Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana do Espirito Santo Brandao
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7KKXR
Resumo: O presente trabalho examina os processos de treinamento Viewpoints e Suzuki examinados sob a perspectiva histórica e estética de sua formação em diálogo a análise dos conceitos de composição do Estudo da Forma nas Artes Plásticas. O recorte feito aborda os treinamentos teatrais com as Artes Plásticas a partir do livro Ponto, Linha sob Plano de Wassily Kandinsky. Assim, uma reflexão dos conceitos: presença cênica, movimento e espaço cênico/teatral em relação a noção de Ponto, Linha e Plano perspectivamente. A partir das análises comparativas, sugerir novos campos de percepção sobre o ofício de ator/atriz
id UFMG_1a0e9fba6023aba20e81fa8218ad0268
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7KKXR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Beatriz MendoncaMarcos Cesar de Senna HillArnaldo Leite de AlvarengaRita de Cassia Santos Buarque de GusmaoLuciana do Espirito Santo Brandao2019-08-10T20:57:33Z2019-08-10T20:57:33Z2018-06-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7KKXRO presente trabalho examina os processos de treinamento Viewpoints e Suzuki examinados sob a perspectiva histórica e estética de sua formação em diálogo a análise dos conceitos de composição do Estudo da Forma nas Artes Plásticas. O recorte feito aborda os treinamentos teatrais com as Artes Plásticas a partir do livro Ponto, Linha sob Plano de Wassily Kandinsky. Assim, uma reflexão dos conceitos: presença cênica, movimento e espaço cênico/teatral em relação a noção de Ponto, Linha e Plano perspectivamente. A partir das análises comparativas, sugerir novos campos de percepção sobre o ofício de ator/atrizThe present master thesis works with the Viewpoints and Suzuki training methods examined from a historical perspective and were exposed to their own form of dialogue. The cut is made between theatrical trainings and Fine Arts and is from the book Point, Line under Plan by Wassily Kandinsky. Thusfore, a reflection on the concepts: scenic presence, movement and scenic / theatrical space in relation to the notion of Point, Line and Plane. From the comparative analyzes, suggesting new fields of perception about the exercise of actor / actressUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro TécnicaComposição (Arte)Representação teatralTadashi SuzukiMétodo ViewpointsAnne BogartComposição visualMary OverlieMétodo SuzukiTreinamento de atorOs métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALos_m_todos_viewpoints_e_suzuki_em_interface___composi__o_visual.pdfapplication/pdf30680728https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7KKXR/1/os_m_todos_viewpoints_e_suzuki_em_interface___composi__o_visual.pdf49ae8ce0ece8f995afa03d5377eea915MD51TEXTos_m_todos_viewpoints_e_suzuki_em_interface___composi__o_visual.pdf.txtos_m_todos_viewpoints_e_suzuki_em_interface___composi__o_visual.pdf.txtExtracted texttext/plain382928https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7KKXR/2/os_m_todos_viewpoints_e_suzuki_em_interface___composi__o_visual.pdf.txtcef08c43f13532eaa1a5852456e65ceaMD521843/BUOS-B7KKXR2019-11-14 08:45:59.55oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7KKXRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:45:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual
title Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual
spellingShingle Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual
Luciana do Espirito Santo Brandao
Tadashi Suzuki
Método Viewpoints
Anne Bogart
Composição visual
Mary Overlie
Método Suzuki
Treinamento de ator
Teatro Técnica
Composição (Arte)
Representação teatral
title_short Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual
title_full Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual
title_fullStr Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual
title_full_unstemmed Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual
title_sort Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual
author Luciana do Espirito Santo Brandao
author_facet Luciana do Espirito Santo Brandao
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Beatriz Mendonca
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcos Cesar de Senna Hill
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmao
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciana do Espirito Santo Brandao
contributor_str_mv Maria Beatriz Mendonca
Marcos Cesar de Senna Hill
Arnaldo Leite de Alvarenga
Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmao
dc.subject.por.fl_str_mv Tadashi Suzuki
Método Viewpoints
Anne Bogart
Composição visual
Mary Overlie
Método Suzuki
Treinamento de ator
topic Tadashi Suzuki
Método Viewpoints
Anne Bogart
Composição visual
Mary Overlie
Método Suzuki
Treinamento de ator
Teatro Técnica
Composição (Arte)
Representação teatral
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro Técnica
Composição (Arte)
Representação teatral
description O presente trabalho examina os processos de treinamento Viewpoints e Suzuki examinados sob a perspectiva histórica e estética de sua formação em diálogo a análise dos conceitos de composição do Estudo da Forma nas Artes Plásticas. O recorte feito aborda os treinamentos teatrais com as Artes Plásticas a partir do livro Ponto, Linha sob Plano de Wassily Kandinsky. Assim, uma reflexão dos conceitos: presença cênica, movimento e espaço cênico/teatral em relação a noção de Ponto, Linha e Plano perspectivamente. A partir das análises comparativas, sugerir novos campos de percepção sobre o ofício de ator/atriz
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T20:57:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T20:57:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7KKXR
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7KKXR
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7KKXR/1/os_m_todos_viewpoints_e_suzuki_em_interface___composi__o_visual.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7KKXR/2/os_m_todos_viewpoints_e_suzuki_em_interface___composi__o_visual.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 49ae8ce0ece8f995afa03d5377eea915
cef08c43f13532eaa1a5852456e65cea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676634676264960