Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEC3 |
Resumo: | O processo educacional sempre foi alvo de inúmeras discussões e questionamentos principalmente no que se referem à enfermagem. A trajetória das práticas pedagógicas dominantes no século passado revelava o predomínio de uma pedagogia tradicional caracterizada pelo autoritarismo, e pela transmissão do conhecimento sem reflexão crítica. O objetivo do estudo foi identificar e descrever, a partir de uma metodologia integrativa, as práticas pedagógicas utilizadas para a formação de alunos do Curso Técnico em Enfermagem. Após reunir todos os artigos pesquisados e fazer uma análise crítica constatou-se que, em sua maioria, foram a favor de uma prática pedagógica problematizadora, mas não isoladamente e sim associada a outros saberes. Conclui-se que não há uma pedagogia específica a ser utilizada na educação dos alunos de um curso técnico em enfermagem, mas sim uma coesão de saberes baseados na reflexão crítica e na troca de conhecimentos entre professor e aluno e entre os próprios alunos. |
id |
UFMG_73a42fad8f3c4321d733e7a38e9c8011 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVEC3 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Lenice de Castro M VillelaPaula Goncalves BicalhoAline Franciele de Oliveira2019-08-12T08:50:26Z2019-08-12T08:50:26Z2012-03-10http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEC3O processo educacional sempre foi alvo de inúmeras discussões e questionamentos principalmente no que se referem à enfermagem. A trajetória das práticas pedagógicas dominantes no século passado revelava o predomínio de uma pedagogia tradicional caracterizada pelo autoritarismo, e pela transmissão do conhecimento sem reflexão crítica. O objetivo do estudo foi identificar e descrever, a partir de uma metodologia integrativa, as práticas pedagógicas utilizadas para a formação de alunos do Curso Técnico em Enfermagem. Após reunir todos os artigos pesquisados e fazer uma análise crítica constatou-se que, em sua maioria, foram a favor de uma prática pedagógica problematizadora, mas não isoladamente e sim associada a outros saberes. Conclui-se que não há uma pedagogia específica a ser utilizada na educação dos alunos de um curso técnico em enfermagem, mas sim uma coesão de saberes baseados na reflexão crítica e na troca de conhecimentos entre professor e aluno e entre os próprios alunos.The educational process has always been the subject of several discussions and questions mainly related to nursing. The trajectory of dominant pedagogical practices in the last century showed the predominance of a traditional pedagogy characterized by authoritarianism and transmission of knowledge without critical reflection. The aim of this study was to identify and describe, from an integrative methodology, the pedagogical practices used for training students in Technical Course of Nursing. After gathering all articles researched and making a critical analysis, it was noticed that the majority was in favor of a problematizing pedagogical practice, not separetely but associated with other acquirements. We conclude that there is not a specific pedagogy to be used in students education in a nursing technical course, but there is a knowledge cohesion based on critical reflection and knowledge exchange between teacher and student and among the students.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEnsinoPedagógicoEnfermagemEnfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_capa_dura_pdf.pdfapplication/pdf95649https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVEC3/1/tcc_capa_dura_pdf.pdf5ef3d9d4da7ae9852c3e0ea6a1111598MD51TEXTtcc_capa_dura_pdf.pdf.txttcc_capa_dura_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain29009https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVEC3/2/tcc_capa_dura_pdf.pdf.txtf074602116abd8beeb729556d70d700fMD521843/BUBD-9DVEC32019-11-14 15:22:05.2oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVEC3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:22:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico |
title |
Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico |
spellingShingle |
Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico Aline Franciele de Oliveira Ensino Pedagógico Enfermagem Educação em enfermagem Capacitação profissional |
title_short |
Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico |
title_full |
Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico |
title_fullStr |
Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico |
title_full_unstemmed |
Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico |
title_sort |
Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico |
author |
Aline Franciele de Oliveira |
author_facet |
Aline Franciele de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lenice de Castro M Villela |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paula Goncalves Bicalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aline Franciele de Oliveira |
contributor_str_mv |
Lenice de Castro M Villela Paula Goncalves Bicalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Pedagógico Enfermagem |
topic |
Ensino Pedagógico Enfermagem Educação em enfermagem Capacitação profissional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação profissional |
description |
O processo educacional sempre foi alvo de inúmeras discussões e questionamentos principalmente no que se referem à enfermagem. A trajetória das práticas pedagógicas dominantes no século passado revelava o predomínio de uma pedagogia tradicional caracterizada pelo autoritarismo, e pela transmissão do conhecimento sem reflexão crítica. O objetivo do estudo foi identificar e descrever, a partir de uma metodologia integrativa, as práticas pedagógicas utilizadas para a formação de alunos do Curso Técnico em Enfermagem. Após reunir todos os artigos pesquisados e fazer uma análise crítica constatou-se que, em sua maioria, foram a favor de uma prática pedagógica problematizadora, mas não isoladamente e sim associada a outros saberes. Conclui-se que não há uma pedagogia específica a ser utilizada na educação dos alunos de um curso técnico em enfermagem, mas sim uma coesão de saberes baseados na reflexão crítica e na troca de conhecimentos entre professor e aluno e entre os próprios alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T08:50:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T08:50:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEC3 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEC3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVEC3/1/tcc_capa_dura_pdf.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVEC3/2/tcc_capa_dura_pdf.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ef3d9d4da7ae9852c3e0ea6a1111598 f074602116abd8beeb729556d70d700f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676748034670592 |