Impacto do trabalho desenvolvido em programa socioeducativo no desempenho de crianças e adolescentes na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graciosa, Marina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196343
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_f99c3264d26a732bc25d0e71a7422ed6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196343
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Impacto do trabalho desenvolvido em programa socioeducativo no desempenho de crianças e adolescentes na escolaEscolaPrograma SocioeducativoEducaçãoAssistência SocialTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Os Programas socioeducativos comportam experiências educativas entendidas como complementares às ações do ensino regular, já que não têm o papel específico atribuído à escola. O objetivo desse trabalho é conhecer o impacto do trabalho desenvolvido pelo programa Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Agronômica no desempenho das crianças e adolescentes na escola, respeitando os direitos dessas, assegurados por leis. Para tanto, apresento elementos relacionados aos dois espaços no que tange à sua constituição histórica, bem como ao seu papel recorrendo à literatura específica e a documentos. Para verificar o proposto no objetivo, anteriormente apresentado, utilizo documentos específicos de crianças e adolescentes que frequentam tanto da escola como o programa socioeducativo. Portanto, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como procedimentos metodológicos as pesquisas bibliográfica e documental. Concluo, a partir da análise dos documentos coletados, que há, porém ainda pouca interação, pelo menos registrada, entre a escola e o programa socioeducativo frequentado pelas crianças e adolescentes, cujos documentos foram analisados. Neste sentido, não é possível afirmar, de modo categórico, que o desempenho das crianças e adolescentes na escola tem, como elemento constitutivo importante, a participação no programa socioeducativo. Porém, cabe destacar que as crianças e adolescentes cujos documentos foram analisados tiveram frequência dentro das exigências e rendimento escolar acima da médiaFlorianópolis, SCGarcia, Adir ValdemarUniversidade Federal de Santa CatarinaGraciosa, Marina2019-05-29T18:47:52Z2019-05-29T18:47:52Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196343porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T18:47:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196343Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T18:47:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do trabalho desenvolvido em programa socioeducativo no desempenho de crianças e adolescentes na escola
title Impacto do trabalho desenvolvido em programa socioeducativo no desempenho de crianças e adolescentes na escola
spellingShingle Impacto do trabalho desenvolvido em programa socioeducativo no desempenho de crianças e adolescentes na escola
Graciosa, Marina
Escola
Programa Socioeducativo
Educação
Assistência Social
title_short Impacto do trabalho desenvolvido em programa socioeducativo no desempenho de crianças e adolescentes na escola
title_full Impacto do trabalho desenvolvido em programa socioeducativo no desempenho de crianças e adolescentes na escola
title_fullStr Impacto do trabalho desenvolvido em programa socioeducativo no desempenho de crianças e adolescentes na escola
title_full_unstemmed Impacto do trabalho desenvolvido em programa socioeducativo no desempenho de crianças e adolescentes na escola
title_sort Impacto do trabalho desenvolvido em programa socioeducativo no desempenho de crianças e adolescentes na escola
author Graciosa, Marina
author_facet Graciosa, Marina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Adir Valdemar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Graciosa, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Programa Socioeducativo
Educação
Assistência Social
topic Escola
Programa Socioeducativo
Educação
Assistência Social
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2019-05-29T18:47:52Z
2019-05-29T18:47:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196343
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651962240991232