Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cislene Gomes de Freitas Carneiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/62074
Resumo: Este trabalho tem por objetivo explorar as tecnologias digitais em sala de aula, visto que elas já são amplamente utilizadas na vida fora da escola. Para isso, foram produzidas sequências didáticas com diferentes recursos tecnológicos mostrando algumas possibilidades de uso. Sou professora da educação básica e, assim, procurei elementos que ajudasse na minha prática, no meu dia a dia com os alunos. Na primeira sequência, usei a linha do tempo, na segunda, o jogo on-line “forma palavras”, na terceira, o storytelling (que é a arte de contar histórias), na quarta, o podcast e, na quinta o Instagram. Ao mesmo tempo que nós, professores, criamos, tentamos aplicar e, com isso, vem também a frustração, pois entre o ideal e o real existe uma distância. Sendo assim, cheguei à conclusão de que devemos cada vez mais nos apropriar do novo, pois ele sempre pode nos agregar algo e, embora não consigamos nos satisfazer por completo, seja pela falta de um equipamento ou pela idade dos alunos, a sementinha da curiosidade a gente plantou. E esse é o nosso dever!
id UFMG_131fdeb2ff2f4f453cfd041de27df744
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/62074
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aulaTecnologias digitaisSala de aulaTecnologias digitaisSequências didáticasEste trabalho tem por objetivo explorar as tecnologias digitais em sala de aula, visto que elas já são amplamente utilizadas na vida fora da escola. Para isso, foram produzidas sequências didáticas com diferentes recursos tecnológicos mostrando algumas possibilidades de uso. Sou professora da educação básica e, assim, procurei elementos que ajudasse na minha prática, no meu dia a dia com os alunos. Na primeira sequência, usei a linha do tempo, na segunda, o jogo on-line “forma palavras”, na terceira, o storytelling (que é a arte de contar histórias), na quarta, o podcast e, na quinta o Instagram. Ao mesmo tempo que nós, professores, criamos, tentamos aplicar e, com isso, vem também a frustração, pois entre o ideal e o real existe uma distância. Sendo assim, cheguei à conclusão de que devemos cada vez mais nos apropriar do novo, pois ele sempre pode nos agregar algo e, embora não consigamos nos satisfazer por completo, seja pela falta de um equipamento ou pela idade dos alunos, a sementinha da curiosidade a gente plantou. E esse é o nosso dever!Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0UFMGLeandra de Castro Gonzaga Figueiróhttp://lattes.cnpq.br/0146313272269022Santer Alvares de MatosCislene Gomes de Freitas Carneiro2023-12-19T11:32:37Z2023-12-19T11:32:37Z2019-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/62074porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-12-19T11:32:38Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/62074Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-12-19T11:32:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula
title Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula
spellingShingle Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula
Cislene Gomes de Freitas Carneiro
Tecnologias digitais
Sala de aula
Tecnologias digitais
Sequências didáticas
title_short Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula
title_full Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula
title_fullStr Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula
title_full_unstemmed Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula
title_sort Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula
author Cislene Gomes de Freitas Carneiro
author_facet Cislene Gomes de Freitas Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leandra de Castro Gonzaga Figueiró
http://lattes.cnpq.br/0146313272269022
Santer Alvares de Matos
dc.contributor.author.fl_str_mv Cislene Gomes de Freitas Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Sala de aula
Tecnologias digitais
Sequências didáticas
topic Tecnologias digitais
Sala de aula
Tecnologias digitais
Sequências didáticas
description Este trabalho tem por objetivo explorar as tecnologias digitais em sala de aula, visto que elas já são amplamente utilizadas na vida fora da escola. Para isso, foram produzidas sequências didáticas com diferentes recursos tecnológicos mostrando algumas possibilidades de uso. Sou professora da educação básica e, assim, procurei elementos que ajudasse na minha prática, no meu dia a dia com os alunos. Na primeira sequência, usei a linha do tempo, na segunda, o jogo on-line “forma palavras”, na terceira, o storytelling (que é a arte de contar histórias), na quarta, o podcast e, na quinta o Instagram. Ao mesmo tempo que nós, professores, criamos, tentamos aplicar e, com isso, vem também a frustração, pois entre o ideal e o real existe uma distância. Sendo assim, cheguei à conclusão de que devemos cada vez mais nos apropriar do novo, pois ele sempre pode nos agregar algo e, embora não consigamos nos satisfazer por completo, seja pela falta de um equipamento ou pela idade dos alunos, a sementinha da curiosidade a gente plantou. E esse é o nosso dever!
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-30
2023-12-19T11:32:37Z
2023-12-19T11:32:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/62074
url http://hdl.handle.net/1843/62074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829636784422912