Arranjos e improvisações para contrabaixo sem acompanhamento em Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/61216 |
Resumo: | Esta tese é um estudo de caso sobre as práticas de performance observadas em arranjos e improvisações do contrabaixista britânico Dave Holland em cinco faixas para contrabaixo sem acompanhamento contidos na fonte primária constituída pela gravação em vídeo do concerto Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003. Primeiramente, através de entrevistas, artigos em periódicos e livros, aborda-se os contextos biográfico, histórico e social (GRIDLEY, 2009) de Holland. Em seguida, discute-se os referenciais teóricos relacionados à análise e teoria musical (GRELA, 1992; LEVINE, 1995; TUREK, 2007; MED, 1996), improvisação (COKER, 1989; MARTIN, 1996; SANTIAGO, 2006) e rítmica (COHEN, 2007; GAULDIN, 2004; HOENIG; WEIDENMULLER, 2009; PAULI; PAIVA, 2015). Finalmente, aspectos relevantes de arranjo, interpretação e improvisação de Holland no contrabaixo foram selecionados, analisados e apresentados em exemplos musicais constituídos por MaP As (Mapas de Performance Audiovisual), EdiP As (Edições de Performance Audiovisual) e transcrições completas na forma de EdiPs (Edições de Performance) (BORÉM, 2018 e 2016). Vários elementos de arranjo e improvisação no contrabaixo foram reconhecidos, discutidos e ilustrados como traços estilísticos de Holland: recursos dramáticos, harmonização melódica no contrabaixo, padrões de digitação, técnicas tradicionais e estendidas, modelos de improvisação escalar-interválico, motívico e temático, licks, pathways, CESH, procedimentos inside-outside, exposição-desenvolvimento- agrupamento motívico, deslocamentos rítmicos, deslocamento métrico, métrica sobreposta e mudança de métrica. |
id |
UFMG_1e8e2fb5e1613077024a7641d9fb5834 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/61216 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fausto Borémhttp://lattes.cnpq.br/5589268218426587Fernando Macedo RodriguesValdir ClaudinoAndré Machado QueirozCléber José Bernardes Alveshttp://lattes.cnpq.br/0673054561433807Pablo Camisão Melo de Souza2023-11-21T20:50:39Z2023-11-21T20:50:39Z2023-09-06http://hdl.handle.net/1843/61216Esta tese é um estudo de caso sobre as práticas de performance observadas em arranjos e improvisações do contrabaixista britânico Dave Holland em cinco faixas para contrabaixo sem acompanhamento contidos na fonte primária constituída pela gravação em vídeo do concerto Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003. Primeiramente, através de entrevistas, artigos em periódicos e livros, aborda-se os contextos biográfico, histórico e social (GRIDLEY, 2009) de Holland. Em seguida, discute-se os referenciais teóricos relacionados à análise e teoria musical (GRELA, 1992; LEVINE, 1995; TUREK, 2007; MED, 1996), improvisação (COKER, 1989; MARTIN, 1996; SANTIAGO, 2006) e rítmica (COHEN, 2007; GAULDIN, 2004; HOENIG; WEIDENMULLER, 2009; PAULI; PAIVA, 2015). Finalmente, aspectos relevantes de arranjo, interpretação e improvisação de Holland no contrabaixo foram selecionados, analisados e apresentados em exemplos musicais constituídos por MaP As (Mapas de Performance Audiovisual), EdiP As (Edições de Performance Audiovisual) e transcrições completas na forma de EdiPs (Edições de Performance) (BORÉM, 2018 e 2016). Vários elementos de arranjo e improvisação no contrabaixo foram reconhecidos, discutidos e ilustrados como traços estilísticos de Holland: recursos dramáticos, harmonização melódica no contrabaixo, padrões de digitação, técnicas tradicionais e estendidas, modelos de improvisação escalar-interválico, motívico e temático, licks, pathways, CESH, procedimentos inside-outside, exposição-desenvolvimento- agrupamento motívico, deslocamentos rítmicos, deslocamento métrico, métrica sobreposta e mudança de métrica.This thesis is a case study on British double bassist Dave Holland’s performance practices as observed in the arrangements and improvisations present in five tracks for double bass without accompaniment contained in the primary source, which is comprised of the video recording of the concert Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003. Firstly, Holland’s historical, biographical and social contexts (GRIDLEY, 2009) are reviewed through published interviews, articles in journals, and books. Then, the theoretical references related to musical analysis and music theory (GRELA, 1992; LEVINE, 1995; TUREK, 2007; MED, 1996), improvisation (COKER, 1989; MARTIN, 1996; SANTIAGO, 2006), and rhythm (COHEN, 2007; GAULDIN, 2004; HOENIG; WEIDENMULLER, 2009; PAULI; PAIVA, 2015) are discussed. Finally, Holland’s relevant aspects of arrangement, interpretation, and improvisation on the double bass were selected, analyzed, and presented (BORÉM, 2016) through musical examples constituted by MaPAs (map of audio-visual performance), EdiPAs (edition of audio-visual performance) and thorough transcriptions in EdiPs’ format (performance edition) (BORÉM, 2018 e 2016). Several arrangement and improvisation elements are recognized, discussed and ilustrated as Hollands’ stilistic traits on the double bass: dramatic devices, melodic harmonization on the double bass, fingering patterns, traditional and extended techniques, models of scalar-intervalic improvisation, motivic and thematic improvisation, licks, pathways, CESH, inside-outside approaches, exposition- development-grouping of motives, rhythmic shifts, metric shifts, superimposed metric and change of metrics.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAPerformance musicalArranjos (Música)Improvisação (Música)Holland, Dave, 1946-ContrabaixoContrabaixista Dave Holland. Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003. Contrabaixo Solista.Arranjo e improvisação em jazz. Análise de Vídeos de Musica.Arranjos e improvisações para contrabaixo sem acompanhamento em Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALBackup of TESE CORR 3.pdfBackup of TESE CORR 3.pdfapplication/pdf33609684https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61216/3/Backup%20of%20TESE%20CORR%203.pdf1b1070faaf4a8c24620ee6c539d1d5ebMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61216/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/612162023-11-21 17:50:39.644oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-21T20:50:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arranjos e improvisações para contrabaixo sem acompanhamento em Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003 |
title |
Arranjos e improvisações para contrabaixo sem acompanhamento em Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003 |
spellingShingle |
Arranjos e improvisações para contrabaixo sem acompanhamento em Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003 Pablo Camisão Melo de Souza Contrabaixista Dave Holland. Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003. Contrabaixo Solista. Arranjo e improvisação em jazz. Análise de Vídeos de Musica. Performance musical Arranjos (Música) Improvisação (Música) Holland, Dave, 1946- Contrabaixo |
title_short |
Arranjos e improvisações para contrabaixo sem acompanhamento em Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003 |
title_full |
Arranjos e improvisações para contrabaixo sem acompanhamento em Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003 |
title_fullStr |
Arranjos e improvisações para contrabaixo sem acompanhamento em Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003 |
title_full_unstemmed |
Arranjos e improvisações para contrabaixo sem acompanhamento em Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003 |
title_sort |
Arranjos e improvisações para contrabaixo sem acompanhamento em Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003 |
author |
Pablo Camisão Melo de Souza |
author_facet |
Pablo Camisão Melo de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fausto Borém |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5589268218426587 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fernando Macedo Rodrigues |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Valdir Claudino |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
André Machado Queiroz |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Cléber José Bernardes Alves |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0673054561433807 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pablo Camisão Melo de Souza |
contributor_str_mv |
Fausto Borém Fernando Macedo Rodrigues Valdir Claudino André Machado Queiroz Cléber José Bernardes Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contrabaixista Dave Holland. Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003. Contrabaixo Solista. Arranjo e improvisação em jazz. Análise de Vídeos de Musica. |
topic |
Contrabaixista Dave Holland. Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003. Contrabaixo Solista. Arranjo e improvisação em jazz. Análise de Vídeos de Musica. Performance musical Arranjos (Música) Improvisação (Música) Holland, Dave, 1946- Contrabaixo |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Performance musical Arranjos (Música) Improvisação (Música) Holland, Dave, 1946- Contrabaixo |
description |
Esta tese é um estudo de caso sobre as práticas de performance observadas em arranjos e improvisações do contrabaixista britânico Dave Holland em cinco faixas para contrabaixo sem acompanhamento contidos na fonte primária constituída pela gravação em vídeo do concerto Dave Holland Solo at JazzBaltica 2003. Primeiramente, através de entrevistas, artigos em periódicos e livros, aborda-se os contextos biográfico, histórico e social (GRIDLEY, 2009) de Holland. Em seguida, discute-se os referenciais teóricos relacionados à análise e teoria musical (GRELA, 1992; LEVINE, 1995; TUREK, 2007; MED, 1996), improvisação (COKER, 1989; MARTIN, 1996; SANTIAGO, 2006) e rítmica (COHEN, 2007; GAULDIN, 2004; HOENIG; WEIDENMULLER, 2009; PAULI; PAIVA, 2015). Finalmente, aspectos relevantes de arranjo, interpretação e improvisação de Holland no contrabaixo foram selecionados, analisados e apresentados em exemplos musicais constituídos por MaP As (Mapas de Performance Audiovisual), EdiP As (Edições de Performance Audiovisual) e transcrições completas na forma de EdiPs (Edições de Performance) (BORÉM, 2018 e 2016). Vários elementos de arranjo e improvisação no contrabaixo foram reconhecidos, discutidos e ilustrados como traços estilísticos de Holland: recursos dramáticos, harmonização melódica no contrabaixo, padrões de digitação, técnicas tradicionais e estendidas, modelos de improvisação escalar-interválico, motívico e temático, licks, pathways, CESH, procedimentos inside-outside, exposição-desenvolvimento- agrupamento motívico, deslocamentos rítmicos, deslocamento métrico, métrica sobreposta e mudança de métrica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-21T20:50:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-21T20:50:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/61216 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/61216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61216/3/Backup%20of%20TESE%20CORR%203.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61216/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b1070faaf4a8c24620ee6c539d1d5eb cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589348961026048 |