Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7KKXR |
Resumo: | O presente trabalho examina os processos de treinamento Viewpoints e Suzuki examinados sob a perspectiva histórica e estética de sua formação em diálogo a análise dos conceitos de composição do Estudo da Forma nas Artes Plásticas. O recorte feito aborda os treinamentos teatrais com as Artes Plásticas a partir do livro Ponto, Linha sob Plano de Wassily Kandinsky. Assim, uma reflexão dos conceitos: presença cênica, movimento e espaço cênico/teatral em relação a noção de Ponto, Linha e Plano perspectivamente. A partir das análises comparativas, sugerir novos campos de percepção sobre o ofício de ator/atriz |
id |
UFMG_1a0e9fba6023aba20e81fa8218ad0268 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7KKXR |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Beatriz MendoncaMarcos Cesar de Senna HillArnaldo Leite de AlvarengaRita de Cassia Santos Buarque de GusmaoLuciana do Espirito Santo Brandao2019-08-10T20:57:33Z2019-08-10T20:57:33Z2018-06-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7KKXRO presente trabalho examina os processos de treinamento Viewpoints e Suzuki examinados sob a perspectiva histórica e estética de sua formação em diálogo a análise dos conceitos de composição do Estudo da Forma nas Artes Plásticas. O recorte feito aborda os treinamentos teatrais com as Artes Plásticas a partir do livro Ponto, Linha sob Plano de Wassily Kandinsky. Assim, uma reflexão dos conceitos: presença cênica, movimento e espaço cênico/teatral em relação a noção de Ponto, Linha e Plano perspectivamente. A partir das análises comparativas, sugerir novos campos de percepção sobre o ofício de ator/atrizThe present master thesis works with the Viewpoints and Suzuki training methods examined from a historical perspective and were exposed to their own form of dialogue. The cut is made between theatrical trainings and Fine Arts and is from the book Point, Line under Plan by Wassily Kandinsky. Thusfore, a reflection on the concepts: scenic presence, movement and scenic / theatrical space in relation to the notion of Point, Line and Plane. From the comparative analyzes, suggesting new fields of perception about the exercise of actor / actressUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro TécnicaComposição (Arte)Representação teatralTadashi SuzukiMétodo ViewpointsAnne BogartComposição visualMary OverlieMétodo SuzukiTreinamento de atorOs métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALos_m_todos_viewpoints_e_suzuki_em_interface___composi__o_visual.pdfapplication/pdf30680728https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7KKXR/1/os_m_todos_viewpoints_e_suzuki_em_interface___composi__o_visual.pdf49ae8ce0ece8f995afa03d5377eea915MD51TEXTos_m_todos_viewpoints_e_suzuki_em_interface___composi__o_visual.pdf.txtos_m_todos_viewpoints_e_suzuki_em_interface___composi__o_visual.pdf.txtExtracted texttext/plain382928https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7KKXR/2/os_m_todos_viewpoints_e_suzuki_em_interface___composi__o_visual.pdf.txtcef08c43f13532eaa1a5852456e65ceaMD521843/BUOS-B7KKXR2019-11-14 08:45:59.55oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7KKXRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:45:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual |
title |
Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual |
spellingShingle |
Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual Luciana do Espirito Santo Brandao Tadashi Suzuki Método Viewpoints Anne Bogart Composição visual Mary Overlie Método Suzuki Treinamento de ator Teatro Técnica Composição (Arte) Representação teatral |
title_short |
Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual |
title_full |
Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual |
title_fullStr |
Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual |
title_full_unstemmed |
Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual |
title_sort |
Os métodos Viewpoints e Suzuki em interface à composição visual |
author |
Luciana do Espirito Santo Brandao |
author_facet |
Luciana do Espirito Santo Brandao |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Beatriz Mendonca |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcos Cesar de Senna Hill |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Arnaldo Leite de Alvarenga |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmao |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciana do Espirito Santo Brandao |
contributor_str_mv |
Maria Beatriz Mendonca Marcos Cesar de Senna Hill Arnaldo Leite de Alvarenga Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tadashi Suzuki Método Viewpoints Anne Bogart Composição visual Mary Overlie Método Suzuki Treinamento de ator |
topic |
Tadashi Suzuki Método Viewpoints Anne Bogart Composição visual Mary Overlie Método Suzuki Treinamento de ator Teatro Técnica Composição (Arte) Representação teatral |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro Técnica Composição (Arte) Representação teatral |
description |
O presente trabalho examina os processos de treinamento Viewpoints e Suzuki examinados sob a perspectiva histórica e estética de sua formação em diálogo a análise dos conceitos de composição do Estudo da Forma nas Artes Plásticas. O recorte feito aborda os treinamentos teatrais com as Artes Plásticas a partir do livro Ponto, Linha sob Plano de Wassily Kandinsky. Assim, uma reflexão dos conceitos: presença cênica, movimento e espaço cênico/teatral em relação a noção de Ponto, Linha e Plano perspectivamente. A partir das análises comparativas, sugerir novos campos de percepção sobre o ofício de ator/atriz |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T20:57:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T20:57:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7KKXR |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7KKXR |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7KKXR/1/os_m_todos_viewpoints_e_suzuki_em_interface___composi__o_visual.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B7KKXR/2/os_m_todos_viewpoints_e_suzuki_em_interface___composi__o_visual.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
49ae8ce0ece8f995afa03d5377eea915 cef08c43f13532eaa1a5852456e65cea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589166807646208 |