Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata Silva Bergo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86MTHT
Resumo: Nesta dissertação, procuro abordar um fenômeno que vem se tornando bastante freqüente nos grandes centros urbanos do Brasil: o surgimento de propostas e projetos socioeducativos que, de maneira geral, visam complementar as ações do ensino regular, oferecendo atividades diversificadas a crianças e adolescentes residentes em vilas e favelas. Busco discutir as ações empreendidas por tais projetos socioeducativos junto às camadas populares a partir da análise dos ideais, práticas e possibilidades de uma proposta específica, o Projeto Reinventando a Escola. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem etnográfica, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a observação participante, questionários, entrevistas abertas e semi-estruturadas com as famílias e com alguns profissionais da escola, além da análise de documentos oficiais. Partindo da descrição de cenas cotidianas, procuro evidenciar as formas de socialização e de transmissão de conhecimentos presentes no Reinventando a Escola, e refletir sobre a relação existente entre modos de ver e modos de socializar. As questões que emergiram nesse contexto foram analisadas a partir do conceito forma escolar (Vincent, Lahire e Thin, 2001) e das reflexões acerca da questão do outro (Tzvetan Todorov,1999).
id UFMG_24aee1747f965c0ae95be64b7d533b4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-86MTHT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Maria Rabelo GomesJuarez Tarcisio DayrellJuarez Tarcisio DayrellSandra de Fatima Pereira TostaMaria Amelia Gomes de C GiovanettiRenata Silva Bergo2019-08-13T02:25:26Z2019-08-13T02:25:26Z2005-10-24http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86MTHTNesta dissertação, procuro abordar um fenômeno que vem se tornando bastante freqüente nos grandes centros urbanos do Brasil: o surgimento de propostas e projetos socioeducativos que, de maneira geral, visam complementar as ações do ensino regular, oferecendo atividades diversificadas a crianças e adolescentes residentes em vilas e favelas. Busco discutir as ações empreendidas por tais projetos socioeducativos junto às camadas populares a partir da análise dos ideais, práticas e possibilidades de uma proposta específica, o Projeto Reinventando a Escola. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem etnográfica, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a observação participante, questionários, entrevistas abertas e semi-estruturadas com as famílias e com alguns profissionais da escola, além da análise de documentos oficiais. Partindo da descrição de cenas cotidianas, procuro evidenciar as formas de socialização e de transmissão de conhecimentos presentes no Reinventando a Escola, e refletir sobre a relação existente entre modos de ver e modos de socializar. As questões que emergiram nesse contexto foram analisadas a partir do conceito forma escolar (Vincent, Lahire e Thin, 2001) e das reflexões acerca da questão do outro (Tzvetan Todorov,1999).En esta tesis busco abordar un fenómeno que se viene haciendo bastante frecuente en los grandes centros urbanos de Brasil: el brote de propuestas y proyectos socioeducativos que, de manera general, objetivan complementar las acciones de la enseñanza regular, ofreciendo actividades diversificadas a niños y adolescentes ubicados en villas y chabolas. Busco discutir las acciones emprendidas por tales proyectos socioeducativos junto a las capas populares, partiendo del análisis de los ideales, prácticas y posibilidades de una propuesta específica, el Projeto Reinventando a Escola. La metodología utilizada se basó en el abordaje etnográfico, teniendo como principales instrumentos de colecta de datos la observación participante, cuestionarios, entrevistas abiertas y semiestructuradas con las familias y con algunos profesionales de la escuela, además del análisis de documentos oficiales. Partiendo de la descripción de escenas cotidianas, busco evidenciar las formas de socialización y de transmisión de conocimientos presentes en el Reinventando a Escola, y reflexionar sobre la relación existente entre modos de ver y modos de socializar. Las cuestiones que emergieron en ese contexto fueron analizadas a partir del concepto forma escolar (Vincent, Lahire e Thin, 2001) y de las reflexiones acerca de la cuestión del otro (Tzvetan Todorov, 1999).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolasEducação de criançasPráticas pedagógicasEducaçãoProjeto socioeducativoEscolaReinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_renata_silva_bergo.pdfapplication/pdf1716409https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86MTHT/1/disserta__o_renata_silva_bergo.pdf39a6de7a2b9d6c9bee51d6235751864bMD51TEXTdisserta__o_renata_silva_bergo.pdf.txtdisserta__o_renata_silva_bergo.pdf.txtExtracted texttext/plain530411https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86MTHT/2/disserta__o_renata_silva_bergo.pdf.txte9c7dd6cce61299d41e5b17c219ee02fMD521843/FAEC-86MTHT2019-11-14 20:47:00.747oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-86MTHTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo
title Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo
spellingShingle Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo
Renata Silva Bergo
Educação
Projeto socioeducativo
Escola
Educação
Escolas
Educação de crianças
Práticas pedagógicas
title_short Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo
title_full Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo
title_fullStr Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo
title_full_unstemmed Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo
title_sort Reinventando a escola: ideais, práticas e possibilidades de um projeto socioeducativo
author Renata Silva Bergo
author_facet Renata Silva Bergo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Maria Rabelo Gomes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Juarez Tarcisio Dayrell
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Juarez Tarcisio Dayrell
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sandra de Fatima Pereira Tosta
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Amelia Gomes de C Giovanetti
dc.contributor.author.fl_str_mv Renata Silva Bergo
contributor_str_mv Ana Maria Rabelo Gomes
Juarez Tarcisio Dayrell
Juarez Tarcisio Dayrell
Sandra de Fatima Pereira Tosta
Maria Amelia Gomes de C Giovanetti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Projeto socioeducativo
Escola
topic Educação
Projeto socioeducativo
Escola
Educação
Escolas
Educação de crianças
Práticas pedagógicas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Escolas
Educação de crianças
Práticas pedagógicas
description Nesta dissertação, procuro abordar um fenômeno que vem se tornando bastante freqüente nos grandes centros urbanos do Brasil: o surgimento de propostas e projetos socioeducativos que, de maneira geral, visam complementar as ações do ensino regular, oferecendo atividades diversificadas a crianças e adolescentes residentes em vilas e favelas. Busco discutir as ações empreendidas por tais projetos socioeducativos junto às camadas populares a partir da análise dos ideais, práticas e possibilidades de uma proposta específica, o Projeto Reinventando a Escola. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem etnográfica, tendo como principais instrumentos de coleta de dados a observação participante, questionários, entrevistas abertas e semi-estruturadas com as famílias e com alguns profissionais da escola, além da análise de documentos oficiais. Partindo da descrição de cenas cotidianas, procuro evidenciar as formas de socialização e de transmissão de conhecimentos presentes no Reinventando a Escola, e refletir sobre a relação existente entre modos de ver e modos de socializar. As questões que emergiram nesse contexto foram analisadas a partir do conceito forma escolar (Vincent, Lahire e Thin, 2001) e das reflexões acerca da questão do outro (Tzvetan Todorov,1999).
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-10-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T02:25:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T02:25:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86MTHT
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86MTHT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86MTHT/1/disserta__o_renata_silva_bergo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86MTHT/2/disserta__o_renata_silva_bergo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 39a6de7a2b9d6c9bee51d6235751864b
e9c7dd6cce61299d41e5b17c219ee02f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589457065017344