Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/62074 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo explorar as tecnologias digitais em sala de aula, visto que elas já são amplamente utilizadas na vida fora da escola. Para isso, foram produzidas sequências didáticas com diferentes recursos tecnológicos mostrando algumas possibilidades de uso. Sou professora da educação básica e, assim, procurei elementos que ajudasse na minha prática, no meu dia a dia com os alunos. Na primeira sequência, usei a linha do tempo, na segunda, o jogo on-line “forma palavras”, na terceira, o storytelling (que é a arte de contar histórias), na quarta, o podcast e, na quinta o Instagram. Ao mesmo tempo que nós, professores, criamos, tentamos aplicar e, com isso, vem também a frustração, pois entre o ideal e o real existe uma distância. Sendo assim, cheguei à conclusão de que devemos cada vez mais nos apropriar do novo, pois ele sempre pode nos agregar algo e, embora não consigamos nos satisfazer por completo, seja pela falta de um equipamento ou pela idade dos alunos, a sementinha da curiosidade a gente plantou. E esse é o nosso dever! |
id |
UFMG_131fdeb2ff2f4f453cfd041de27df744 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/62074 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aulaTecnologias digitaisSala de aulaTecnologias digitaisSequências didáticasEste trabalho tem por objetivo explorar as tecnologias digitais em sala de aula, visto que elas já são amplamente utilizadas na vida fora da escola. Para isso, foram produzidas sequências didáticas com diferentes recursos tecnológicos mostrando algumas possibilidades de uso. Sou professora da educação básica e, assim, procurei elementos que ajudasse na minha prática, no meu dia a dia com os alunos. Na primeira sequência, usei a linha do tempo, na segunda, o jogo on-line “forma palavras”, na terceira, o storytelling (que é a arte de contar histórias), na quarta, o podcast e, na quinta o Instagram. Ao mesmo tempo que nós, professores, criamos, tentamos aplicar e, com isso, vem também a frustração, pois entre o ideal e o real existe uma distância. Sendo assim, cheguei à conclusão de que devemos cada vez mais nos apropriar do novo, pois ele sempre pode nos agregar algo e, embora não consigamos nos satisfazer por completo, seja pela falta de um equipamento ou pela idade dos alunos, a sementinha da curiosidade a gente plantou. E esse é o nosso dever!Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0UFMGLeandra de Castro Gonzaga Figueiróhttp://lattes.cnpq.br/0146313272269022Santer Alvares de MatosCislene Gomes de Freitas Carneiro2023-12-19T11:32:37Z2023-12-19T11:32:37Z2019-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/62074porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-12-19T11:32:38Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/62074Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-12-19T11:32:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula |
title |
Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula |
spellingShingle |
Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula Cislene Gomes de Freitas Carneiro Tecnologias digitais Sala de aula Tecnologias digitais Sequências didáticas |
title_short |
Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula |
title_full |
Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula |
title_fullStr |
Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula |
title_sort |
Inovando, criando e produzindo com as tecnologias digitais em sala de aula |
author |
Cislene Gomes de Freitas Carneiro |
author_facet |
Cislene Gomes de Freitas Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leandra de Castro Gonzaga Figueiró http://lattes.cnpq.br/0146313272269022 Santer Alvares de Matos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cislene Gomes de Freitas Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Sala de aula Tecnologias digitais Sequências didáticas |
topic |
Tecnologias digitais Sala de aula Tecnologias digitais Sequências didáticas |
description |
Este trabalho tem por objetivo explorar as tecnologias digitais em sala de aula, visto que elas já são amplamente utilizadas na vida fora da escola. Para isso, foram produzidas sequências didáticas com diferentes recursos tecnológicos mostrando algumas possibilidades de uso. Sou professora da educação básica e, assim, procurei elementos que ajudasse na minha prática, no meu dia a dia com os alunos. Na primeira sequência, usei a linha do tempo, na segunda, o jogo on-line “forma palavras”, na terceira, o storytelling (que é a arte de contar histórias), na quarta, o podcast e, na quinta o Instagram. Ao mesmo tempo que nós, professores, criamos, tentamos aplicar e, com isso, vem também a frustração, pois entre o ideal e o real existe uma distância. Sendo assim, cheguei à conclusão de que devemos cada vez mais nos apropriar do novo, pois ele sempre pode nos agregar algo e, embora não consigamos nos satisfazer por completo, seja pela falta de um equipamento ou pela idade dos alunos, a sementinha da curiosidade a gente plantou. E esse é o nosso dever! |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-30 2023-12-19T11:32:37Z 2023-12-19T11:32:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/62074 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/62074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829636784422912 |