A expressividade no choro: um estudo a partir de perspectivas da Etnomusicologia e da Fenomenologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Vinícius Amado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9S2M2A
Resumo: O Choro caracteriza-se, segundo estudiosos e cultores devotados, por gestos específicos de interpretação e de expressividade musical. A questão da expressividade musical, por sua vez, é assunto dos mais discutidos por pensadores e músicos de diferentes épocas, e o consenso ainda não se atingiu. Concernente à expressividade musical específica do Choro, a realidade não é diferente. O intuito deste trabalho, considerando isto, é o de uma busca no sentido de compreender algumas das características da expressão musical no contexto do Choro e contribuir, em alguma ordem, para sua compreensão. Assim sendo, a pesquisa gira em torno de um relato etnográfico-fenomenológico oriundo das apreensões do trabalho de campo realizado em meio a Rodas de Choro em Belo Horizonte. A seguir, a tarefa é o desenvolvimento de uma aproximação entre os apontamentos epistemológicos surgidos da formulação complexa quando se concatenam referenciais teóricos em especial da Etnomusicologia e da Fenomenologia e da revisão orientada de literatura; e a efetiva realização de uma audição-observação-participação em eventos musicais, especificamente, Rodas de Choro da capital mineira.
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