regina Eleuterio Miranda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA6P5G
Resumo: O trabalho de pesquisa teve por objetivo analisar aspectos de um currículo de formação inicial de professoras da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como foco a formação docente para o trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais. Trata-se de um estudo de caso cujo lócus de investigação foi a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição que se destaca no meio acadêmico pela existência de diversas atividades ligadas à questão racial, seja no âmbito da militância e atuação política de parte de sua comunidade acadêmica, seja na produção e na difusão de conhecimentos sobre a temática, em suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. O estudo centrou-se nos currículos do Curso de Pedagogia (modalidade presencial), tendo como preocupação analisar como se dá a preparação de professores para o trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais, na formação inicial, bem como os interesses e as relações de poder envolvidas nas decisões e ações institucionais e de seus docentes para materializar esse percurso/aspecto formativo. Utilizando como metodologias a Análise de Conteúdo e a Análise Crítica do Discurso (ACD), a análise se concentrou no conjunto de documentos curriculares relativo ao curso em questãoe nas percepções e nos sentidos atribuídos, por parte dos professores e por estudantes do curso, à formação para trabalhar com a Educação das Relações Étnico-Raciais e, consequentemente, ao currículo
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