A formação de professores nos cursos de licenciatura: um estudo de caso sobre o curso de ciências biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85MRY6 |
Resumo: | Este trabalho procura explicitar e analisar a situação atual dos cursos de formação docente nas universidades brasileiras, as chamadas licenciaturas, a partir do estudo de caso do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Neste curso, convivem institucionalmente duas modalidades: o Bacharelado, voltado para a formação de pesquisadores e a Licenciatura, direcionada para a formação de professores de 1° e 2° graus. O eixo de toda essa discussão será a relação entre ensino e pesquisa na Universidade e seus reflexos na Licenciatura. A situação atual das licenciaturas é mostrada a partir da análise da bibliografia educacional sobre formação de professores no Brasil e, mais especificamente, sobre os cursos de Licenciatura e através da análise de dados coletados na UFMG e no curso em estudo. São analisadas diferenças e semelhanças nos perfis de alunos e professores envolvidos nas modalidades Licenciatura e Bacharelado desse curso. Em seguida, procura-se explicar a presente condição das licenciaturas através da análise da constituição do campo das Ciências Biológicas na UFMG, de sua origem até os dias atuais. O estudo das representações sobre ensino e pesquisa feitas por professores e alunos desse curso é também utilizado para melhor entender essa realidade atual. Finalmente, pode-se dizer que o presente estudo de caso busca detectar os principais problemas enfrentados pelas licenciaturas na Universidade identificando, ainda, o motivo pelo qual as alternativas para a mudança desse quadro extrapolam as insistentes e pouco eficientes alterações curriculares, recorrentemente propostas para melhoria dos cursos de formação de professores. |
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Luciola Licinio de C P SantosMagdah Becker SoaresHermengarda Alves LudkeJulio Emilio Diniz Pereira2019-08-12T16:46:57Z2019-08-12T16:46:57Z1996-06-05http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85MRY6Este trabalho procura explicitar e analisar a situação atual dos cursos de formação docente nas universidades brasileiras, as chamadas licenciaturas, a partir do estudo de caso do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Neste curso, convivem institucionalmente duas modalidades: o Bacharelado, voltado para a formação de pesquisadores e a Licenciatura, direcionada para a formação de professores de 1° e 2° graus. O eixo de toda essa discussão será a relação entre ensino e pesquisa na Universidade e seus reflexos na Licenciatura. A situação atual das licenciaturas é mostrada a partir da análise da bibliografia educacional sobre formação de professores no Brasil e, mais especificamente, sobre os cursos de Licenciatura e através da análise de dados coletados na UFMG e no curso em estudo. São analisadas diferenças e semelhanças nos perfis de alunos e professores envolvidos nas modalidades Licenciatura e Bacharelado desse curso. Em seguida, procura-se explicar a presente condição das licenciaturas através da análise da constituição do campo das Ciências Biológicas na UFMG, de sua origem até os dias atuais. O estudo das representações sobre ensino e pesquisa feitas por professores e alunos desse curso é também utilizado para melhor entender essa realidade atual. Finalmente, pode-se dizer que o presente estudo de caso busca detectar os principais problemas enfrentados pelas licenciaturas na Universidade identificando, ainda, o motivo pelo qual as alternativas para a mudança desse quadro extrapolam as insistentes e pouco eficientes alterações curriculares, recorrentemente propostas para melhoria dos cursos de formação de professores.This work describes and analyses the present situation of graduation courses on formation of teachers in Brazilian universities (in Brazil these courses are called licenciaturas) through a case study of the Biologic Science Course, a graduation course of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). In this course, there are two kinds of degree: the Bacharelado; which is a course aimed at the graduation of researchers; and the licenciatura which is concerned about the formation of primary and high school teachers. The axis of all the discussion is the relation between teaching" and research" in the university and its effects on the licenciatura courses". The present situation of these courses is shown through two analyses: an analysis of the educational bibliography on formation/instruction of teachers in Brazil and, more specifically, about the licenciatura courses: and an analysis of the collected data at UFMG and in the Biological Science Course. in the data, the main points analysed are the differences and similarities in the profiles of students and professors involved in the two kinds of degree. After that, the present condition of the licenciaturas" is to be explained through an analysis of the constitution of the Biological Science champ (according to the definition of Pierre Bourdieu) at UFMG, from its origin until the present. The study of the representations about teaching "and research" by professors and students of this course is also used in order to better understand today's reality. Finally, it could de said that this case study" tries to detect the main problems faced by the licenciaturas courses" in the university identifying the reason why the alternatives for a change in this framework should extrapolate the insistent and not very efficient modifications on the school curriculum, recurrently proposed in order to improve the courses on instruction and formation of teachers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoBiologia Estudo e ensinoProfessores FormaçãoEnsinoFormação de professoresEducaçãoUFMGA formação de professores nos cursos de licenciatura: um estudo de caso sobre o curso de ciências biológicas da Universidade Federal de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_formacao_de_professore_20091031082715.pdfapplication/pdf60291840https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85MRY6/1/a_formacao_de_professore_20091031082715.pdf45fb08c711c72d2ef0f85ac2d564a27fMD51TEXTa_formacao_de_professore_20091031082715.pdf.txta_formacao_de_professore_20091031082715.pdf.txtExtracted texttext/plain309https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85MRY6/2/a_formacao_de_professore_20091031082715.pdf.txt250f71fe76a79008ebf6cd42eb7730f4MD521843/FAEC-85MRY62019-11-14 18:50:45.176oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85MRY6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:50:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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