Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanessa Regina Eleutério Miranda de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/46190
Resumo: This work aims to reflect on aspectsof a curriculum of initial training of teachers of early childhood education and the initial years of elementary education, focusing on the theme of Afro -Brazilian and African cultures. It presents data related to a case study carried out in a Brazilianuniversity institution, having as central concern the preparation of teachers for the work with the education of ethnic-racial relations. From the prescribed curriculum, we identify characteristics that materialize power relations involved in institutional decisions and actions, indicating possibilities and limits in this teacher training. Through concepts such as coloniality of power and coloniality of knowledge (QUIJANO, 2014) and of indolent reason and ecology of knowledge (SANTOS, 2001, 2002, 2010), wemake notes on the elements and indications of how the theme is seen and assumed by the institution, outlining a scenario in which beliefs and values can be determinant of the choices made by the academic community.
id UFMG_5f8dc5f02f59a7380aa1680c5e32ed4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/46190
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciaisTeacher training to work with education of ethnic-racial relationsCurrículoFormação de ProfessoresPedagogiaEducação das Relações Étnico-RaciaisFormação de professoresEducaçãoThis work aims to reflect on aspectsof a curriculum of initial training of teachers of early childhood education and the initial years of elementary education, focusing on the theme of Afro -Brazilian and African cultures. It presents data related to a case study carried out in a Brazilianuniversity institution, having as central concern the preparation of teachers for the work with the education of ethnic-racial relations. From the prescribed curriculum, we identify characteristics that materialize power relations involved in institutional decisions and actions, indicating possibilities and limits in this teacher training. Through concepts such as coloniality of power and coloniality of knowledge (QUIJANO, 2014) and of indolent reason and ecology of knowledge (SANTOS, 2001, 2002, 2010), wemake notes on the elements and indications of how the theme is seen and assumed by the institution, outlining a scenario in which beliefs and values can be determinant of the choices made by the academic community.Este trabalho tem como objetivo refletir sobre aspectos de um currículo de formação inicial de professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco na temática das culturas afro-brasileiras e africanas. Apresenta dados relativos a um estudo de caso realizado em uma instituição universitária brasileira, tendo como preocupação central a preparação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais. A partir do currículo prescrito, identificamos características que materializam relações de poder envolvidas nas decisões e ações institucionais, indicando possibilidades e limites nessa formação de professores. Por meio de conceitos como colonialidade do poder e colonialidade do saber(QUIJANO, 2014)e de razão indolente e ecologia de saberes(SANTOS, 2001; 2002; 2010), realizamos apontamentos sobre os elementos e indícios de como a temática é vista e assumida pela instituição, esboçando-nos um cenário no qual crenças e valores podem ser determinantes das escolhas feitas pela comunidade acadêmica.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOUFMG2022-10-13T20:13:34Z2022-10-13T20:13:34Z2020-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.34117/bjdv6n5-56625258761http://hdl.handle.net/1843/46190porBrazilian journal of developmentVanessa Regina Eleutério Miranda de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-10-13T20:13:34Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/46190Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-10-13T20:13:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais
Teacher training to work with education of ethnic-racial relations
title Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais
spellingShingle Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais
Vanessa Regina Eleutério Miranda de Oliveira
Currículo
Formação de Professores
Pedagogia
Educação das Relações Étnico-Raciais
Formação de professores
Educação
title_short Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais
title_full Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais
title_fullStr Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais
title_full_unstemmed Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais
title_sort Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais
author Vanessa Regina Eleutério Miranda de Oliveira
author_facet Vanessa Regina Eleutério Miranda de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanessa Regina Eleutério Miranda de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Formação de Professores
Pedagogia
Educação das Relações Étnico-Raciais
Formação de professores
Educação
topic Currículo
Formação de Professores
Pedagogia
Educação das Relações Étnico-Raciais
Formação de professores
Educação
description This work aims to reflect on aspectsof a curriculum of initial training of teachers of early childhood education and the initial years of elementary education, focusing on the theme of Afro -Brazilian and African cultures. It presents data related to a case study carried out in a Brazilianuniversity institution, having as central concern the preparation of teachers for the work with the education of ethnic-racial relations. From the prescribed curriculum, we identify characteristics that materialize power relations involved in institutional decisions and actions, indicating possibilities and limits in this teacher training. Through concepts such as coloniality of power and coloniality of knowledge (QUIJANO, 2014) and of indolent reason and ecology of knowledge (SANTOS, 2001, 2002, 2010), wemake notes on the elements and indications of how the theme is seen and assumed by the institution, outlining a scenario in which beliefs and values can be determinant of the choices made by the academic community.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-27
2022-10-13T20:13:34Z
2022-10-13T20:13:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n5-566
25258761
http://hdl.handle.net/1843/46190
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-566
25258761
url http://hdl.handle.net/1843/46190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brazilian journal of development
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829716459421696