A Escola Educ Centro de Educação Criadora: uma proposta pedagógica humanista e ecológica no contexto das transformações da educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecilia Andrade Antipoff
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8G8M
Resumo: A Escola Educ Centro de Educação Criadora foi uma instituição educacional fundada em 1978, pelos psicólogos e educadores Daniel e Ottília Antipoff. Funcionou até o ano de 2007, com uma proposta pedagógica humanista e ecológica voltada para alunos do maternal ao quinto ano do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa buscou-se abordar a história dessa instituição educacional, identificando seus objetivos e sua proposta pedagógica, em especial como foi trabalhada a inclusão de crianças com Altas Habilidades/Superdotação e a avaliação de seus alunos. Buscou-se entender o significado de ter estudado nesta escola para alguns ex-alunos. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: análise de documentos (artigos escritos por seus fundadores; atas de reuniões; regimento escolar; proposta pedagógica; relatórios de professores; folders para divulgação; fotografias e outros documentos aleatórios) e entrevistas semiestruturadas com sete ex-alunos, submetidas à análise de conteúdo. Os documentos foram encontrados nos arquivos de Daniel e Ottília Antipoff, que estão sob a guarda da família; nos arquivos do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA) localizados no Memorial Helena Antipoff (em Ibirité) e na Sala Helena Antipoff (localizada na Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais). Os resultados indicam que a Escola Educ não foi a única e não surgiu isoladamente no movimento pela renovação escolar. Pela recepção de conhecimentos que circularam pelo mundo, sua proposta pedagógica foi elaborada a partir de inspirações teóricas russas (Alexandre Lazursky), norte-americanas (Carl Rogers, Lewis Terman, Leta Stetter Hollingworth e Catharine Cox Milles) e genebrinas (Edourad Claparede e Jean Piaget), sob influência de Helena Antipoff. De forma ativa e crítica, esses conhecimentos que circularam, foram sendo recepcionados e incorporados na proposta pedagógica da Escola Educ, resultando em um enquadre educacional específico. Entendida como uma Escola Ecológica, com a educação voltada para a natureza, marcou sua originalidade e especificidade na liberdade e proximidade com a qual seus alunos se relacionavam diariamente com o ambiente natural que a rodeava. Com um projeto arquitetônico específico, os ambientes interno e externo se interconectavam favorecendo uma aprendizagem marcada pelo encontro com o natural. Tendo a criança e seu interesse como foco do processo de aprendizagem, o ensino individualizado, de fato, também deixou sua marca de especificidade nesta proposta educacional, uma vez que favoreceu a construção de relações significativas de proximidade e afeto não só entre os alunos, mas, também, entre professores e alunos. Favorecendo, com isto, o diálogo e a construção de relações democráticas. Tendo a felicidade de seus alunos como um de seus objetivos educacionais e o prazer pelo estudo como uma meta, a Escola Educ buscou cumprir seu currículo acadêmico amparado por uma metodologia de ensino realizada por projetos de estudos nos quais teoria e prática interconectavam-se sempre que possível. A ênfase no brincar livre, assim como na criatividade e liberdade de expressão também foram identificados como peculiares da identidade da Educ. Foi possível estabelecer diálogo entre dois aspectos da proposta pedagógica da escola e alguns desafios identificados no contexto educacional contemporâneo. Sendo estes: uma metodologia específica para o atendimento às crianças bem dotadas e a avaliação da aprendizagem pela experimentação natural. Quanto ao significado da experiência de ter sido aluno da Educ, verificou-se que os momentos vividos nesta escola foram identificados como prazerosos e felizes, remetendo às lembranças de uma infância vivida com leveza e espontaneidade, em um lugar gostoso de se estar, sendo considerados em suas diferenças, com liberdade, em contato com a natureza e próximos a pessoas significativas. Além disso, os momentos de aprendizagem foram relacionados ao prazer em aprender de forma diferente, contextualizada, relacionada com a prática e, muitas vezes, lúdica. Aspectos estes que favoreceram a construção de uma autoestima positiva em seus alunos. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir com novos dados referentes à educação de crianças com altas habilidades/superdotação na escola regular e à avaliação. Além de marcar a importância de fazeres pedagógicos diferentes daqueles ditos tradicionais para a construção de trajetórias de aprendizagem felizes nas crianças.
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spelling Regina Helena de Freitas CamposCecilia Andrade Antipoff2019-08-14T19:08:06Z2019-08-14T19:08:06Z2017-05-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8G8MA Escola Educ Centro de Educação Criadora foi uma instituição educacional fundada em 1978, pelos psicólogos e educadores Daniel e Ottília Antipoff. Funcionou até o ano de 2007, com uma proposta pedagógica humanista e ecológica voltada para alunos do maternal ao quinto ano do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa buscou-se abordar a história dessa instituição educacional, identificando seus objetivos e sua proposta pedagógica, em especial como foi trabalhada a inclusão de crianças com Altas Habilidades/Superdotação e a avaliação de seus alunos. Buscou-se entender o significado de ter estudado nesta escola para alguns ex-alunos. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: análise de documentos (artigos escritos por seus fundadores; atas de reuniões; regimento escolar; proposta pedagógica; relatórios de professores; folders para divulgação; fotografias e outros documentos aleatórios) e entrevistas semiestruturadas com sete ex-alunos, submetidas à análise de conteúdo. Os documentos foram encontrados nos arquivos de Daniel e Ottília Antipoff, que estão sob a guarda da família; nos arquivos do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA) localizados no Memorial Helena Antipoff (em Ibirité) e na Sala Helena Antipoff (localizada na Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais). Os resultados indicam que a Escola Educ não foi a única e não surgiu isoladamente no movimento pela renovação escolar. Pela recepção de conhecimentos que circularam pelo mundo, sua proposta pedagógica foi elaborada a partir de inspirações teóricas russas (Alexandre Lazursky), norte-americanas (Carl Rogers, Lewis Terman, Leta Stetter Hollingworth e Catharine Cox Milles) e genebrinas (Edourad Claparede e Jean Piaget), sob influência de Helena Antipoff. De forma ativa e crítica, esses conhecimentos que circularam, foram sendo recepcionados e incorporados na proposta pedagógica da Escola Educ, resultando em um enquadre educacional específico. Entendida como uma Escola Ecológica, com a educação voltada para a natureza, marcou sua originalidade e especificidade na liberdade e proximidade com a qual seus alunos se relacionavam diariamente com o ambiente natural que a rodeava. Com um projeto arquitetônico específico, os ambientes interno e externo se interconectavam favorecendo uma aprendizagem marcada pelo encontro com o natural. Tendo a criança e seu interesse como foco do processo de aprendizagem, o ensino individualizado, de fato, também deixou sua marca de especificidade nesta proposta educacional, uma vez que favoreceu a construção de relações significativas de proximidade e afeto não só entre os alunos, mas, também, entre professores e alunos. Favorecendo, com isto, o diálogo e a construção de relações democráticas. Tendo a felicidade de seus alunos como um de seus objetivos educacionais e o prazer pelo estudo como uma meta, a Escola Educ buscou cumprir seu currículo acadêmico amparado por uma metodologia de ensino realizada por projetos de estudos nos quais teoria e prática interconectavam-se sempre que possível. A ênfase no brincar livre, assim como na criatividade e liberdade de expressão também foram identificados como peculiares da identidade da Educ. Foi possível estabelecer diálogo entre dois aspectos da proposta pedagógica da escola e alguns desafios identificados no contexto educacional contemporâneo. Sendo estes: uma metodologia específica para o atendimento às crianças bem dotadas e a avaliação da aprendizagem pela experimentação natural. Quanto ao significado da experiência de ter sido aluno da Educ, verificou-se que os momentos vividos nesta escola foram identificados como prazerosos e felizes, remetendo às lembranças de uma infância vivida com leveza e espontaneidade, em um lugar gostoso de se estar, sendo considerados em suas diferenças, com liberdade, em contato com a natureza e próximos a pessoas significativas. Além disso, os momentos de aprendizagem foram relacionados ao prazer em aprender de forma diferente, contextualizada, relacionada com a prática e, muitas vezes, lúdica. Aspectos estes que favoreceram a construção de uma autoestima positiva em seus alunos. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir com novos dados referentes à educação de crianças com altas habilidades/superdotação na escola regular e à avaliação. Além de marcar a importância de fazeres pedagógicos diferentes daqueles ditos tradicionais para a construção de trajetórias de aprendizagem felizes nas crianças.Educ School Creative Education Center was an educational institution founded in 1978 by the psychologists and educators Daniel and Ottília Antipoff. It worked until the year 2007, with a humanistic pedagogical proposal as well as ecological aimed at students from nursery school to elementary school. This research aimed to address the history of this educational institution, identifying its objectives and its pedagogical proposal, especially as it was worked out the inclusion of children with High Abilities / Giftedness and the evaluation of their students. It was sought to understand the meaning of having studied in this school for some former students. Methodological procedures used: Analysis of documents (articles written by its founders, minutes of meetings, School Rules, Pedagogical Proposal; teachers reports; folders to publicize; photographs and other random documents) and semi-structured interviews with seven former students, submitted to content analysis. The documents were found in the archives of Daniel and Ottília Antipoff, which are under the custody of the family; in the Helena Antipoff Documentation and Research Center (CDPHA) archives located at the Helena Antipoff Memorial (in Ibirité) and in the Helena Antipoff room (located at the Central Library of the Federal University of Minas Gerais). The results indicate that the Educ School was not the only one and did not appear alone in this movement for school renovation. By the reception of knowledge that circulated around the world, its pedagogical proposal was elaborated from Russian theoretical inspirations (Alexandre Lazursky), North American (Carl Rogers, Lewis Terman, Leta Stetter Hollingworth and Catharine Cox Milles) and from Geneva (Edourad Claparede and Jean Piaget), under the influence of Helena Antipoff. In an active and critical way, this knowledge that circulated was being received and incorporated into the pedagogical proposal of the Educ School, resulting in a specific educational framework. Recognized as an Ecological School, with education focused on nature, it marked its originality and specificity in the freedom and closeness with which its students interacted daily with the natural environment that surrounded it. With a specific architectural design, the internal and external environments interconnected favoring a learning marked by the encounter with the natural. Having the child and his interest as the focus of the learning process, individualized teaching, in fact, also left its mark of specificity in this educational proposal, since it favored the construction of meaningful relationships, closeness and affection not only among the students but also among the teachers. Thus fostering the dialogue and the building of democratic relations. Having the happiness of its students as one of his educational aims, and the pleasure of studying as a goal, Educ School sought to fulfill its academic curriculum supported by a teaching methodology carried out through study projects in which theory and practice interconnected whenever possible. The emphasis on the playing free as well as on the creativity and freedom of expression have also been identified as peculiar to Educ's identity. It was possible to establish a dialogue between two aspects of the pedagogical proposal of the school and some identified challenges in the contemporary educational context. These are: a specific methodology for the teaching of gifted children and the evaluation of learning using natural experimentation. Regarding the meaning of the experience of having been a student of Educ, it was verified that the moments lived in this school, were identified as pleasant and happy, referring to the memories of a childhood lived with lightness and spontaneity in apleasant place to be, being considered in their differences, with freedom, in contact with nature and close to significant people. In addition, the learning moments were related to the pleasure of learning in a different way, contextualized, related to the practice and, often, playful. These aspects favored the construction of a positive self-esteem in its students. The results of this research could contribute with new data regarding the education of children with high skills / giftedness in the regular school and the evaluation. Furthermore, it highlights the importance of "pedagogical tasks" different from those traditional sayings, for the construction of happy learning paths for children.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscola novaEducaçãoCrianças superdotadasEducação de criançasEducacao humanisticaEcologia humanaEscola Educ movimento da Escola NovaAvaliaçãoCrianças com altas habilidades/superdotaçãoA Escola Educ Centro de Educação Criadora: uma proposta pedagógica humanista e ecológica no contexto das transformações da educação contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___final.pdfapplication/pdf3786509https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8G8M/1/tese___final.pdf6f6c7a3314feeb29d07284e2608648ffMD51TEXTtese___final.pdf.txttese___final.pdf.txtExtracted texttext/plain645907https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8G8M/2/tese___final.pdf.txt0fd45a65754d1dac9b80a79d85b849b0MD521843/BUOS-AR8G8M2019-11-14 16:43:46.077oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR8G8MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:43:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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