Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Franciele de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEC3
Resumo: O processo educacional sempre foi alvo de inúmeras discussões e questionamentos principalmente no que se referem à enfermagem. A trajetória das práticas pedagógicas dominantes no século passado revelava o predomínio de uma pedagogia tradicional caracterizada pelo autoritarismo, e pela transmissão do conhecimento sem reflexão crítica. O objetivo do estudo foi identificar e descrever, a partir de uma metodologia integrativa, as práticas pedagógicas utilizadas para a formação de alunos do Curso Técnico em Enfermagem. Após reunir todos os artigos pesquisados e fazer uma análise crítica constatou-se que, em sua maioria, foram a favor de uma prática pedagógica problematizadora, mas não isoladamente e sim associada a outros saberes. Conclui-se que não há uma pedagogia específica a ser utilizada na educação dos alunos de um curso técnico em enfermagem, mas sim uma coesão de saberes baseados na reflexão crítica e na troca de conhecimentos entre professor e aluno e entre os próprios alunos.
id UFMG_73a42fad8f3c4321d733e7a38e9c8011
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVEC3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lenice de Castro M VillelaPaula Goncalves BicalhoAline Franciele de Oliveira2019-08-12T08:50:26Z2019-08-12T08:50:26Z2012-03-10http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEC3O processo educacional sempre foi alvo de inúmeras discussões e questionamentos principalmente no que se referem à enfermagem. A trajetória das práticas pedagógicas dominantes no século passado revelava o predomínio de uma pedagogia tradicional caracterizada pelo autoritarismo, e pela transmissão do conhecimento sem reflexão crítica. O objetivo do estudo foi identificar e descrever, a partir de uma metodologia integrativa, as práticas pedagógicas utilizadas para a formação de alunos do Curso Técnico em Enfermagem. Após reunir todos os artigos pesquisados e fazer uma análise crítica constatou-se que, em sua maioria, foram a favor de uma prática pedagógica problematizadora, mas não isoladamente e sim associada a outros saberes. Conclui-se que não há uma pedagogia específica a ser utilizada na educação dos alunos de um curso técnico em enfermagem, mas sim uma coesão de saberes baseados na reflexão crítica e na troca de conhecimentos entre professor e aluno e entre os próprios alunos.The educational process has always been the subject of several discussions and questions mainly related to nursing. The trajectory of dominant pedagogical practices in the last century showed the predominance of a traditional pedagogy characterized by authoritarianism and transmission of knowledge without critical reflection. The aim of this study was to identify and describe, from an integrative methodology, the pedagogical practices used for training students in Technical Course of Nursing. After gathering all articles researched and making a critical analysis, it was noticed that the majority was in favor of a problematizing pedagogical practice, not separetely but associated with other acquirements. We conclude that there is not a specific pedagogy to be used in students education in a nursing technical course, but there is a knowledge cohesion based on critical reflection and knowledge exchange between teacher and student and among the students.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEnsinoPedagógicoEnfermagemEnfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_capa_dura_pdf.pdfapplication/pdf95649https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVEC3/1/tcc_capa_dura_pdf.pdf5ef3d9d4da7ae9852c3e0ea6a1111598MD51TEXTtcc_capa_dura_pdf.pdf.txttcc_capa_dura_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain29009https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVEC3/2/tcc_capa_dura_pdf.pdf.txtf074602116abd8beeb729556d70d700fMD521843/BUBD-9DVEC32019-11-14 15:22:05.2oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVEC3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:22:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico
title Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico
spellingShingle Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico
Aline Franciele de Oliveira
Ensino
Pedagógico
Enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico
title_full Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico
title_fullStr Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico
title_full_unstemmed Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico
title_sort Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico
author Aline Franciele de Oliveira
author_facet Aline Franciele de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lenice de Castro M Villela
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paula Goncalves Bicalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Franciele de Oliveira
contributor_str_mv Lenice de Castro M Villela
Paula Goncalves Bicalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Pedagógico
Enfermagem
topic Ensino
Pedagógico
Enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description O processo educacional sempre foi alvo de inúmeras discussões e questionamentos principalmente no que se referem à enfermagem. A trajetória das práticas pedagógicas dominantes no século passado revelava o predomínio de uma pedagogia tradicional caracterizada pelo autoritarismo, e pela transmissão do conhecimento sem reflexão crítica. O objetivo do estudo foi identificar e descrever, a partir de uma metodologia integrativa, as práticas pedagógicas utilizadas para a formação de alunos do Curso Técnico em Enfermagem. Após reunir todos os artigos pesquisados e fazer uma análise crítica constatou-se que, em sua maioria, foram a favor de uma prática pedagógica problematizadora, mas não isoladamente e sim associada a outros saberes. Conclui-se que não há uma pedagogia específica a ser utilizada na educação dos alunos de um curso técnico em enfermagem, mas sim uma coesão de saberes baseados na reflexão crítica e na troca de conhecimentos entre professor e aluno e entre os próprios alunos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T08:50:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T08:50:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEC3
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEC3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVEC3/1/tcc_capa_dura_pdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVEC3/2/tcc_capa_dura_pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ef3d9d4da7ae9852c3e0ea6a1111598
f074602116abd8beeb729556d70d700f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676748034670592