Avaliação de um Programa de Atenção à Saúde Bucal em crianças de 0 a 5 anos, implantado no C.S. Maria Goretti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Betania de Oliveira Botelho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-97JGYD
Resumo: Este trabalho objetivou realizar uma avaliação da eficácia de um programa de atenção à saúde bucal, voltado para crianças de 0 a 5 anos, bem como as ações implementadas no Centro de saúde Maria Goretti, desde 2005. Foram realizadas: análise comparativa dos dados coletados durante campanha nacional de vacinação infantil, nos anos de 2005; 2006; 2007; 2008 e 2009; análise comparativa do Levantamento de Necessidades encontrado em crianças da área de abrangência doCentro de Saúde, com o Levantamento de Necessidades apresentado pela AMAS, referentes à regional Nordeste e ao município de Belo Horizonte em 2005 e 2008; busca em prontuários, para verificação da assiduidade em grupos operativos; comparação do número de nascidos vivos na área de abrangência, em determinado ano, com número de crianças daquele mesmo ano, atendidas pelo setorodontológico. Os resultados mostraram uma redução de mais de 50% no índice de necessidades de tratamento odontológico, nesta faixa etária. Em 2005, Belo Horizonte apresentou 64,1% de crianças sem necessidade de tratamento odontológico, a regional nordeste apresentou 73,4% e o CS Maria Goretti 74,9%. Em 2008, Belo Horizonte apresentou 61,0% de crianças sem necessidades, a regional nordeste apresentou 59,6% e o CS Maria Goretti 88,1%. A frequência das criançasagendadas nos grupos operativos ficou em torno de 64%. Das crianças nascidas a partir de 2004, 55% foram examinadas pela equipe odontológica. Concluiu-se que houve uma melhora significativa na saúde bucal das crianças; que a cobertura ainda é baixa, devendo ser mais divulgado entre a equipe de saúde e a população da área de abrangência; e que as clínicas para bebês são uma estratégia com grande efetividade para crianças na primeira infância.
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