Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86MTHT |
Resumo: | Nesta dissertação, procuro abordar um fenômeno que vem se tornando bastante freqüente nos grandes centros urbanos do Brasil: o surgimento de propostas e projetos socioeducativos que, de maneira geral, visam complementar as ações do ensino regular, oferecendo atividades diversificadas a crianças e adolescentes residentes em vilas e favelas. Busco discutir as ações empreendidas por tais projetos socioeducativos junto às camadas populares a partir da análise dos ideais, práticas e possibilidades de uma proposta específica, o Projeto Reinventando a Escola. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem etnográfica, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a observação participante, questionários, entrevistas abertas e semi-estruturadas com as famílias e com alguns profissionais da escola, além da análise de documentos oficiais. Partindo da descrição de cenas cotidianas, procuro evidenciar as formas de socialização e de transmissão de conhecimentos presentes no Reinventando a Escola, e refletir sobre a relação existente entre modos de ver e modos de socializar. As questões que emergiram nesse contexto foram analisadas a partir do conceito forma escolar (Vincent, Lahire e Thin, 2001) e das reflexões acerca da questão do outro (Tzvetan Todorov,1999). |
id |
UFMG_24aee1747f965c0ae95be64b7d533b4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-86MTHT |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Maria Rabelo GomesJuarez Tarcisio DayrellJuarez Tarcisio DayrellSandra de Fatima Pereira TostaMaria Amelia Gomes de C GiovanettiRenata Silva Bergo2019-08-13T02:25:26Z2019-08-13T02:25:26Z2005-10-24http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86MTHTNesta dissertação, procuro abordar um fenômeno que vem se tornando bastante freqüente nos grandes centros urbanos do Brasil: o surgimento de propostas e projetos socioeducativos que, de maneira geral, visam complementar as ações do ensino regular, oferecendo atividades diversificadas a crianças e adolescentes residentes em vilas e favelas. Busco discutir as ações empreendidas por tais projetos socioeducativos junto às camadas populares a partir da análise dos ideais, práticas e possibilidades de uma proposta específica, o Projeto Reinventando a Escola. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem etnográfica, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a observação participante, questionários, entrevistas abertas e semi-estruturadas com as famílias e com alguns profissionais da escola, além da análise de documentos oficiais. Partindo da descrição de cenas cotidianas, procuro evidenciar as formas de socialização e de transmissão de conhecimentos presentes no Reinventando a Escola, e refletir sobre a relação existente entre modos de ver e modos de socializar. As questões que emergiram nesse contexto foram analisadas a partir do conceito forma escolar (Vincent, Lahire e Thin, 2001) e das reflexões acerca da questão do outro (Tzvetan Todorov,1999).En esta tesis busco abordar un fenómeno que se viene haciendo bastante frecuente en los grandes centros urbanos de Brasil: el brote de propuestas y proyectos socioeducativos que, de manera general, objetivan complementar las acciones de la enseñanza regular, ofreciendo actividades diversificadas a niños y adolescentes ubicados en villas y chabolas. Busco discutir las acciones emprendidas por tales proyectos socioeducativos junto a las capas populares, partiendo del análisis de los ideales, prácticas y posibilidades de una propuesta específica, el Projeto Reinventando a Escola. La metodología utilizada se basó en el abordaje etnográfico, teniendo como principales instrumentos de colecta de datos la observación participante, cuestionarios, entrevistas abiertas y semiestructuradas con las familias y con algunos profesionales de la escuela, además del análisis de documentos oficiales. Partiendo de la descripción de escenas cotidianas, busco evidenciar las formas de socialización y de transmisión de conocimientos presentes en el Reinventando a Escola, y reflexionar sobre la relación existente entre modos de ver y modos de socializar. Las cuestiones que emergieron en ese contexto fueron analizadas a partir del concepto forma escolar (Vincent, Lahire e Thin, 2001) y de las reflexiones acerca de la cuestión del otro (Tzvetan Todorov, 1999).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolasEducação de criançasPráticas pedagógicasEducaçãoProjeto socioeducativoEscolaReinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_renata_silva_bergo.pdfapplication/pdf1716409https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86MTHT/1/disserta__o_renata_silva_bergo.pdf39a6de7a2b9d6c9bee51d6235751864bMD51TEXTdisserta__o_renata_silva_bergo.pdf.txtdisserta__o_renata_silva_bergo.pdf.txtExtracted texttext/plain530411https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86MTHT/2/disserta__o_renata_silva_bergo.pdf.txte9c7dd6cce61299d41e5b17c219ee02fMD521843/FAEC-86MTHT2019-11-14 20:47:00.747oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-86MTHTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo |
title |
Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo |
spellingShingle |
Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo Renata Silva Bergo Educação Projeto socioeducativo Escola Educação Escolas Educação de crianças Práticas pedagógicas |
title_short |
Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo |
title_full |
Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo |
title_fullStr |
Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo |
title_full_unstemmed |
Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo |
title_sort |
Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo |
author |
Renata Silva Bergo |
author_facet |
Renata Silva Bergo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Maria Rabelo Gomes |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Juarez Tarcisio Dayrell |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Juarez Tarcisio Dayrell |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sandra de Fatima Pereira Tosta |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Maria Amelia Gomes de C Giovanetti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renata Silva Bergo |
contributor_str_mv |
Ana Maria Rabelo Gomes Juarez Tarcisio Dayrell Juarez Tarcisio Dayrell Sandra de Fatima Pereira Tosta Maria Amelia Gomes de C Giovanetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Projeto socioeducativo Escola |
topic |
Educação Projeto socioeducativo Escola Educação Escolas Educação de crianças Práticas pedagógicas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Escolas Educação de crianças Práticas pedagógicas |
description |
Nesta dissertação, procuro abordar um fenômeno que vem se tornando bastante freqüente nos grandes centros urbanos do Brasil: o surgimento de propostas e projetos socioeducativos que, de maneira geral, visam complementar as ações do ensino regular, oferecendo atividades diversificadas a crianças e adolescentes residentes em vilas e favelas. Busco discutir as ações empreendidas por tais projetos socioeducativos junto às camadas populares a partir da análise dos ideais, práticas e possibilidades de uma proposta específica, o Projeto Reinventando a Escola. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem etnográfica, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a observação participante, questionários, entrevistas abertas e semi-estruturadas com as famílias e com alguns profissionais da escola, além da análise de documentos oficiais. Partindo da descrição de cenas cotidianas, procuro evidenciar as formas de socialização e de transmissão de conhecimentos presentes no Reinventando a Escola, e refletir sobre a relação existente entre modos de ver e modos de socializar. As questões que emergiram nesse contexto foram analisadas a partir do conceito forma escolar (Vincent, Lahire e Thin, 2001) e das reflexões acerca da questão do outro (Tzvetan Todorov,1999). |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-10-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T02:25:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T02:25:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86MTHT |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86MTHT |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86MTHT/1/disserta__o_renata_silva_bergo.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86MTHT/2/disserta__o_renata_silva_bergo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39a6de7a2b9d6c9bee51d6235751864b e9c7dd6cce61299d41e5b17c219ee02f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589457065017344 |