Avanços e desafios da educação permanente para formação profissional em ambientes hospitalares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kleber Gontijo de Deus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ZHNT
Resumo: A Educação Permanente em Saúde constitui uma estratégia fundamental para que ocorram transformações no trabalho tornando-o um lugar de atuação crítica, reflexiva, propositiva, compromissada e tecnicamente competente. Ao se relacionar a educação permanente com os ambientes hospitalares sua importância se torna ainda mais evidente, visto que o produto final do trabalho desempenhado repercute diretamente na saúde dos indivíduos. Identificar os avanços e desafios da educação permanente para formação profissional em ambientes hospitalares. O estudo foi realizado por meio do método de revisão integrativa. Para a seleção dos artigos, utilizou-se duas bases de dados: SCIELO e LILACS. Foi realizada a busca por artigos publicados nos últimos dez anos (2004 a 2014) e a amostra desta revisão constituiu-se de 6 artigos os quais foram analisados em duas categorias sendo a categoria A relacionada à progressão da educação permanente para formação profissional em ambientes hospitalares e a categoria B relacionada às dificuldades de implementação da educação permanente para formação profissional em ambientes hospitalares. Nos estudos analisados, evidenciou-se que a educação permanente tem sido adotada por diversas instituições para capacitação profissional. Considera-se tal fato um avanço principalmente por esta educação ser contínua, multiprofissional e por objetivar a transformação das práticas envolvendo diversas opiniões profissionais acerca da temática abordada. Enquanto desafio a ser enfrentado, há a dificuldade de se estabelecer um elo real entre educação e saúde tanto nas ações dos serviços de saúde, quanto de gestão e de instituições formadoras. Diante deste cenário, o desafio é implementar processos de ensinoaprendizagem que sejam, de fato, direcionados por ações crítico-reflexivas e que a construção coletiva do conhecimento provoque a confiança na sua atuação profissional e de seus conhecimentos. Evidenciou-se que a discussão acerca dos avanços e desafios da educação permanente para formação profissional em ambientes hospitalares exige um debate amplo. Esse debate precisa ser efetivado no sentido de que a educação permanente contribua para a resolução das deficiências de conhecimento apresentadas pelos trabalhadores da saúde nos ambientes hospitalares.
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Foi realizada a busca por artigos publicados nos últimos dez anos (2004 a 2014) e a amostra desta revisão constituiu-se de 6 artigos os quais foram analisados em duas categorias sendo a categoria A relacionada à progressão da educação permanente para formação profissional em ambientes hospitalares e a categoria B relacionada às dificuldades de implementação da educação permanente para formação profissional em ambientes hospitalares. Nos estudos analisados, evidenciou-se que a educação permanente tem sido adotada por diversas instituições para capacitação profissional. Considera-se tal fato um avanço principalmente por esta educação ser contínua, multiprofissional e por objetivar a transformação das práticas envolvendo diversas opiniões profissionais acerca da temática abordada. Enquanto desafio a ser enfrentado, há a dificuldade de se estabelecer um elo real entre educação e saúde tanto nas ações dos serviços de saúde, quanto de gestão e de instituições formadoras. Diante deste cenário, o desafio é implementar processos de ensinoaprendizagem que sejam, de fato, direcionados por ações crítico-reflexivas e que a construção coletiva do conhecimento provoque a confiança na sua atuação profissional e de seus conhecimentos. Evidenciou-se que a discussão acerca dos avanços e desafios da educação permanente para formação profissional em ambientes hospitalares exige um debate amplo. Esse debate precisa ser efetivado no sentido de que a educação permanente contribua para a resolução das deficiências de conhecimento apresentadas pelos trabalhadores da saúde nos ambientes hospitalares.work making it a place of critical action, reflective, purposeful, committed and technically competent. To relate to continuing education with the hospital setting its importance becomes even more evident as the final product of the work performed directly affects the health of individuals. Identify the advances and challenges of continuing education for vocational training in hospital settings. The study was conducted through integrative review method using primary articles. For the selection, we used two databases: SCIELO and LILACS. The search for articles published in the last ten years was performed (2004-2014) and the sample of this review consisted of six articles which were analyzed in two categories with category A related to the progression of the use of continuing education for vocational training in hospital settings and category B related to implementation difficulties of continuing education for vocational training in hospital settings. In the analyzed studies, it was shown that continuous education has been adopted by various institutions for professional training. It is considered this fact a breakthrough mainly for this education is continuous, multidisciplinary and aim to transform practices involving several professional opinions about the theme. As a challenge to be faced, there is the difficulty of establishing a real link between education and health both in the actions of health services, the management and training institutions. In this scenario, the challenge is to implement teaching-learning processes that are, in fact, driven by critical-reflective actions and the collective construction of knowledge causes confidence in their professional work and their knowledge. It was evident that the discussion on the progress and challenges of continuing education for vocational training in hospitals requires a broad debate, which must be made effective in the sense that lifelong learning is a facilitator for resolution of the deficiencies of knowledge presented by health workers in hospital environments.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeEducação em saúdePrática profissionalEducação permanenteAvanços e desafios da educação permanente para formação profissional em ambientes hospitalaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALkleber_gontijo_de_deus.pdfapplication/pdf1268671https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ZHNT/1/kleber_gontijo_de_deus.pdf4602bc6d32c52514a38166fd20835db8MD51TEXTkleber_gontijo_de_deus.pdf.txtkleber_gontijo_de_deus.pdf.txtExtracted texttext/plain75449https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ZHNT/2/kleber_gontijo_de_deus.pdf.txt148f084eddd50fbf7308553f48cb6973MD521843/BUBD-A2ZHNT2019-11-14 23:06:05.953oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2ZHNTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:06:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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