Livros manuscritos iluminados na era moderna: compromissos de irmandades mineiras, século XVIII
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VCSA-6X4Q6Q |
Resumo: | A prática de adornar textos com caligrafia elaborada, grafismos e pinturas requintadas é comum na maioria das sociedades setecentistas. A apresentação e a composição da escrita são elementos de comunicação tanto quanto o texto redigido. A presença da imprensa não anulou a prática de produção de textos manuscritos e, decerta maneira, contribuiu para o avanço e a propagação da arte da caligrafia através da publicação de manuais impressos, tais como a obra Nova Escola para Aprender a Ler, Escrever e Contar, referência para artistas mineiros. O diálogo entre o livro manuscritomoderno e o livro iluminado medieval é percebido principalmente através das técnicas e materiais, como continuidade de práticas desenvolvidas pelos iluminadores medievais e transmitidas pela tradição oral e pelos manuais impressos. Onze livros de compromisso de irmandades mineiras no século XVIII são analisados sob o ponto devista da prática artística, com o objetivo de detectar como os dispositivos materiais são indicativos das possibilidades construtivas do objeto artístico em um determinado período, como se apresentam as permanências e as transformações da tradição da iluminação e quais são os recursos de que os artistas dispõem para enfrentar as questões técnicas e materiais. A partir da análise da forma de organização visual da obra, das características dos elementos empregados, da escolha dos tipos de capitulares e da técnica individual do artista, determinaram-se quatro grupos estilísticos e identificaram-se dois artistas, ainda anônimos, os quais produziram obras em períodose localidades distintos. A análise material e estilística revelou ainda um aspecto sutil da vinculação do objeto à instituição: a forma como se constituem os compromissos, interagindo imagens sagradas a um texto regulador, reflete o duplo caráter dessas agremiações na sociedade mineira, relacionando o temporal ao espiritual nas ações |
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Onze livros de compromisso de irmandades mineiras no século XVIII são analisados sob o ponto devista da prática artística, com o objetivo de detectar como os dispositivos materiais são indicativos das possibilidades construtivas do objeto artístico em um determinado período, como se apresentam as permanências e as transformações da tradição da iluminação e quais são os recursos de que os artistas dispõem para enfrentar as questões técnicas e materiais. A partir da análise da forma de organização visual da obra, das características dos elementos empregados, da escolha dos tipos de capitulares e da técnica individual do artista, determinaram-se quatro grupos estilísticos e identificaram-se dois artistas, ainda anônimos, os quais produziram obras em períodose localidades distintos. A análise material e estilística revelou ainda um aspecto sutil da vinculação do objeto à instituição: a forma como se constituem os compromissos, interagindo imagens sagradas a um texto regulador, reflete o duplo caráter dessas agremiações na sociedade mineira, relacionando o temporal ao espiritual nas açõesLa pratique dembellir les textes avec une calligraphie élaborée, des graphismes et des peintures raffinées est dusage commun dans la majorité des sociétés du XVIIIe siècle. La présentation et la composition de lécriture sont tout autant des éléments de communication que le texte écrit. La présence de la typographie na pas effacé la pratique de production de textes manuscrits avec des enluminures et, dune certainefaçon, elle a contribué dans lavancement et la diffusion de lart de la calligraphie par la publication de manuels imprimés, comme louvrage Nova Escola para Aprender a Ler, Escrever e Contar, une référence pour les artistes de Minas Gerais. Le dialogue entre le livre manuscrit moderne et le livre médiéval avec des enluminures est perçuprincipalement à travers les techniques et les matériaux, dans la continuité des pratiques dévelopées par les enlumineurs médiévaux et transmises par la tradition orale et par les manuels imprimés. Onze Livros de Compromisso (chartes dengagement contenant les statuts et règlements) de confréries réligieuses de Minas Gerais du XVIIIesiècle sont ici analysés du point de vue de la pratique artistique, avec lobjectif didentifier la manière par laquelle les dispositifs matériels deviennent des indicateurs des possibilités de construction de lobjet artistique dans une période déterminée, la manière par laquelle se présentent les permanences et les transformations de la tradition de lenluminure et didentifier les ressources dont disposent les artistes pour affronter les questions techniques et materielles. À partir de lanalyse de la forme dorganisation visuelle de louvrage, des caractéristiques des éléments employés, du choix des lettres capitulaires et de la technique individuelle de lartiste, nous avons déterminé quatre groupes stylistiques et identifié deux artistes, encore anonymes, qui ont produit des ouvrages dans des périodes et localités distinctes. Lanalyse matérielle et stylistique a encore révelé un aspect subtil du lien entre lobjet et linstitution : la forme dans laquelle sont établis les compromissos (règlements), dans linteraction des images sacrées avec un texte régulateur, montre la double caractéristique des confréries réligieuses dans la société de Minas Gerais, en rapportant le temporel au spirituel dans les actions quotidiennes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIluminuras de livros e manuscritos antigosHistóriaArte colonialIrmandadesMinas Gerais HistóriaMinas GeraisLivros dePinturaséculo XVIIICompromissoArte colonialIrmandadesLivros manuscritos iluminados na era moderna: compromissos de irmandades mineiras, século XVIIIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlivros_manuscritos_iluminados_na_era_moderna.pdfapplication/pdf20321589https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-6X4Q6Q/1/livros_manuscritos_iluminados_na_era_moderna.pdf91776ff6cd43c8327ac7ccd7d9a2d277MD51TEXTlivros_manuscritos_iluminados_na_era_moderna.pdf.txtlivros_manuscritos_iluminados_na_era_moderna.pdf.txtExtracted texttext/plain294976https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-6X4Q6Q/2/livros_manuscritos_iluminados_na_era_moderna.pdf.txt7ef80f551537fb78867a32fdae8b5612MD521843/VCSA-6X4Q6Q2019-11-14 11:17:04.039oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-6X4Q6QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:17:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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