A framework for gamification of project-based software engineering education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauricío Ronny de Almeida Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/30106
Resumo: Balancear teoria e prática é um desafio recorrente no ensino de engenharia de software. No entanto, as diretrizes curriculares da ACM / IEEE e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) enfatizam a necessidade de proporcionar aos alunos experiências práticas suficientes para o desenvolvimento das competências esperadas para os profissionais de engenharia de software. As abordagens baseadas em projetos e jogos têm sido amplamente utilizadas para atender a essa necessidade. Portanto, o objetivo desta tese é a proposta de um framework conceitual para apoiar a adoção conjunta de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e gamificação para introduzir a prática na educação engenharia de software. Seguindo o paradigma de design science, realizamos uma série de estudos empíricos e de literatura para entender o uso desses métodos educacionais para apoiar o ensino de engenharia de software. Com base nas lições aprendidas desses estudos, propomos e avaliamos o GaPSEE, um framework para apoiar professores no planejamento e execução de tarefas práticas usando os princípios de PBL e gamificação. O GaPSEE foi avaliado em cinco estudos de caso, executados em três universidades federais no Brasil. O resultado de entrevistas com 4 professores e as respostas de uma pesquisa com 76 alunos são indicativos de uma percepção positiva sobre o uso do GaPSEE para introduzir a prática no ensino de engenharia de software. Os principais benefícios observados com a aplicação do GaPSEE estão relacionados ao aumento da participação e interação dos alunos com os professores, maior engajamento e motivação dos alunos, contextualização significativa da prática e um roteiro de atividades para orientar e acompanhar o progresso dos alunos.
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