Bob Dylan : versões brasileiras de 1968 a 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruffato, Demirse Marilva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66300
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é, primeiramente, o levantamento de versões brasileiras para canções de Bob Dylan e, posteriormente, a análise das letras dessas versões. A intenção é compreender como os compositores brasileiros fizeram a leitura do compositor americano. O resultado mostra um quadro com 46 versões, realizadas no período de 1968 a 2008, que se referem a três períodos da obra de Bob Dylan, antes, durante e depois do que o biógrafo Robert Sheldon denominou Primeiro Ciclo Rock. Os dados permitem separar dois grandes grupos de compositores brasileiros: um contém aquelas versões feitas a partir dos álbuns pertencentes ao Primeiro Ciclo Rock de Dylan, gerando a estatística de mais de 52% dos casos, e o outro contém versões que focaram nas outras fases do músico.
id URGS_336661c6e532893e0cc3e28def7bc8ed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66300
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ruffato, Demirse MarilvaSanseverino, Antônio Marcos Vieira2013-02-07T01:40:06Z2012http://hdl.handle.net/10183/66300000870955O principal objetivo deste trabalho é, primeiramente, o levantamento de versões brasileiras para canções de Bob Dylan e, posteriormente, a análise das letras dessas versões. A intenção é compreender como os compositores brasileiros fizeram a leitura do compositor americano. O resultado mostra um quadro com 46 versões, realizadas no período de 1968 a 2008, que se referem a três períodos da obra de Bob Dylan, antes, durante e depois do que o biógrafo Robert Sheldon denominou Primeiro Ciclo Rock. Os dados permitem separar dois grandes grupos de compositores brasileiros: um contém aquelas versões feitas a partir dos álbuns pertencentes ao Primeiro Ciclo Rock de Dylan, gerando a estatística de mais de 52% dos casos, e o outro contém versões que focaram nas outras fases do músico.The main purpose of this research was to collect Brazilian versions of Bob Dylan’s songs and analyze both Portuguese and English lyrics, searching for evidences on how Brazilian songwriters have interpreted Dylan’s work in their cultural context. Results show a table with 46 Brazilian versions made from 1968 to 2008. They were analyzed according to what the biographer Robert Shelton called Rock Cycle. Statistics show more than 52% of those versions referring to pre-rock cycle and rock cycle, aiming the musician’s production from 1963 to 1965, mainly. This paper analyses Brazilian version lyrics in comparison to original lyrics.application/pdfporEstudos literáriosMúsica norte-americanaRockLiteratura comparadaTraduçãoDylan, Bob, 1941-Critica e interpretacaoLetras de músicaSongsVersionsSongwritingBraziliansBob Dylan : versões brasileiras de 1968 a 2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000870955.pdf000870955.pdfTexto completoapplication/pdf2055697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66300/1/000870955.pdf470ced286e490d0c880e5c3392c5ef48MD51TEXT000870955.pdf.txt000870955.pdf.txtExtracted Texttext/plain499202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66300/2/000870955.pdf.txt368dd9fbc58e194f691bcacc251b5555MD52THUMBNAIL000870955.pdf.jpg000870955.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66300/3/000870955.pdf.jpg9b94564f7c2502cadb0645ce98adc3c6MD5310183/663002018-10-15 09:30:36.042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:30:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bob Dylan : versões brasileiras de 1968 a 2008
title Bob Dylan : versões brasileiras de 1968 a 2008
spellingShingle Bob Dylan : versões brasileiras de 1968 a 2008
Ruffato, Demirse Marilva
Estudos literários
Música norte-americana
Rock
Literatura comparada
Tradução
Dylan, Bob, 1941-
Critica e interpretacao
Letras de música
Songs
Versions
Songwriting
Brazilians
title_short Bob Dylan : versões brasileiras de 1968 a 2008
title_full Bob Dylan : versões brasileiras de 1968 a 2008
title_fullStr Bob Dylan : versões brasileiras de 1968 a 2008
title_full_unstemmed Bob Dylan : versões brasileiras de 1968 a 2008
title_sort Bob Dylan : versões brasileiras de 1968 a 2008
author Ruffato, Demirse Marilva
author_facet Ruffato, Demirse Marilva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruffato, Demirse Marilva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
contributor_str_mv Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos literários
Música norte-americana
Rock
Literatura comparada
Tradução
Dylan, Bob, 1941-
Critica e interpretacao
Letras de música
topic Estudos literários
Música norte-americana
Rock
Literatura comparada
Tradução
Dylan, Bob, 1941-
Critica e interpretacao
Letras de música
Songs
Versions
Songwriting
Brazilians
dc.subject.eng.fl_str_mv Songs
Versions
Songwriting
Brazilians
description O principal objetivo deste trabalho é, primeiramente, o levantamento de versões brasileiras para canções de Bob Dylan e, posteriormente, a análise das letras dessas versões. A intenção é compreender como os compositores brasileiros fizeram a leitura do compositor americano. O resultado mostra um quadro com 46 versões, realizadas no período de 1968 a 2008, que se referem a três períodos da obra de Bob Dylan, antes, durante e depois do que o biógrafo Robert Sheldon denominou Primeiro Ciclo Rock. Os dados permitem separar dois grandes grupos de compositores brasileiros: um contém aquelas versões feitas a partir dos álbuns pertencentes ao Primeiro Ciclo Rock de Dylan, gerando a estatística de mais de 52% dos casos, e o outro contém versões que focaram nas outras fases do músico.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-07T01:40:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66300
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000870955
url http://hdl.handle.net/10183/66300
identifier_str_mv 000870955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66300/1/000870955.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66300/2/000870955.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66300/3/000870955.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 470ced286e490d0c880e5c3392c5ef48
368dd9fbc58e194f691bcacc251b5555
9b94564f7c2502cadb0645ce98adc3c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085249206452224