Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernando Baiao Viotti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B6GM2Z
Resumo: Esta tese é um estudo comparado focado nos poemas de Carlos Drummond de Andrade e nas canções de Bob Dylan. Autores dentre os mais importantes em seus respectivos idiomas no século XX, Drummond e Dylan construíram obras prolíficas em diálogo com as principais tendências da lírica moderna e da tradição. A partir da análisee interpretação de poemas e canções, tento identificar nos procedimentos formais e nas temáticas centrais das obras, pontos de convergência que aproximam esses dois autores a princípio distantes. As raízes de Drummond e Dylan, ambos vindos de pequenas cidades mineradoras, guardam semelhanças simbólicas significativas, bem como o modo como elaboram essa experiência no discurso lírico, tema desenvolvido em um dos capítulos. A tese aborda também a prática da arte participante, que teria grandes implicações em suas trajetórias, tanto como elemento de construção de uma visão de mundo quanto no desenvolvimento de processos poéticos específicos. O modo como alinguagem poética dos dois autores projeta a noção de um sujeito fraturado, assunto caro aos estudos literários e filosóficos, é o tema do último capítulo. Pela própria natureza da aproximação proposta, minha comparação entre o poeta brasileiro e o compositor norte-americano inclui ainda as relações entre popular e erudito, o estatuto da canção em face da literatura, o lugar que ambas as obras ocupam no contexto cultural brasileiro e norte-americano e as particularidades que afastam e aproximam esses contextos.
id UFMG_26e8d17b65d18fe9c0177e29cf59cb82
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B6GM2Z
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Silvana Maria Pessoa de OliveiraThomas La Borie BurnsMarcus Vinicius de FreitasMurilo Marcondes de MouraJosé Miguel Soares WisnikFernando Baiao Viotti2019-08-12T16:10:45Z2019-08-12T16:10:45Z2018-06-12http://hdl.handle.net/1843/LETR-B6GM2ZEsta tese é um estudo comparado focado nos poemas de Carlos Drummond de Andrade e nas canções de Bob Dylan. Autores dentre os mais importantes em seus respectivos idiomas no século XX, Drummond e Dylan construíram obras prolíficas em diálogo com as principais tendências da lírica moderna e da tradição. A partir da análisee interpretação de poemas e canções, tento identificar nos procedimentos formais e nas temáticas centrais das obras, pontos de convergência que aproximam esses dois autores a princípio distantes. As raízes de Drummond e Dylan, ambos vindos de pequenas cidades mineradoras, guardam semelhanças simbólicas significativas, bem como o modo como elaboram essa experiência no discurso lírico, tema desenvolvido em um dos capítulos. A tese aborda também a prática da arte participante, que teria grandes implicações em suas trajetórias, tanto como elemento de construção de uma visão de mundo quanto no desenvolvimento de processos poéticos específicos. O modo como alinguagem poética dos dois autores projeta a noção de um sujeito fraturado, assunto caro aos estudos literários e filosóficos, é o tema do último capítulo. Pela própria natureza da aproximação proposta, minha comparação entre o poeta brasileiro e o compositor norte-americano inclui ainda as relações entre popular e erudito, o estatuto da canção em face da literatura, o lugar que ambas as obras ocupam no contexto cultural brasileiro e norte-americano e as particularidades que afastam e aproximam esses contextos.This dissertation is a comparative study focused on the poems of Carlos Drummond de Andrade and on the songs of Bob Dylan. Among the more important authors of the twentieth century on their respective languages, Drummond and Dylan have built prolific works in dialog with the major tendencies of modern lyric and with ancient poetic tradition as well. Starting with the analysis and interpretation of poems and songs, I try to identify similarities in the formal procedures and in the main issuesof both works, that can put together these two apparently much different authors. Drummond and Dylan came from small ore mining towns, and this common experience has great relevance to their works; ore is a symbolical presence in their lyrics, as a block to build their world´s perspective and also to develop specific poetical processes. The way as the poetic language of both authors projects the notion of a fractured self, an important question within literary and philosophical studies, is the subject of the last chapter. Considering the nature of the study, my comparison between a Brazilian poet and an American songwriter includes the discussion of the border-crossing between popular culture and high culture, the statute of song as a genre in face of literature, theplace of both works on the Brazilian and American cultural contexts and the relation between these contexts.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSujeito (Filosofia)Literatura comparada Americana e brasileiraLiteratura comparada Brasileira e americanaSubjetividade na literaturaDylan, Bob , 1941- Crítica e interpretaçãoMúsica e literaturaAndrade, Carlos Drummond de , 1902-1987 Crítica e interpretaçãoBob DylanCançãoSéculo XXSujeitoExperiênciaPoesiaDrummondUm mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_fernando_b_viotti_parcial.pdfapplication/pdf681894https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B6GM2Z/1/tese_fernando_b_viotti_parcial.pdf7cb0fef5a952ad248e37a624e3859fe2MD51TEXTtese_fernando_b_viotti_parcial.pdf.txttese_fernando_b_viotti_parcial.pdf.txtExtracted texttext/plain274558https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B6GM2Z/2/tese_fernando_b_viotti_parcial.pdf.txt3de635f2d3b834193161839d887aa14fMD521843/LETR-B6GM2Z2019-11-14 18:31:39.381oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B6GM2ZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:31:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan
title Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan
spellingShingle Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan
Fernando Baiao Viotti
Bob Dylan
Canção
Século XX
Sujeito
Experiência
Poesia
Drummond
Sujeito (Filosofia)
Literatura comparada Americana e brasileira
Literatura comparada Brasileira e americana
Subjetividade na literatura
Dylan, Bob , 1941- Crítica e interpretação
Música e literatura
Andrade, Carlos Drummond de , 1902-1987 Crítica e interpretação
title_short Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan
title_full Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan
title_fullStr Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan
title_full_unstemmed Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan
title_sort Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan
author Fernando Baiao Viotti
author_facet Fernando Baiao Viotti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvana Maria Pessoa de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Thomas La Borie Burns
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcus Vinicius de Freitas
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Murilo Marcondes de Moura
dc.contributor.referee4.fl_str_mv José Miguel Soares Wisnik
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernando Baiao Viotti
contributor_str_mv Silvana Maria Pessoa de Oliveira
Thomas La Borie Burns
Marcus Vinicius de Freitas
Murilo Marcondes de Moura
José Miguel Soares Wisnik
dc.subject.por.fl_str_mv Bob Dylan
Canção
Século XX
Sujeito
Experiência
Poesia
Drummond
topic Bob Dylan
Canção
Século XX
Sujeito
Experiência
Poesia
Drummond
Sujeito (Filosofia)
Literatura comparada Americana e brasileira
Literatura comparada Brasileira e americana
Subjetividade na literatura
Dylan, Bob , 1941- Crítica e interpretação
Música e literatura
Andrade, Carlos Drummond de , 1902-1987 Crítica e interpretação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sujeito (Filosofia)
Literatura comparada Americana e brasileira
Literatura comparada Brasileira e americana
Subjetividade na literatura
Dylan, Bob , 1941- Crítica e interpretação
Música e literatura
Andrade, Carlos Drummond de , 1902-1987 Crítica e interpretação
description Esta tese é um estudo comparado focado nos poemas de Carlos Drummond de Andrade e nas canções de Bob Dylan. Autores dentre os mais importantes em seus respectivos idiomas no século XX, Drummond e Dylan construíram obras prolíficas em diálogo com as principais tendências da lírica moderna e da tradição. A partir da análisee interpretação de poemas e canções, tento identificar nos procedimentos formais e nas temáticas centrais das obras, pontos de convergência que aproximam esses dois autores a princípio distantes. As raízes de Drummond e Dylan, ambos vindos de pequenas cidades mineradoras, guardam semelhanças simbólicas significativas, bem como o modo como elaboram essa experiência no discurso lírico, tema desenvolvido em um dos capítulos. A tese aborda também a prática da arte participante, que teria grandes implicações em suas trajetórias, tanto como elemento de construção de uma visão de mundo quanto no desenvolvimento de processos poéticos específicos. O modo como alinguagem poética dos dois autores projeta a noção de um sujeito fraturado, assunto caro aos estudos literários e filosóficos, é o tema do último capítulo. Pela própria natureza da aproximação proposta, minha comparação entre o poeta brasileiro e o compositor norte-americano inclui ainda as relações entre popular e erudito, o estatuto da canção em face da literatura, o lugar que ambas as obras ocupam no contexto cultural brasileiro e norte-americano e as particularidades que afastam e aproximam esses contextos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T16:10:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T16:10:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-B6GM2Z
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-B6GM2Z
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B6GM2Z/1/tese_fernando_b_viotti_parcial.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B6GM2Z/2/tese_fernando_b_viotti_parcial.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7cb0fef5a952ad248e37a624e3859fe2
3de635f2d3b834193161839d887aa14f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677026395947008