Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/46190 |
Resumo: | This work aims to reflect on aspectsof a curriculum of initial training of teachers of early childhood education and the initial years of elementary education, focusing on the theme of Afro -Brazilian and African cultures. It presents data related to a case study carried out in a Brazilianuniversity institution, having as central concern the preparation of teachers for the work with the education of ethnic-racial relations. From the prescribed curriculum, we identify characteristics that materialize power relations involved in institutional decisions and actions, indicating possibilities and limits in this teacher training. Through concepts such as coloniality of power and coloniality of knowledge (QUIJANO, 2014) and of indolent reason and ecology of knowledge (SANTOS, 2001, 2002, 2010), wemake notes on the elements and indications of how the theme is seen and assumed by the institution, outlining a scenario in which beliefs and values can be determinant of the choices made by the academic community. |
id |
UFMG_5f8dc5f02f59a7380aa1680c5e32ed4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/46190 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciaisTeacher training to work with education of ethnic-racial relationsCurrículoFormação de ProfessoresPedagogiaEducação das Relações Étnico-RaciaisFormação de professoresEducaçãoThis work aims to reflect on aspectsof a curriculum of initial training of teachers of early childhood education and the initial years of elementary education, focusing on the theme of Afro -Brazilian and African cultures. It presents data related to a case study carried out in a Brazilianuniversity institution, having as central concern the preparation of teachers for the work with the education of ethnic-racial relations. From the prescribed curriculum, we identify characteristics that materialize power relations involved in institutional decisions and actions, indicating possibilities and limits in this teacher training. Through concepts such as coloniality of power and coloniality of knowledge (QUIJANO, 2014) and of indolent reason and ecology of knowledge (SANTOS, 2001, 2002, 2010), wemake notes on the elements and indications of how the theme is seen and assumed by the institution, outlining a scenario in which beliefs and values can be determinant of the choices made by the academic community.Este trabalho tem como objetivo refletir sobre aspectos de um currículo de formação inicial de professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco na temática das culturas afro-brasileiras e africanas. Apresenta dados relativos a um estudo de caso realizado em uma instituição universitária brasileira, tendo como preocupação central a preparação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais. A partir do currículo prescrito, identificamos características que materializam relações de poder envolvidas nas decisões e ações institucionais, indicando possibilidades e limites nessa formação de professores. Por meio de conceitos como colonialidade do poder e colonialidade do saber(QUIJANO, 2014)e de razão indolente e ecologia de saberes(SANTOS, 2001; 2002; 2010), realizamos apontamentos sobre os elementos e indícios de como a temática é vista e assumida pela instituição, esboçando-nos um cenário no qual crenças e valores podem ser determinantes das escolhas feitas pela comunidade acadêmica.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOUFMG2022-10-13T20:13:34Z2022-10-13T20:13:34Z2020-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.34117/bjdv6n5-56625258761http://hdl.handle.net/1843/46190porBrazilian journal of developmentVanessa Regina Eleutério Miranda de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-10-13T20:13:34Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/46190Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-10-13T20:13:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais Teacher training to work with education of ethnic-racial relations |
title |
Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais |
spellingShingle |
Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais Vanessa Regina Eleutério Miranda de Oliveira Currículo Formação de Professores Pedagogia Educação das Relações Étnico-Raciais Formação de professores Educação |
title_short |
Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais |
title_full |
Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais |
title_fullStr |
Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais |
title_sort |
Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais |
author |
Vanessa Regina Eleutério Miranda de Oliveira |
author_facet |
Vanessa Regina Eleutério Miranda de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanessa Regina Eleutério Miranda de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Formação de Professores Pedagogia Educação das Relações Étnico-Raciais Formação de professores Educação |
topic |
Currículo Formação de Professores Pedagogia Educação das Relações Étnico-Raciais Formação de professores Educação |
description |
This work aims to reflect on aspectsof a curriculum of initial training of teachers of early childhood education and the initial years of elementary education, focusing on the theme of Afro -Brazilian and African cultures. It presents data related to a case study carried out in a Brazilianuniversity institution, having as central concern the preparation of teachers for the work with the education of ethnic-racial relations. From the prescribed curriculum, we identify characteristics that materialize power relations involved in institutional decisions and actions, indicating possibilities and limits in this teacher training. Through concepts such as coloniality of power and coloniality of knowledge (QUIJANO, 2014) and of indolent reason and ecology of knowledge (SANTOS, 2001, 2002, 2010), wemake notes on the elements and indications of how the theme is seen and assumed by the institution, outlining a scenario in which beliefs and values can be determinant of the choices made by the academic community. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-27 2022-10-13T20:13:34Z 2022-10-13T20:13:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-566 25258761 http://hdl.handle.net/1843/46190 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-566 25258761 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/46190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Brazilian journal of development |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829716459421696 |