Projeto "Pelo Mundo": a configuração de uma política linguistica em um curso de português como língua adicional para candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yara Carolina Campos de Miranda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AHNGP5
Resumo: Em funcionamento desde 1965, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e algumas universidades públicas e privadas, permite que estrangeiros vindos de países em desenvolvimento com os quais o governo brasileiro mantém acordos educacionais e culturais e que tenham completado o ensino médio possam realizar seus estudos de graduação no Brasil. De acordo com o decreto de Nº 7.948, sancionado em 12 de março de 2013, uma das exigências para participação no programa é a apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Também de acordo com esse documento, os candidatos originários de países em que não há aplicação do Celpe-Bras podem realizá-lo no Brasil, uma única vez, após terem concluído curso de Português para Estrangeiros preparatório para o exame em IES credenciadas. Com mais de cinquenta anos desde sua implementação, o PEC-G ainda é, frequentemente, apagado nos discursos de internacionalização das universidades brasileiras, ainda que seja esse o programa que mais traz estudantes internacionais para essas instituições (BIZON, 2013). Consequentemente, questões que envolvem sua implementação são ainda mais invisibilizadas. Afiliando-nos à perspectiva da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) e do Letramento Crítico (MATTOS; VALERIO, 2010; JORDÃO, 2014), esta pesquisa focaliza o Projeto Pelo Mundo, desenvolvido no Curso de Português como Língua Adicional para Candidatos ao PEC-G em uma universidade federal mineira, em sua edição de 2015. Por meio de recortes do diário reflexivo da professora-pesquisadora e entrevistas realizadas com cinco estudantes do PEC-G e cinco professores participantes do Projeto Pelo Mundo, analisamos a política linguística que se configurou durante o curso, concentrando-nos, especificamente, no desenvolvimento do projeto e suas contribuições para uma educação do entorno, alicerçada na interculturalidade (MAHER, 2007). Ademais, analisamos as contribuições do projeto para a formação de uma consciência crítica e cidadã dos estudantes em relação à forma como se posicionavam e eram posicionados pelos Outros (BIZON, 2013; MATTOS, 2014) na sociedade à qual buscavam se integrar, dando-lhes a oportunidade de tornar visíveis questões que lhes inquietavam na condição de estudantes candidatos ao PEC-G. A análise de registros mostrou êxitos e contradições do Projeto Pelo Mundo que, embora tenha contribuído para a visibilização dos estudantes do PEC-G e de suas inquietações quanto aos modos como são frequentemente narrados e narram a si mesmos e aos Outros (JORDÃO, 2014), assim como para sua formação crítica baseada em uma política linguística pluricêntrica, revelou a necessidade de projetos mais amplos e frequentes, preferencialmente, que criem vínculos institucionais para favorecer mais decisivamente a educação do entorno e a interculturalidade.
id UFMG_142798afb3902e9a14b0e8fa98cd462f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/RMSA-AHNGP5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leandro Rodrigues Alves DinizAndrea Machado de Almeida MattosAna Cecilia Cossi BizonYara Carolina Campos de Miranda2019-08-12T21:41:44Z2019-08-12T21:41:44Z2016-12-12http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AHNGP5Em funcionamento desde 1965, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e algumas universidades públicas e privadas, permite que estrangeiros vindos de países em desenvolvimento com os quais o governo brasileiro mantém acordos educacionais e culturais e que tenham completado o ensino médio possam realizar seus estudos de graduação no Brasil. De acordo com o decreto de Nº 7.948, sancionado em 12 de março de 2013, uma das exigências para participação no programa é a apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Também de acordo com esse documento, os candidatos originários de países em que não há aplicação do Celpe-Bras podem realizá-lo no Brasil, uma única vez, após terem concluído curso de Português para Estrangeiros preparatório para o exame em IES credenciadas. Com mais de cinquenta anos desde sua implementação, o PEC-G ainda é, frequentemente, apagado nos discursos de internacionalização das universidades brasileiras, ainda que seja esse o programa que mais traz estudantes internacionais para essas instituições (BIZON, 2013). Consequentemente, questões que envolvem sua implementação são ainda mais invisibilizadas. Afiliando-nos à perspectiva da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) e do Letramento Crítico (MATTOS; VALERIO, 2010; JORDÃO, 2014), esta pesquisa focaliza o Projeto Pelo Mundo, desenvolvido no Curso de Português como Língua Adicional para Candidatos ao PEC-G em uma universidade federal mineira, em sua edição de 2015. Por meio de recortes do diário reflexivo da professora-pesquisadora e entrevistas realizadas com cinco estudantes do PEC-G e cinco professores participantes do Projeto Pelo Mundo, analisamos a política linguística que se configurou durante o curso, concentrando-nos, especificamente, no desenvolvimento do projeto e suas contribuições para uma educação do entorno, alicerçada na interculturalidade (MAHER, 2007). Ademais, analisamos as contribuições do projeto para a formação de uma consciência crítica e cidadã dos estudantes em relação à forma como se posicionavam e eram posicionados pelos Outros (BIZON, 2013; MATTOS, 2014) na sociedade à qual buscavam se integrar, dando-lhes a oportunidade de tornar visíveis questões que lhes inquietavam na condição de estudantes candidatos ao PEC-G. A análise de registros mostrou êxitos e contradições do Projeto Pelo Mundo que, embora tenha contribuído para a visibilização dos estudantes do PEC-G e de suas inquietações quanto aos modos como são frequentemente narrados e narram a si mesmos e aos Outros (JORDÃO, 2014), assim como para sua formação crítica baseada em uma política linguística pluricêntrica, revelou a necessidade de projetos mais amplos e frequentes, preferencialmente, que criem vínculos institucionais para favorecer mais decisivamente a educação do entorno e a interculturalidade.In existence since 1965, the Exchange Program for Undergraduate Students (PEC-G), developed by the Ministry of Foreign Affairs (MRE) in partnership with the Ministry of Education (MEC) and some public and private universities, has allowed foreigners who have completed their secondary education to pursue undergraduate studies in Brazil. These students come from developing countries with which the Brazilian government maintains educational and cultural agreements. According to decree 7.948, approved on March 12th, 2013, it is required for participants to present the Certificate of Proficiency in Portuguese for Foreigners (Celpe-Bras). Furthermore, this statute states that candidates from countries where the Celpe-Bras is not administered may take the test in Brazil, after having completed a preparatory Portuguese for Foreigners course at an accredited institution of higher education (IES). More than fifty years after its inception, PEC-G is still frequently silenced in discourses about internationalization at Brazilian universities, despite it being the program that brings the most international students to these institutions (BIZON, 2013). Consequently, issues regarding its implementation are largely made invisible. Aligning ourselves with Interdisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006) and Critical Literacy (MATTOS; VALERIO, 2010; JORDÃO, 2014), this research focuses on the Pelo Mundo project, carried out, during the 2015 academic year, in a Portuguese as an Additional Language course for PEC-G candidates at a federal university in Minas Gerais. Through excerpts from the reflective journal of the teacher-researcher and interviews with five PEC-G students and five teachers who participated in the project, we analyze the linguistic policy constructed during the course, concentrating specifically on the projects development and its contributions to the education of the surroundings, rooted in interculturalism (MAHER, 2007). Furthermore, we analyze the projects contributions to the development of a critical civic consciousness on the part of the students, concerning the ways in which they positioned themselves and were positioned by Others (BIZON, 2013, MATTOS, 2014) in the society which they sought to integrate, giving them the opportunity to make visible the issues that concerned them as PEC-G student candidates. While enhancing the visibility of the PEC-G students and their concerns about the ways in which they are often portrayed, how they portray themselves and Others (JORDÃO, 2014), as well as their critical education grounded in a pluricentric linguistic policy, the analysis of the results shows the successes and contradictions of the Pelo Mundo project, revealing the need for more frequent and extensive projects, preferably creating institutional links that decisively favor education of the surroundings and interculturalism.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüística aplicadaComunicação interculturalAquisição da segunda linguagemLíngua portuguesa Estudo e ensinoLinguagem e culturaPortuguês Língua Adicionalinterculturalidadepolítica linguísticaeducação do entornoEstudantes-Convênio de GraduaçãoProjeto "Pelo Mundo": a configuração de uma política linguistica em um curso de português como língua adicional para candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_yara_miranda___projeto_pelo_mundo.pdfapplication/pdf33517633https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-AHNGP5/1/disserta__o_yara_miranda___projeto_pelo_mundo.pdf85f49539bdea5f43f0659a6755c8ea7aMD51TEXTdisserta__o_yara_miranda___projeto_pelo_mundo.pdf.txtdisserta__o_yara_miranda___projeto_pelo_mundo.pdf.txtExtracted texttext/plain352777https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-AHNGP5/2/disserta__o_yara_miranda___projeto_pelo_mundo.pdf.txt97aea2eb0d7210e883ffec9fd14c742bMD521843/RMSA-AHNGP52019-11-14 20:01:57.605oai:repositorio.ufmg.br:1843/RMSA-AHNGP5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:01:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto "Pelo Mundo": a configuração de uma política linguistica em um curso de português como língua adicional para candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
title Projeto "Pelo Mundo": a configuração de uma política linguistica em um curso de português como língua adicional para candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
spellingShingle Projeto "Pelo Mundo": a configuração de uma política linguistica em um curso de português como língua adicional para candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
Yara Carolina Campos de Miranda
Português Língua Adicional
interculturalidade
política linguística
educação do entorno
Estudantes-Convênio de Graduação
Lingüística aplicada
Comunicação intercultural
Aquisição da segunda linguagem
Língua portuguesa Estudo e ensino
Linguagem e cultura
title_short Projeto "Pelo Mundo": a configuração de uma política linguistica em um curso de português como língua adicional para candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
title_full Projeto "Pelo Mundo": a configuração de uma política linguistica em um curso de português como língua adicional para candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
title_fullStr Projeto "Pelo Mundo": a configuração de uma política linguistica em um curso de português como língua adicional para candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
title_full_unstemmed Projeto "Pelo Mundo": a configuração de uma política linguistica em um curso de português como língua adicional para candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
title_sort Projeto "Pelo Mundo": a configuração de uma política linguistica em um curso de português como língua adicional para candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
author Yara Carolina Campos de Miranda
author_facet Yara Carolina Campos de Miranda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leandro Rodrigues Alves Diniz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andrea Machado de Almeida Mattos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Cecilia Cossi Bizon
dc.contributor.author.fl_str_mv Yara Carolina Campos de Miranda
contributor_str_mv Leandro Rodrigues Alves Diniz
Andrea Machado de Almeida Mattos
Ana Cecilia Cossi Bizon
dc.subject.por.fl_str_mv Português Língua Adicional
interculturalidade
política linguística
educação do entorno
Estudantes-Convênio de Graduação
topic Português Língua Adicional
interculturalidade
política linguística
educação do entorno
Estudantes-Convênio de Graduação
Lingüística aplicada
Comunicação intercultural
Aquisição da segunda linguagem
Língua portuguesa Estudo e ensino
Linguagem e cultura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Lingüística aplicada
Comunicação intercultural
Aquisição da segunda linguagem
Língua portuguesa Estudo e ensino
Linguagem e cultura
description Em funcionamento desde 1965, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e algumas universidades públicas e privadas, permite que estrangeiros vindos de países em desenvolvimento com os quais o governo brasileiro mantém acordos educacionais e culturais e que tenham completado o ensino médio possam realizar seus estudos de graduação no Brasil. De acordo com o decreto de Nº 7.948, sancionado em 12 de março de 2013, uma das exigências para participação no programa é a apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Também de acordo com esse documento, os candidatos originários de países em que não há aplicação do Celpe-Bras podem realizá-lo no Brasil, uma única vez, após terem concluído curso de Português para Estrangeiros preparatório para o exame em IES credenciadas. Com mais de cinquenta anos desde sua implementação, o PEC-G ainda é, frequentemente, apagado nos discursos de internacionalização das universidades brasileiras, ainda que seja esse o programa que mais traz estudantes internacionais para essas instituições (BIZON, 2013). Consequentemente, questões que envolvem sua implementação são ainda mais invisibilizadas. Afiliando-nos à perspectiva da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) e do Letramento Crítico (MATTOS; VALERIO, 2010; JORDÃO, 2014), esta pesquisa focaliza o Projeto Pelo Mundo, desenvolvido no Curso de Português como Língua Adicional para Candidatos ao PEC-G em uma universidade federal mineira, em sua edição de 2015. Por meio de recortes do diário reflexivo da professora-pesquisadora e entrevistas realizadas com cinco estudantes do PEC-G e cinco professores participantes do Projeto Pelo Mundo, analisamos a política linguística que se configurou durante o curso, concentrando-nos, especificamente, no desenvolvimento do projeto e suas contribuições para uma educação do entorno, alicerçada na interculturalidade (MAHER, 2007). Ademais, analisamos as contribuições do projeto para a formação de uma consciência crítica e cidadã dos estudantes em relação à forma como se posicionavam e eram posicionados pelos Outros (BIZON, 2013; MATTOS, 2014) na sociedade à qual buscavam se integrar, dando-lhes a oportunidade de tornar visíveis questões que lhes inquietavam na condição de estudantes candidatos ao PEC-G. A análise de registros mostrou êxitos e contradições do Projeto Pelo Mundo que, embora tenha contribuído para a visibilização dos estudantes do PEC-G e de suas inquietações quanto aos modos como são frequentemente narrados e narram a si mesmos e aos Outros (JORDÃO, 2014), assim como para sua formação crítica baseada em uma política linguística pluricêntrica, revelou a necessidade de projetos mais amplos e frequentes, preferencialmente, que criem vínculos institucionais para favorecer mais decisivamente a educação do entorno e a interculturalidade.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T21:41:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T21:41:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AHNGP5
url http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AHNGP5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-AHNGP5/1/disserta__o_yara_miranda___projeto_pelo_mundo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-AHNGP5/2/disserta__o_yara_miranda___projeto_pelo_mundo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 85f49539bdea5f43f0659a6755c8ea7a
97aea2eb0d7210e883ffec9fd14c742b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589404563865600