Arquitetura das escolas públicas nas reformas educacionais mineiras (1982-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudio Lucio Fonseca
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858HCA
Resumo: Esta dissertação trata da arquitetura das escolas públicas primárias de Belo Horizonte, projetadas e/ou construídas de acordo com as reformas educacionais mineiras implantadas no período que vai de 1892, quando foi instituída a Reforma Afonso Pena, até 1930, último ano do governo de Antônio Carlos, no qual se instituiu a Reforma Francisco Campos. Baseada em plantas arquitetônicas, fotografias, documentos oficiais e documentos das próprias escolas, além de notícias de jornais, este trabalho analisa, identifica e caracteriza essas escolas enquanto lugares, bem como as representações políticas, sociais e ideológicas codificadas através da sua arquitetura. Comparando as escolas construídas no governo de Antônio Carlos com aquelas construídas nos governos anteriores, a dissertação estuda as primeiras enquanto memória construída e preservada, e também como instrumentos de propaganda daquele governo na área da educação. As escolas eram lugares com os quais diretoras e professoras se deixavam envolver fortemente, tanto profissional quanto emocionalmente. Para os alunos, se eventualmente as escolas eram lugares de lazer e recreação, eram também lugares de disciplinamento. Arquitetonicamente, houve mais continuidades que rupturas. A principal ruptura se deu nas fachadas ao passo que a continuidade se observa nas plantas, as quais, a despeito das inovações pedagógicas acontecidas, mantiveram basicamente os mesmos traços das plantas criadas em 1910.
id UFMG_236e6f7f8cc7c2e24168caac310f06fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-858HCA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luciano Mendes de Faria FilhoCelina Borges LemosTarcisio Mauro VagoClaudio Lucio Fonseca2019-08-14T17:09:30Z2019-08-14T17:09:30Z2004-11-17http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858HCAEsta dissertação trata da arquitetura das escolas públicas primárias de Belo Horizonte, projetadas e/ou construídas de acordo com as reformas educacionais mineiras implantadas no período que vai de 1892, quando foi instituída a Reforma Afonso Pena, até 1930, último ano do governo de Antônio Carlos, no qual se instituiu a Reforma Francisco Campos. Baseada em plantas arquitetônicas, fotografias, documentos oficiais e documentos das próprias escolas, além de notícias de jornais, este trabalho analisa, identifica e caracteriza essas escolas enquanto lugares, bem como as representações políticas, sociais e ideológicas codificadas através da sua arquitetura. Comparando as escolas construídas no governo de Antônio Carlos com aquelas construídas nos governos anteriores, a dissertação estuda as primeiras enquanto memória construída e preservada, e também como instrumentos de propaganda daquele governo na área da educação. As escolas eram lugares com os quais diretoras e professoras se deixavam envolver fortemente, tanto profissional quanto emocionalmente. Para os alunos, se eventualmente as escolas eram lugares de lazer e recreação, eram também lugares de disciplinamento. Arquitetonicamente, houve mais continuidades que rupturas. A principal ruptura se deu nas fachadas ao passo que a continuidade se observa nas plantas, as quais, a despeito das inovações pedagógicas acontecidas, mantiveram basicamente os mesmos traços das plantas criadas em 1910.This dissertation deals with the architecture found in the public elementary schools in Belo Horizonte, projected and/or constructed in accordance with educational reforms of the state of Minas Gerais inplanted during the period beginning in 1892, when the Afonso Pena Reform was created, until 1930, the last year in which Antonio Carlos was the governor of Minas Gerais, during which the Francisco Campos reform was instituted. This is based on architectural blueprints, photographs, official documents and documents of the schools themselves, besides newspapers articles, this paper analyses, identifies and characterizes these schools, as places as well as political, social and ideological representations as seen through their architecture. Comparing the schools built during Antonio Carlos term as governor with those built during previous administrations, the dissertation studies the first ones as to formed and preserved recollection and also as propaganda instruments of those administrations in reference to education. The schools were places where headmasters and teachers were intensely involved, both professionally and emotionally. For the students, if eventually the schools became places of leisure and recreation, they were also places of discipline. Architecturally there was more continuity than interruption. The principal change could be seen in the fronts of the buildings as the continuity could be observed in the blueprints, which, although there were teaching innovations, basically kept the same features as the blueprints from 1910.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas publicas Organização e administraçãoEspaços escolaresEducaçãoPrédios escolaresArquiteturaEspaços escolaresReformas educacionais mineirasPrédios escolaresConstruções escolaresPanoptismoArquitetura escolarArquitetura das escolas públicas nas reformas educacionais mineiras (1982-1930)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_cl_udio_l_cio.pdfapplication/pdf1359856https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858HCA/1/disserta__o_cl_udio_l_cio.pdfedcb57318252a06df4b4cc6f42d44f25MD51TEXTdisserta__o_cl_udio_l_cio.pdf.txtdisserta__o_cl_udio_l_cio.pdf.txtExtracted texttext/plain111046https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858HCA/2/disserta__o_cl_udio_l_cio.pdf.txtb46c29093365cf980b04ca30af1f9b79MD521843/FAEC-858HCA2019-11-14 13:58:06.451oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-858HCARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:58:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura das escolas públicas nas reformas educacionais mineiras (1982-1930)
title Arquitetura das escolas públicas nas reformas educacionais mineiras (1982-1930)
spellingShingle Arquitetura das escolas públicas nas reformas educacionais mineiras (1982-1930)
Claudio Lucio Fonseca
Espaços escolares
Reformas educacionais mineiras
Prédios escolares
Construções escolares
Panoptismo
Arquitetura escolar
Escolas publicas Organização e administração
Espaços escolares
Educação
Prédios escolares
Arquitetura
title_short Arquitetura das escolas públicas nas reformas educacionais mineiras (1982-1930)
title_full Arquitetura das escolas públicas nas reformas educacionais mineiras (1982-1930)
title_fullStr Arquitetura das escolas públicas nas reformas educacionais mineiras (1982-1930)
title_full_unstemmed Arquitetura das escolas públicas nas reformas educacionais mineiras (1982-1930)
title_sort Arquitetura das escolas públicas nas reformas educacionais mineiras (1982-1930)
author Claudio Lucio Fonseca
author_facet Claudio Lucio Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciano Mendes de Faria Filho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Celina Borges Lemos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tarcisio Mauro Vago
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudio Lucio Fonseca
contributor_str_mv Luciano Mendes de Faria Filho
Celina Borges Lemos
Tarcisio Mauro Vago
dc.subject.por.fl_str_mv Espaços escolares
Reformas educacionais mineiras
Prédios escolares
Construções escolares
Panoptismo
Arquitetura escolar
topic Espaços escolares
Reformas educacionais mineiras
Prédios escolares
Construções escolares
Panoptismo
Arquitetura escolar
Escolas publicas Organização e administração
Espaços escolares
Educação
Prédios escolares
Arquitetura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas publicas Organização e administração
Espaços escolares
Educação
Prédios escolares
Arquitetura
description Esta dissertação trata da arquitetura das escolas públicas primárias de Belo Horizonte, projetadas e/ou construídas de acordo com as reformas educacionais mineiras implantadas no período que vai de 1892, quando foi instituída a Reforma Afonso Pena, até 1930, último ano do governo de Antônio Carlos, no qual se instituiu a Reforma Francisco Campos. Baseada em plantas arquitetônicas, fotografias, documentos oficiais e documentos das próprias escolas, além de notícias de jornais, este trabalho analisa, identifica e caracteriza essas escolas enquanto lugares, bem como as representações políticas, sociais e ideológicas codificadas através da sua arquitetura. Comparando as escolas construídas no governo de Antônio Carlos com aquelas construídas nos governos anteriores, a dissertação estuda as primeiras enquanto memória construída e preservada, e também como instrumentos de propaganda daquele governo na área da educação. As escolas eram lugares com os quais diretoras e professoras se deixavam envolver fortemente, tanto profissional quanto emocionalmente. Para os alunos, se eventualmente as escolas eram lugares de lazer e recreação, eram também lugares de disciplinamento. Arquitetonicamente, houve mais continuidades que rupturas. A principal ruptura se deu nas fachadas ao passo que a continuidade se observa nas plantas, as quais, a despeito das inovações pedagógicas acontecidas, mantiveram basicamente os mesmos traços das plantas criadas em 1910.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T17:09:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T17:09:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858HCA
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858HCA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858HCA/1/disserta__o_cl_udio_l_cio.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858HCA/2/disserta__o_cl_udio_l_cio.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv edcb57318252a06df4b4cc6f42d44f25
b46c29093365cf980b04ca30af1f9b79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677045904703488