Ensinar: do mal-entendido ao inesperado da transmissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joao Batista de Mendonca Filho
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZJSZ
Resumo: Este trabalho sobre a transmissão é uma tentativa de dizer das possibilidades de pensar o acontecimento da transmissão do conhecimento por meio de uma referência que tem sido pouco comum na Educação. Juntamente com outros trabalhos, este visa marcar que, pelo contraste com um campo habitado essencialmente pela diferença ao educar, é viável encontrar uma contribuição que possa apontar para a necessidade de serem inventadas novas estratégias que conduzam para além da repetição de uma única pergunta: como ensinar a ensinar? É por isso que esta dissertação se inicia pelos apontamentos não apenas no sentido de registrar as idéias que circulam sobre o acontecimento da transmissão, mas também no de dar uma direção que permita pensar as causas e os efeitos dessas idéias, indicando que existe toda uma obra na educação a ser executada, a partir do momento em que os educadores também levem às últimas conseqüências o bon mot do educar como profissão impossível.
id UFMG_184b9c143dfd33526e561f087e85da7f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85ZJSZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eliane Marta Santos Teixeira LopesCynthia Greive VeigaCelio GarciaJoao Batista de Mendonca Filho2019-08-10T14:56:29Z2019-08-10T14:56:29Z1996-10-11http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZJSZEste trabalho sobre a transmissão é uma tentativa de dizer das possibilidades de pensar o acontecimento da transmissão do conhecimento por meio de uma referência que tem sido pouco comum na Educação. Juntamente com outros trabalhos, este visa marcar que, pelo contraste com um campo habitado essencialmente pela diferença ao educar, é viável encontrar uma contribuição que possa apontar para a necessidade de serem inventadas novas estratégias que conduzam para além da repetição de uma única pergunta: como ensinar a ensinar? É por isso que esta dissertação se inicia pelos apontamentos não apenas no sentido de registrar as idéias que circulam sobre o acontecimento da transmissão, mas também no de dar uma direção que permita pensar as causas e os efeitos dessas idéias, indicando que existe toda uma obra na educação a ser executada, a partir do momento em que os educadores também levem às últimas conseqüências o bon mot do educar como profissão impossível.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicanálise e educaçãoEducaçãoPsicologia educacionalProfessores Formação  Mal entendidoEnsinarEnsinar: do mal-entendido ao inesperado da transmissãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000257.pdfapplication/pdf529684https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85ZJSZ/1/1000000257.pdf3320ad61bf5c9b064702d200869de8e0MD51TEXT1000000257.pdf.txt1000000257.pdf.txtExtracted texttext/plain342523https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85ZJSZ/2/1000000257.pdf.txt5be206f5272f11e27abee0abc24b0a28MD521843/FAEC-85ZJSZ2019-11-14 05:18:25.317oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85ZJSZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:18:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinar: do mal-entendido ao inesperado da transmissão
title Ensinar: do mal-entendido ao inesperado da transmissão
spellingShingle Ensinar: do mal-entendido ao inesperado da transmissão
Joao Batista de Mendonca Filho
Mal entendido
Ensinar
Psicanálise e educação
Educação
Psicologia educacional
Professores Formação  
title_short Ensinar: do mal-entendido ao inesperado da transmissão
title_full Ensinar: do mal-entendido ao inesperado da transmissão
title_fullStr Ensinar: do mal-entendido ao inesperado da transmissão
title_full_unstemmed Ensinar: do mal-entendido ao inesperado da transmissão
title_sort Ensinar: do mal-entendido ao inesperado da transmissão
author Joao Batista de Mendonca Filho
author_facet Joao Batista de Mendonca Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eliane Marta Santos Teixeira Lopes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cynthia Greive Veiga
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Celio Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Joao Batista de Mendonca Filho
contributor_str_mv Eliane Marta Santos Teixeira Lopes
Cynthia Greive Veiga
Celio Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Mal entendido
Ensinar
topic Mal entendido
Ensinar
Psicanálise e educação
Educação
Psicologia educacional
Professores Formação  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Psicanálise e educação
Educação
Psicologia educacional
Professores Formação  
description Este trabalho sobre a transmissão é uma tentativa de dizer das possibilidades de pensar o acontecimento da transmissão do conhecimento por meio de uma referência que tem sido pouco comum na Educação. Juntamente com outros trabalhos, este visa marcar que, pelo contraste com um campo habitado essencialmente pela diferença ao educar, é viável encontrar uma contribuição que possa apontar para a necessidade de serem inventadas novas estratégias que conduzam para além da repetição de uma única pergunta: como ensinar a ensinar? É por isso que esta dissertação se inicia pelos apontamentos não apenas no sentido de registrar as idéias que circulam sobre o acontecimento da transmissão, mas também no de dar uma direção que permita pensar as causas e os efeitos dessas idéias, indicando que existe toda uma obra na educação a ser executada, a partir do momento em que os educadores também levem às últimas conseqüências o bon mot do educar como profissão impossível.
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996-10-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T14:56:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T14:56:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZJSZ
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZJSZ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85ZJSZ/1/1000000257.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85ZJSZ/2/1000000257.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3320ad61bf5c9b064702d200869de8e0
5be206f5272f11e27abee0abc24b0a28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589155475685376