Práticas e saberes em artes visuais: uma experiência na educação infantil em Bom Despacho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Caroline Cardoso Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FFGH
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre docência em Artes Visuais, expondo, concepções, práticas e metodologias de ensino utilizadas por alguns professores que atuam na Educação Infantil. O interesse por esse tema surgiu da observação de como pode ser desenvolvido o trabalho com Artes Visuais nesta etapa da formação. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, buscando autores que expõem suas concepções sobre a prática pedagógica em Artes Visuais e uma pesquisa de campo, tendo como instrumentos entrevistas, observações e registros de práticas adotadas na rede particular de ensino da cidade de Bom Despacho em Minas Gerais. O objetivo deste estudo foi de observar o trabalho de duas professoras na mesma escola, sendo uma com formação específica e a outra sem formação em Artes Visuais com o intuito de desenvolver uma reflexão acerca das convergências e divergências entre os parâmetros teóricos para o ensino de arte, apontados por alguns autores contemporâneos e a prática no dia a dia de uma escola.
id UFMG_1686979a56cdb541e3197f4bea8890bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9FFGH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Luiza Dias VianaBarbara de Oliveira AhouagiEvandro Jose Lemos da CunhaPaula Caroline Cardoso Silva2019-08-09T16:52:43Z2019-08-09T16:52:43Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FFGHEsta pesquisa apresenta um estudo sobre docência em Artes Visuais, expondo, concepções, práticas e metodologias de ensino utilizadas por alguns professores que atuam na Educação Infantil. O interesse por esse tema surgiu da observação de como pode ser desenvolvido o trabalho com Artes Visuais nesta etapa da formação. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, buscando autores que expõem suas concepções sobre a prática pedagógica em Artes Visuais e uma pesquisa de campo, tendo como instrumentos entrevistas, observações e registros de práticas adotadas na rede particular de ensino da cidade de Bom Despacho em Minas Gerais. O objetivo deste estudo foi de observar o trabalho de duas professoras na mesma escola, sendo uma com formação específica e a outra sem formação em Artes Visuais com o intuito de desenvolver uma reflexão acerca das convergências e divergências entre os parâmetros teóricos para o ensino de arte, apontados por alguns autores contemporâneos e a prática no dia a dia de uma escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtespráticasEducação InfantilmetodologiasArtes VisuaisPráticas e saberes em artes visuais: uma experiência na educação infantil em Bom Despachoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia.pdfapplication/pdf250318https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9FFGH/1/monografia.pdfaebf5aabcac44a908496ead6d9484da9MD51TEXTmonografia.pdf.txtmonografia.pdf.txtExtracted texttext/plain67374https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9FFGH/2/monografia.pdf.txt4ee1020e4a03642871856e330d12d6baMD521843/BUBD-A9FFGH2019-11-14 07:15:24.677oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9FFGHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:15:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas e saberes em artes visuais: uma experiência na educação infantil em Bom Despacho
title Práticas e saberes em artes visuais: uma experiência na educação infantil em Bom Despacho
spellingShingle Práticas e saberes em artes visuais: uma experiência na educação infantil em Bom Despacho
Paula Caroline Cardoso Silva
práticas
Educação Infantil
metodologias
Artes Visuais
Artes
title_short Práticas e saberes em artes visuais: uma experiência na educação infantil em Bom Despacho
title_full Práticas e saberes em artes visuais: uma experiência na educação infantil em Bom Despacho
title_fullStr Práticas e saberes em artes visuais: uma experiência na educação infantil em Bom Despacho
title_full_unstemmed Práticas e saberes em artes visuais: uma experiência na educação infantil em Bom Despacho
title_sort Práticas e saberes em artes visuais: uma experiência na educação infantil em Bom Despacho
author Paula Caroline Cardoso Silva
author_facet Paula Caroline Cardoso Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Luiza Dias Viana
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barbara de Oliveira Ahouagi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Caroline Cardoso Silva
contributor_str_mv Maria Luiza Dias Viana
Barbara de Oliveira Ahouagi
Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv práticas
Educação Infantil
metodologias
Artes Visuais
topic práticas
Educação Infantil
metodologias
Artes Visuais
Artes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artes
description Esta pesquisa apresenta um estudo sobre docência em Artes Visuais, expondo, concepções, práticas e metodologias de ensino utilizadas por alguns professores que atuam na Educação Infantil. O interesse por esse tema surgiu da observação de como pode ser desenvolvido o trabalho com Artes Visuais nesta etapa da formação. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, buscando autores que expõem suas concepções sobre a prática pedagógica em Artes Visuais e uma pesquisa de campo, tendo como instrumentos entrevistas, observações e registros de práticas adotadas na rede particular de ensino da cidade de Bom Despacho em Minas Gerais. O objetivo deste estudo foi de observar o trabalho de duas professoras na mesma escola, sendo uma com formação específica e a outra sem formação em Artes Visuais com o intuito de desenvolver uma reflexão acerca das convergências e divergências entre os parâmetros teóricos para o ensino de arte, apontados por alguns autores contemporâneos e a prática no dia a dia de uma escola.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T16:52:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T16:52:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FFGH
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FFGH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9FFGH/1/monografia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9FFGH/2/monografia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aebf5aabcac44a908496ead6d9484da9
4ee1020e4a03642871856e330d12d6ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589482382884864