Discriminação dos indicadores estratégicos que mais influenciam o desempenho organizacional: um estudo de caso na CNH Industrial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edmar Aderson Mendes de Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A39HSU
Resumo: Uma visão aprofundada das informações sobre desempenho organizacional é prioritária para quaisquer decisões de investimento que impactarão os resultados da empresa. Vários trabalhos já abordaram os indicadores estratégicos que afetam o desempenho, porém não existe consenso sobre como mensurar tal construto ou, mesmo, como definir seus indicadores. A falta de padronização dos indicadores estratégicos de entrada (inputs) ou dos indicadores de desempenho (outputs) dificulta a comparação com os concorrentes utilizando-se de uma mesma estrutura de indicadores, visto que a maioria destes não é de fácil obtenção, além da dificuldade de acesso aos estrategistas das organizações. Diante desta perspectiva, este trabalho teve por objetivo discriminar os indicadores estratégicos (inputs) que mais influenciam o desempenho organizacional, com foco no segmento de maquinas de construção civil, utilizando-se de um estudo de caso na CNH Industrial (CNHi) como metodologia qualitativa dentro da abordagem da estratégica como pratica, visando a descoberta de diferentes práxis, inter-relacionando-as com seus praticantes e as praticas organizacionais. Na primeira e na segunda fases desta pesquisa, de natureza exploratória, foram identificados e agrupados os indicadores estratégicos, a partir de analise de dados secundários, entrevista pessoal e painel de especialistas com os estrategistas da CNHi. Na terceira fase, de natureza descritiva, estes indicadores foram classificados (ranking) por meio de levantamento (survey) em entrevista pessoal semiestruturada com um grupo maior de estrategistas da CNHi. Em resumo, os resultados revelam que os indicadores estratégicos que mais tem influenciado o desempenho das empresas são: relacionamentos com clientes, capital humano, comunicação efetiva, planejamento, controle e execução estratégica, desenvolvimento com foco em produtos e processos, alianças estratégicas, responsabilidade social e ética e glocal: pensar globalmente e agir localmente. Espera-se que estes resultados possam servir de incentivo às demais empresas para contribuírem com tais pesquisas, podendo levar o conjunto destas respostas a validação destes indicadores estratégicos ou a proposição de novos indicadores e suas respectiva validação à posteriori.
id UFMG_177d128018a62108042c1df73d2ac036
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A39HSU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Lucia Miranda LopesCarlos Alberto GoncalvesCarlos Alberto GoncalvesMarlusa GoslingFabricio ZivianiEdmar Aderson Mendes de Paula2019-08-11T19:14:34Z2019-08-11T19:14:34Z2015-06-26http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A39HSUUma visão aprofundada das informações sobre desempenho organizacional é prioritária para quaisquer decisões de investimento que impactarão os resultados da empresa. Vários trabalhos já abordaram os indicadores estratégicos que afetam o desempenho, porém não existe consenso sobre como mensurar tal construto ou, mesmo, como definir seus indicadores. A falta de padronização dos indicadores estratégicos de entrada (inputs) ou dos indicadores de desempenho (outputs) dificulta a comparação com os concorrentes utilizando-se de uma mesma estrutura de indicadores, visto que a maioria destes não é de fácil obtenção, além da dificuldade de acesso aos estrategistas das organizações. Diante desta perspectiva, este trabalho teve por objetivo discriminar os indicadores estratégicos (inputs) que mais influenciam o desempenho organizacional, com foco no segmento de maquinas de construção civil, utilizando-se de um estudo de caso na CNH Industrial (CNHi) como metodologia qualitativa dentro da abordagem da estratégica como pratica, visando a descoberta de diferentes práxis, inter-relacionando-as com seus praticantes e as praticas organizacionais. Na primeira e na segunda fases desta pesquisa, de natureza exploratória, foram identificados e agrupados os indicadores estratégicos, a partir de analise de dados secundários, entrevista pessoal e painel de especialistas com os estrategistas da CNHi. Na terceira fase, de natureza descritiva, estes indicadores foram classificados (ranking) por meio de levantamento (survey) em entrevista pessoal semiestruturada com um grupo maior de estrategistas da CNHi. Em resumo, os resultados revelam que os indicadores estratégicos que mais tem influenciado o desempenho das empresas são: relacionamentos com clientes, capital humano, comunicação efetiva, planejamento, controle e execução estratégica, desenvolvimento com foco em produtos e processos, alianças estratégicas, responsabilidade social e ética e glocal: pensar globalmente e agir localmente. Espera-se que estes resultados possam servir de incentivo às demais empresas para contribuírem com tais pesquisas, podendo levar o conjunto destas respostas a validação destes indicadores estratégicos ou a proposição de novos indicadores e suas respectiva validação à posteriori.An in-depth view of information o the organization performance is a priority for any investment decisions that Will impact on company results. Several studies have addressed the strategic indicators that effect performance, but there is no consensus on how to measure this construct or even how to define its indicators. The lack of standardization of strategic indicators (inputs) or performance indications (outputs), difficult to compare with competitors using the same framework of indicators, since most of these are not easy obtaining, as well as difficult access to strategists of organizations. Given this perspective, this study aimed to discrimination of strategic indicators that influence the performance of companies, focusing on the construction machinery segment, using a case study at CNH Industrial (CNHi) as a methodology research within the approach of strategy as practice aimed at discovering different practice, inter-relating them to its practitioners, and organizational practices. In the first and second phases of this research, exploratory in nature, they have been identified and grouped the strategic indicators from the secondary data analysis, personal interviews and expert panel with CNHi strategists. In the third and final phase of a descriptive nature, were classified (ranking) the strategic indicators, through a survey in semi-structured personal interview with a larger group of CNHi strategist. In summary, the results revealed the strategic indicators that has more influenced business performance are: customer relationships; human capital; effective communication; planning control and strategy execution; development with focus on products and processes; strategic alliances; social responsibility and ethics and glocal: think globally and act locally. It is hoped that these results will serve as an incentive to other companies to contribute to such research, which may lead all of the responses to the validation of these strategic indicators or the proposal of new indicators and their respective validation a posteriori.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEficiência organizacionalPlanejamento estratégicoIndicadores de desempenhoDesempenho organizacionalIndicadores estratégicosEstratégica como praticaDiscriminação dos indicadores estratégicos que mais influenciam o desempenho organizacional: um estudo de caso na CNH Industrialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALedmar_anderson_mendes_de_paula.pdfapplication/pdf9779510https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A39HSU/1/edmar_anderson_mendes_de_paula.pdf81c2a23da47b7b6f401ece2c1f5ed411MD51TEXTedmar_anderson_mendes_de_paula.pdf.txtedmar_anderson_mendes_de_paula.pdf.txtExtracted texttext/plain159https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A39HSU/2/edmar_anderson_mendes_de_paula.pdf.txtb6fded82c0d8aa38d0724ea9283284aaMD521843/BUBD-A39HSU2019-11-14 05:48:11.23oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A39HSURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:48:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discriminação dos indicadores estratégicos que mais influenciam o desempenho organizacional: um estudo de caso na CNH Industrial
title Discriminação dos indicadores estratégicos que mais influenciam o desempenho organizacional: um estudo de caso na CNH Industrial
spellingShingle Discriminação dos indicadores estratégicos que mais influenciam o desempenho organizacional: um estudo de caso na CNH Industrial
Edmar Aderson Mendes de Paula
Indicadores de desempenho
Desempenho organizacional
Indicadores estratégicos
Estratégica como pratica
Eficiência organizacional
Planejamento estratégico
title_short Discriminação dos indicadores estratégicos que mais influenciam o desempenho organizacional: um estudo de caso na CNH Industrial
title_full Discriminação dos indicadores estratégicos que mais influenciam o desempenho organizacional: um estudo de caso na CNH Industrial
title_fullStr Discriminação dos indicadores estratégicos que mais influenciam o desempenho organizacional: um estudo de caso na CNH Industrial
title_full_unstemmed Discriminação dos indicadores estratégicos que mais influenciam o desempenho organizacional: um estudo de caso na CNH Industrial
title_sort Discriminação dos indicadores estratégicos que mais influenciam o desempenho organizacional: um estudo de caso na CNH Industrial
author Edmar Aderson Mendes de Paula
author_facet Edmar Aderson Mendes de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Lucia Miranda Lopes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Carlos Alberto Goncalves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Alberto Goncalves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marlusa Gosling
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fabricio Ziviani
dc.contributor.author.fl_str_mv Edmar Aderson Mendes de Paula
contributor_str_mv Ana Lucia Miranda Lopes
Carlos Alberto Goncalves
Carlos Alberto Goncalves
Marlusa Gosling
Fabricio Ziviani
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores de desempenho
Desempenho organizacional
Indicadores estratégicos
Estratégica como pratica
topic Indicadores de desempenho
Desempenho organizacional
Indicadores estratégicos
Estratégica como pratica
Eficiência organizacional
Planejamento estratégico
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Eficiência organizacional
Planejamento estratégico
description Uma visão aprofundada das informações sobre desempenho organizacional é prioritária para quaisquer decisões de investimento que impactarão os resultados da empresa. Vários trabalhos já abordaram os indicadores estratégicos que afetam o desempenho, porém não existe consenso sobre como mensurar tal construto ou, mesmo, como definir seus indicadores. A falta de padronização dos indicadores estratégicos de entrada (inputs) ou dos indicadores de desempenho (outputs) dificulta a comparação com os concorrentes utilizando-se de uma mesma estrutura de indicadores, visto que a maioria destes não é de fácil obtenção, além da dificuldade de acesso aos estrategistas das organizações. Diante desta perspectiva, este trabalho teve por objetivo discriminar os indicadores estratégicos (inputs) que mais influenciam o desempenho organizacional, com foco no segmento de maquinas de construção civil, utilizando-se de um estudo de caso na CNH Industrial (CNHi) como metodologia qualitativa dentro da abordagem da estratégica como pratica, visando a descoberta de diferentes práxis, inter-relacionando-as com seus praticantes e as praticas organizacionais. Na primeira e na segunda fases desta pesquisa, de natureza exploratória, foram identificados e agrupados os indicadores estratégicos, a partir de analise de dados secundários, entrevista pessoal e painel de especialistas com os estrategistas da CNHi. Na terceira fase, de natureza descritiva, estes indicadores foram classificados (ranking) por meio de levantamento (survey) em entrevista pessoal semiestruturada com um grupo maior de estrategistas da CNHi. Em resumo, os resultados revelam que os indicadores estratégicos que mais tem influenciado o desempenho das empresas são: relacionamentos com clientes, capital humano, comunicação efetiva, planejamento, controle e execução estratégica, desenvolvimento com foco em produtos e processos, alianças estratégicas, responsabilidade social e ética e glocal: pensar globalmente e agir localmente. Espera-se que estes resultados possam servir de incentivo às demais empresas para contribuírem com tais pesquisas, podendo levar o conjunto destas respostas a validação destes indicadores estratégicos ou a proposição de novos indicadores e suas respectiva validação à posteriori.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T19:14:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T19:14:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A39HSU
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A39HSU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A39HSU/1/edmar_anderson_mendes_de_paula.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A39HSU/2/edmar_anderson_mendes_de_paula.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 81c2a23da47b7b6f401ece2c1f5ed411
b6fded82c0d8aa38d0724ea9283284aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589408424722432