Letramentos Transculturais: internacionalização, mobilidade Discente e formação de professores de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José Alves Pereira Júnior
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AP8NLG
Resumo: A presente pesquisa investigou o fenômeno da internacionalização da educação superior por meio da prática de mobilidade internacional discente promovida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A internacionalização, estratégia emergente da globalização, impôs sobre a educação superior a implementação de ações e práticas pertinentes de observação pelo campo da Linguística Aplicada, área que originou esta pesquisa. O objetivo deste trabalho foi compreender os efeitos da experiência internacional de três estudantes de licenciatura em inglês da Faculdade de Letras (FALE) que participaram do Programa Minas Mundi. Buscou-se problematizar questões relacionadas às trajetórias dos três participantes, bem como o desenvolvimento de estratégias de capital de mobilidade e os impactos da mobilidade internacional na formação cidadã e profissional dos alunos-professores. A metodologia de natureza qualitativa escolhida foi a pesquisa narrativa. A escolha dos métodos e instrumentos presentes na pesquisa narrativa para geração e problematização de dados buscou compreender aspectos mais subjetivos da vivência intercultural dos três participantes deste trabalho. As experiências compartilhadas pelos três participantes possibilitaram compreender mais sobre ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e formação de professores de inglês por meio da narração de suas histórias. As problematizações indicaram que o acesso à mobilidade internacional trouxe efeitos transformadores para a formação cidadã e a construção da prática pedagógica dos alunos de licenciatura em inglês. Contudo, os resultados também indicaram a necessidade de se repensar as ações e práticas de internacionalização adotadas pela instituição com o intuito de facilitar ainda mais o acesso desse perfil de universitários a programas de mobilidade internacional. Tais resultados apontaram para a necessidade de valorizar o papel dos alunos em formação para se tornarem professores de uma língua estrangeira na difusão de conhecimentos pertinentes às próprias práticas de internacionalização.
id UFMG_163fdfaec29aa08cb04b812f99b9aa0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AP8NLG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Miriam Lucia dos Santos JorgeAndrea Machado de Almeida MattosLeina Cláudia Viana JucáJosé Alves Pereira Júnior2019-08-13T23:13:20Z2019-08-13T23:13:20Z2017-05-16http://hdl.handle.net/1843/LETR-AP8NLGA presente pesquisa investigou o fenômeno da internacionalização da educação superior por meio da prática de mobilidade internacional discente promovida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A internacionalização, estratégia emergente da globalização, impôs sobre a educação superior a implementação de ações e práticas pertinentes de observação pelo campo da Linguística Aplicada, área que originou esta pesquisa. O objetivo deste trabalho foi compreender os efeitos da experiência internacional de três estudantes de licenciatura em inglês da Faculdade de Letras (FALE) que participaram do Programa Minas Mundi. Buscou-se problematizar questões relacionadas às trajetórias dos três participantes, bem como o desenvolvimento de estratégias de capital de mobilidade e os impactos da mobilidade internacional na formação cidadã e profissional dos alunos-professores. A metodologia de natureza qualitativa escolhida foi a pesquisa narrativa. A escolha dos métodos e instrumentos presentes na pesquisa narrativa para geração e problematização de dados buscou compreender aspectos mais subjetivos da vivência intercultural dos três participantes deste trabalho. As experiências compartilhadas pelos três participantes possibilitaram compreender mais sobre ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e formação de professores de inglês por meio da narração de suas histórias. As problematizações indicaram que o acesso à mobilidade internacional trouxe efeitos transformadores para a formação cidadã e a construção da prática pedagógica dos alunos de licenciatura em inglês. Contudo, os resultados também indicaram a necessidade de se repensar as ações e práticas de internacionalização adotadas pela instituição com o intuito de facilitar ainda mais o acesso desse perfil de universitários a programas de mobilidade internacional. Tais resultados apontaram para a necessidade de valorizar o papel dos alunos em formação para se tornarem professores de uma língua estrangeira na difusão de conhecimentos pertinentes às próprias práticas de internacionalização.The present study investigated the phenomenon of the internationalization of higher education through international student mobility promoted by the Federal Univesity of Minas Gerais (UFMG). The internationalization, a strategy emergent from globalization, has placed upon higher education the need for implementing actions and practices pertaining to the Applied Linguistics field, area that originated this research. This study aimed at understanding the effects of the international experience of three English Language Teaching (ELT) students from the Faculty of Letters (FALE) who participated in the Minas Mundi Program. The aim was to problematize issues regarding the participants backgrounds, as well as their development of capital mobility strategies, and the impacts of international mobility on preservice teachers citizenship and professional education. The qualitative methodology chosen was the narrative inquiry. The choice of methods and instruments used by narrative inquiry for collecting and analyzing data made it possible to understand subjective aspects of the participants intercultural experience. The experiences shared by the three participants of the study enabled me to understand more about foreign language teaching and learning, as well as English teacher education, through their narratives. The analysis indicated that access to international mobility has promoted transforming effects to the pre-service teachers citizenship education and pedagogical practice construction. However, the results also indicated a need for rethinking internationalization actions and practices taken by the institution in order to facilitate even more the access of this student profile to international mobility programs. Those results showed the need for valuing the role of foreign language pre-service teachers in the promotion of necessary knowledge for the internationalization practices themselves.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa Estudo e ensino (Superior)LetramentoIntercâmbio educacionalProfessores de inglês FormaçãoInternacionalização da educação superiorMobilidade internacional discenteFormação de professores de inglêsLetramentos Transculturais: internacionalização, mobilidade Discente e formação de professores de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_letramentos_transculturais_jos__a._pereira_jr.pdfapplication/pdf3578982https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AP8NLG/1/disserta__o_letramentos_transculturais_jos__a._pereira_jr.pdf822c6c17be98ccaa1139919a2ac2fc6fMD51TEXTdisserta__o_letramentos_transculturais_jos__a._pereira_jr.pdf.txtdisserta__o_letramentos_transculturais_jos__a._pereira_jr.pdf.txtExtracted texttext/plain707286https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AP8NLG/2/disserta__o_letramentos_transculturais_jos__a._pereira_jr.pdf.txtaf087f03463627369c9f4075505a28c6MD521843/LETR-AP8NLG2019-11-14 14:18:26.152oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AP8NLGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:18:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramentos Transculturais: internacionalização, mobilidade Discente e formação de professores de língua inglesa
title Letramentos Transculturais: internacionalização, mobilidade Discente e formação de professores de língua inglesa
spellingShingle Letramentos Transculturais: internacionalização, mobilidade Discente e formação de professores de língua inglesa
José Alves Pereira Júnior
Internacionalização da educação superior
Mobilidade internacional discente
Formação de professores de inglês
Língua inglesa Estudo e ensino (Superior)
Letramento
Intercâmbio educacional
Professores de inglês Formação
title_short Letramentos Transculturais: internacionalização, mobilidade Discente e formação de professores de língua inglesa
title_full Letramentos Transculturais: internacionalização, mobilidade Discente e formação de professores de língua inglesa
title_fullStr Letramentos Transculturais: internacionalização, mobilidade Discente e formação de professores de língua inglesa
title_full_unstemmed Letramentos Transculturais: internacionalização, mobilidade Discente e formação de professores de língua inglesa
title_sort Letramentos Transculturais: internacionalização, mobilidade Discente e formação de professores de língua inglesa
author José Alves Pereira Júnior
author_facet José Alves Pereira Júnior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miriam Lucia dos Santos Jorge
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andrea Machado de Almeida Mattos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Leina Cláudia Viana Jucá
dc.contributor.author.fl_str_mv José Alves Pereira Júnior
contributor_str_mv Miriam Lucia dos Santos Jorge
Andrea Machado de Almeida Mattos
Leina Cláudia Viana Jucá
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização da educação superior
Mobilidade internacional discente
Formação de professores de inglês
topic Internacionalização da educação superior
Mobilidade internacional discente
Formação de professores de inglês
Língua inglesa Estudo e ensino (Superior)
Letramento
Intercâmbio educacional
Professores de inglês Formação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Língua inglesa Estudo e ensino (Superior)
Letramento
Intercâmbio educacional
Professores de inglês Formação
description A presente pesquisa investigou o fenômeno da internacionalização da educação superior por meio da prática de mobilidade internacional discente promovida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A internacionalização, estratégia emergente da globalização, impôs sobre a educação superior a implementação de ações e práticas pertinentes de observação pelo campo da Linguística Aplicada, área que originou esta pesquisa. O objetivo deste trabalho foi compreender os efeitos da experiência internacional de três estudantes de licenciatura em inglês da Faculdade de Letras (FALE) que participaram do Programa Minas Mundi. Buscou-se problematizar questões relacionadas às trajetórias dos três participantes, bem como o desenvolvimento de estratégias de capital de mobilidade e os impactos da mobilidade internacional na formação cidadã e profissional dos alunos-professores. A metodologia de natureza qualitativa escolhida foi a pesquisa narrativa. A escolha dos métodos e instrumentos presentes na pesquisa narrativa para geração e problematização de dados buscou compreender aspectos mais subjetivos da vivência intercultural dos três participantes deste trabalho. As experiências compartilhadas pelos três participantes possibilitaram compreender mais sobre ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e formação de professores de inglês por meio da narração de suas histórias. As problematizações indicaram que o acesso à mobilidade internacional trouxe efeitos transformadores para a formação cidadã e a construção da prática pedagógica dos alunos de licenciatura em inglês. Contudo, os resultados também indicaram a necessidade de se repensar as ações e práticas de internacionalização adotadas pela instituição com o intuito de facilitar ainda mais o acesso desse perfil de universitários a programas de mobilidade internacional. Tais resultados apontaram para a necessidade de valorizar o papel dos alunos em formação para se tornarem professores de uma língua estrangeira na difusão de conhecimentos pertinentes às próprias práticas de internacionalização.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T23:13:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T23:13:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-AP8NLG
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-AP8NLG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AP8NLG/1/disserta__o_letramentos_transculturais_jos__a._pereira_jr.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AP8NLG/2/disserta__o_letramentos_transculturais_jos__a._pereira_jr.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 822c6c17be98ccaa1139919a2ac2fc6f
af087f03463627369c9f4075505a28c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676986007945216