El trabajo y la actividad industriosa en el salón de clases universitario

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Fabián Roca Flores
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maria José Batista Pinto Flores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.9071
http://hdl.handle.net/1843/59337
https://orcid.org/0000-0002-4630-9199
https://orcid.org/0000-0002-5268-645X
Resumo: O artigo corresponde uma tese de doutorado, tendo como objeto de estudo o trabalho e atividade do professor universitário, utilizando o método da instrução ao sósia (IAS) como instrumento principal na aproximação da atividade industriosa situada na sala de aula, analisada desde a perspectiva ergológica, no intuito de trazer para a discussão uma experiência docente no âmbito da educação superior peruana, na qual emergem os saberes e valores produzidos por três professores formadores de engenheiros de uma universidade de caráter comunitário, evidenciando o metier no uso do método e suas dificuldades e reformulações produzidas.
id UFMG_1724c0e7459d701ab064f64c9801cbed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/59337
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling El trabajo y la actividad industriosa en el salón de clases universitarioO trabalho e atividade industriosa na sala de aula universitáriaTrabalho do professor universitárioErgologiaUniversidade PeruanaMétodo da Instrução ao sósiaEducaçãoProfessoresEnsino superiorO artigo corresponde uma tese de doutorado, tendo como objeto de estudo o trabalho e atividade do professor universitário, utilizando o método da instrução ao sósia (IAS) como instrumento principal na aproximação da atividade industriosa situada na sala de aula, analisada desde a perspectiva ergológica, no intuito de trazer para a discussão uma experiência docente no âmbito da educação superior peruana, na qual emergem os saberes e valores produzidos por três professores formadores de engenheiros de uma universidade de caráter comunitário, evidenciando o metier no uso do método e suas dificuldades e reformulações produzidas.Este artículo corresponde a una investigación de doctorado, cuyo objeto de estudio es el trabajo y la actividad del profesor, utilizando el método de la instrucción al sósia (IAS), como instrumento principal en la aproximación de la actividad industriosa situada en el salón de clases, analizada desde la perspectiva ergológica, en la búsqueda de traer para su discusión una experiencia docente en el ámbito de la educación superior peruana, en la cual, emergen los saberes y valores producidos por tres profesores formadores de ingenieros en una universidad de carácter comunitario, evidenciando el metier de este método e sus dificultades y reformulaciones producidas.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOUFMG2023-10-09T23:14:55Z2023-10-09T23:14:55Z2021-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.22481/folio.v13i1.90712176-4182http://hdl.handle.net/1843/59337https://orcid.org/0000-0002-4630-9199https://orcid.org/0000-0002-5268-645XspaFólio – Revista de LetrasDaniel Fabián Roca FloresMaria José Batista Pinto Floresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-10-09T23:14:55Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/59337Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-10-09T23:14:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv El trabajo y la actividad industriosa en el salón de clases universitario
O trabalho e atividade industriosa na sala de aula universitária
title El trabajo y la actividad industriosa en el salón de clases universitario
spellingShingle El trabajo y la actividad industriosa en el salón de clases universitario
Daniel Fabián Roca Flores
Trabalho do professor universitário
Ergologia
Universidade Peruana
Método da Instrução ao sósia
Educação
Professores
Ensino superior
title_short El trabajo y la actividad industriosa en el salón de clases universitario
title_full El trabajo y la actividad industriosa en el salón de clases universitario
title_fullStr El trabajo y la actividad industriosa en el salón de clases universitario
title_full_unstemmed El trabajo y la actividad industriosa en el salón de clases universitario
title_sort El trabajo y la actividad industriosa en el salón de clases universitario
author Daniel Fabián Roca Flores
author_facet Daniel Fabián Roca Flores
Maria José Batista Pinto Flores
author_role author
author2 Maria José Batista Pinto Flores
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Fabián Roca Flores
Maria José Batista Pinto Flores
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho do professor universitário
Ergologia
Universidade Peruana
Método da Instrução ao sósia
Educação
Professores
Ensino superior
topic Trabalho do professor universitário
Ergologia
Universidade Peruana
Método da Instrução ao sósia
Educação
Professores
Ensino superior
description O artigo corresponde uma tese de doutorado, tendo como objeto de estudo o trabalho e atividade do professor universitário, utilizando o método da instrução ao sósia (IAS) como instrumento principal na aproximação da atividade industriosa situada na sala de aula, analisada desde a perspectiva ergológica, no intuito de trazer para a discussão uma experiência docente no âmbito da educação superior peruana, na qual emergem os saberes e valores produzidos por três professores formadores de engenheiros de uma universidade de caráter comunitário, evidenciando o metier no uso do método e suas dificuldades e reformulações produzidas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-31
2023-10-09T23:14:55Z
2023-10-09T23:14:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.9071
2176-4182
http://hdl.handle.net/1843/59337
https://orcid.org/0000-0002-4630-9199
https://orcid.org/0000-0002-5268-645X
url https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.9071
http://hdl.handle.net/1843/59337
https://orcid.org/0000-0002-4630-9199
https://orcid.org/0000-0002-5268-645X
identifier_str_mv 2176-4182
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv Fólio – Revista de Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248303252307968