Linhas, formas e cores: a geometria na arte de Wassily Kandinsky

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suzana da Silva Couto Gouvea
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQMQT
Resumo: Diante da dificuldade de trabalhar Geometria de forma prazerosa para as crianças, este trabalho se propõe a investigar como ensinar Geometria, mais especificamente as figuras geométricas planas, através da Arte. Para tal, foram utilizadas algumas obras do artista russo Wassily Kandinsky que retratou figuras geométricas em suas pinturas. Entre as principais referênciais que deram suporte teórico ao trabalho encontra-se a obra de Carla Cristina Tosatto que levanta questões e desdobramentos importantes relacionados com o fato da Geometria ser essencialmente visual. Além disso, Maria Cristina Campelo Araújo Barbosa e Sérgio Roberto Vaz trazem apontamentos sobre a importância do ensino da Arte. Os procedimentos adotados no plano de ação envolvem uma sequência de atividades que foram desenvolvidas com uma turma de 4º ano da Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, em Belo Horizonte: estudo sobre a vida e obra do artista em questão, colagem, releitura, pesquisa na internet, observação de obras de arte, entre outras. Os resultados revelam que o ensino da Geometria pode e deve permear as aulas de Artes, e vice-versa, de modo a contribuir para um trabalho mais rico e prazeroso para os alunos.
id UFMG_21639e878b383dea2b437054ccad7520
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQMQT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Manuela Martins Soares DavidSuzana da Silva Couto Gouvea2019-08-09T19:05:03Z2019-08-09T19:05:03Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQMQTDiante da dificuldade de trabalhar Geometria de forma prazerosa para as crianças, este trabalho se propõe a investigar como ensinar Geometria, mais especificamente as figuras geométricas planas, através da Arte. Para tal, foram utilizadas algumas obras do artista russo Wassily Kandinsky que retratou figuras geométricas em suas pinturas. Entre as principais referênciais que deram suporte teórico ao trabalho encontra-se a obra de Carla Cristina Tosatto que levanta questões e desdobramentos importantes relacionados com o fato da Geometria ser essencialmente visual. Além disso, Maria Cristina Campelo Araújo Barbosa e Sérgio Roberto Vaz trazem apontamentos sobre a importância do ensino da Arte. Os procedimentos adotados no plano de ação envolvem uma sequência de atividades que foram desenvolvidas com uma turma de 4º ano da Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, em Belo Horizonte: estudo sobre a vida e obra do artista em questão, colagem, releitura, pesquisa na internet, observação de obras de arte, entre outras. Os resultados revelam que o ensino da Geometria pode e deve permear as aulas de Artes, e vice-versa, de modo a contribuir para um trabalho mais rico e prazeroso para os alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoGeometria  Estudo e ensinoGeometriaArtesWassily KandinskyLinhas, formas e cores: a geometria na arte de Wassily Kandinskyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlinhas__formas_e_cores___acpp_suzana_c_g_serra.pdfapplication/pdf2828627https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQMQT/1/linhas__formas_e_cores___acpp_suzana_c_g_serra.pdfb0c6b2a189bf5a258d0fb6fd5075a9ffMD51TEXTlinhas__formas_e_cores___acpp_suzana_c_g_serra.pdf.txtlinhas__formas_e_cores___acpp_suzana_c_g_serra.pdf.txtExtracted texttext/plain45428https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQMQT/2/linhas__formas_e_cores___acpp_suzana_c_g_serra.pdf.txt540e3afd155a53a9f3e9723816e4fb5bMD521843/VRNS-9QQMQT2019-11-14 03:39:00.409oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQMQTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Linhas, formas e cores: a geometria na arte de Wassily Kandinsky
title Linhas, formas e cores: a geometria na arte de Wassily Kandinsky
spellingShingle Linhas, formas e cores: a geometria na arte de Wassily Kandinsky
Suzana da Silva Couto Gouvea
Geometria
Artes
Wassily Kandinsky
Educação
Geometria  Estudo e ensino
title_short Linhas, formas e cores: a geometria na arte de Wassily Kandinsky
title_full Linhas, formas e cores: a geometria na arte de Wassily Kandinsky
title_fullStr Linhas, formas e cores: a geometria na arte de Wassily Kandinsky
title_full_unstemmed Linhas, formas e cores: a geometria na arte de Wassily Kandinsky
title_sort Linhas, formas e cores: a geometria na arte de Wassily Kandinsky
author Suzana da Silva Couto Gouvea
author_facet Suzana da Silva Couto Gouvea
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
dc.contributor.author.fl_str_mv Suzana da Silva Couto Gouvea
contributor_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Artes
Wassily Kandinsky
topic Geometria
Artes
Wassily Kandinsky
Educação
Geometria  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Geometria  Estudo e ensino
description Diante da dificuldade de trabalhar Geometria de forma prazerosa para as crianças, este trabalho se propõe a investigar como ensinar Geometria, mais especificamente as figuras geométricas planas, através da Arte. Para tal, foram utilizadas algumas obras do artista russo Wassily Kandinsky que retratou figuras geométricas em suas pinturas. Entre as principais referênciais que deram suporte teórico ao trabalho encontra-se a obra de Carla Cristina Tosatto que levanta questões e desdobramentos importantes relacionados com o fato da Geometria ser essencialmente visual. Além disso, Maria Cristina Campelo Araújo Barbosa e Sérgio Roberto Vaz trazem apontamentos sobre a importância do ensino da Arte. Os procedimentos adotados no plano de ação envolvem uma sequência de atividades que foram desenvolvidas com uma turma de 4º ano da Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, em Belo Horizonte: estudo sobre a vida e obra do artista em questão, colagem, releitura, pesquisa na internet, observação de obras de arte, entre outras. Os resultados revelam que o ensino da Geometria pode e deve permear as aulas de Artes, e vice-versa, de modo a contribuir para um trabalho mais rico e prazeroso para os alunos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T19:05:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T19:05:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQMQT
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQMQT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQMQT/1/linhas__formas_e_cores___acpp_suzana_c_g_serra.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQMQT/2/linhas__formas_e_cores___acpp_suzana_c_g_serra.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b0c6b2a189bf5a258d0fb6fd5075a9ff
540e3afd155a53a9f3e9723816e4fb5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589284218798080