Os desafios da formação em arte: caminhos percorridos por um professor alfabetizador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LG9V |
Resumo: | Estamonografia apresenta um breve histórico sobre o processo de formação continuada em Arte, partindo da ótica de um professor alfabetizador. No entanto, nesse relato é discorrido de forma sintética sobre os caminhos percorridos na busca de conhecimento para me tornar um professor alfabetizador até chegar ao Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais. Dessa forma, aponta caminhos e reflexões significativos sobre o processo de ensino/aprendizagem em minha formação. E ao revisitar o passado faço um resgate de alguns fatos pontuais que me fizeram compreender e entender a origem da afinidade com o campo das Artes e a busca persistente pelo sonho de ser um professor de Artes. Contudo, entender e valorizar o processo de formação continuada, e a importância de materializar e registrar suas experiências e nunca esmorecer na busca de algo que acredita. Por fim, fazer reflexões acerca da minha trajetória acadêmica, materializada por meio dessa narrativa autobiográfica entendida como instrumento de auto formação importante na construção indenitária de professor pelo viés da centralidade do sujeito. |
id |
UFMG_16174b3110847719c04b1457010c0573 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9LG9V |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios da formação em arte: caminhos percorridos por um professor alfabetizadorDocênciaFormaçãoTrajetóriaExperiênciasIdentidadesujeitoArtesEstamonografia apresenta um breve histórico sobre o processo de formação continuada em Arte, partindo da ótica de um professor alfabetizador. No entanto, nesse relato é discorrido de forma sintética sobre os caminhos percorridos na busca de conhecimento para me tornar um professor alfabetizador até chegar ao Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais. Dessa forma, aponta caminhos e reflexões significativos sobre o processo de ensino/aprendizagem em minha formação. E ao revisitar o passado faço um resgate de alguns fatos pontuais que me fizeram compreender e entender a origem da afinidade com o campo das Artes e a busca persistente pelo sonho de ser um professor de Artes. Contudo, entender e valorizar o processo de formação continuada, e a importância de materializar e registrar suas experiências e nunca esmorecer na busca de algo que acredita. Por fim, fazer reflexões acerca da minha trajetória acadêmica, materializada por meio dessa narrativa autobiográfica entendida como instrumento de auto formação importante na construção indenitária de professor pelo viés da centralidade do sujeito.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGJuliana Gouthier MacedoClaudia Regina dos AnjosEvandro Jose Lemos da CunhaJuliano César da Fonseca Nascimento2019-08-10T13:54:10Z2019-08-10T13:54:10Z2015-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LG9Vinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T06:28:32Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9LG9VRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T06:28:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da formação em arte: caminhos percorridos por um professor alfabetizador |
title |
Os desafios da formação em arte: caminhos percorridos por um professor alfabetizador |
spellingShingle |
Os desafios da formação em arte: caminhos percorridos por um professor alfabetizador Juliano César da Fonseca Nascimento Docência Formação Trajetória Experiências Identidade sujeito Artes |
title_short |
Os desafios da formação em arte: caminhos percorridos por um professor alfabetizador |
title_full |
Os desafios da formação em arte: caminhos percorridos por um professor alfabetizador |
title_fullStr |
Os desafios da formação em arte: caminhos percorridos por um professor alfabetizador |
title_full_unstemmed |
Os desafios da formação em arte: caminhos percorridos por um professor alfabetizador |
title_sort |
Os desafios da formação em arte: caminhos percorridos por um professor alfabetizador |
author |
Juliano César da Fonseca Nascimento |
author_facet |
Juliano César da Fonseca Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Juliana Gouthier Macedo Claudia Regina dos Anjos Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juliano César da Fonseca Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Formação Trajetória Experiências Identidade sujeito Artes |
topic |
Docência Formação Trajetória Experiências Identidade sujeito Artes |
description |
Estamonografia apresenta um breve histórico sobre o processo de formação continuada em Arte, partindo da ótica de um professor alfabetizador. No entanto, nesse relato é discorrido de forma sintética sobre os caminhos percorridos na busca de conhecimento para me tornar um professor alfabetizador até chegar ao Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais. Dessa forma, aponta caminhos e reflexões significativos sobre o processo de ensino/aprendizagem em minha formação. E ao revisitar o passado faço um resgate de alguns fatos pontuais que me fizeram compreender e entender a origem da afinidade com o campo das Artes e a busca persistente pelo sonho de ser um professor de Artes. Contudo, entender e valorizar o processo de formação continuada, e a importância de materializar e registrar suas experiências e nunca esmorecer na busca de algo que acredita. Por fim, fazer reflexões acerca da minha trajetória acadêmica, materializada por meio dessa narrativa autobiográfica entendida como instrumento de auto formação importante na construção indenitária de professor pelo viés da centralidade do sujeito. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-19 2019-08-10T13:54:10Z 2019-08-10T13:54:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LG9V |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LG9V |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829630112333824 |