Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-B6GM2Z |
Resumo: | Esta tese é um estudo comparado focado nos poemas de Carlos Drummond de Andrade e nas canções de Bob Dylan. Autores dentre os mais importantes em seus respectivos idiomas no século XX, Drummond e Dylan construíram obras prolíficas em diálogo com as principais tendências da lírica moderna e da tradição. A partir da análisee interpretação de poemas e canções, tento identificar nos procedimentos formais e nas temáticas centrais das obras, pontos de convergência que aproximam esses dois autores a princípio distantes. As raízes de Drummond e Dylan, ambos vindos de pequenas cidades mineradoras, guardam semelhanças simbólicas significativas, bem como o modo como elaboram essa experiência no discurso lírico, tema desenvolvido em um dos capítulos. A tese aborda também a prática da arte participante, que teria grandes implicações em suas trajetórias, tanto como elemento de construção de uma visão de mundo quanto no desenvolvimento de processos poéticos específicos. O modo como alinguagem poética dos dois autores projeta a noção de um sujeito fraturado, assunto caro aos estudos literários e filosóficos, é o tema do último capítulo. Pela própria natureza da aproximação proposta, minha comparação entre o poeta brasileiro e o compositor norte-americano inclui ainda as relações entre popular e erudito, o estatuto da canção em face da literatura, o lugar que ambas as obras ocupam no contexto cultural brasileiro e norte-americano e as particularidades que afastam e aproximam esses contextos. |
id |
UFMG_26e8d17b65d18fe9c0177e29cf59cb82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B6GM2Z |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Silvana Maria Pessoa de OliveiraThomas La Borie BurnsMarcus Vinicius de FreitasMurilo Marcondes de MouraJosé Miguel Soares WisnikFernando Baiao Viotti2019-08-12T16:10:45Z2019-08-12T16:10:45Z2018-06-12http://hdl.handle.net/1843/LETR-B6GM2ZEsta tese é um estudo comparado focado nos poemas de Carlos Drummond de Andrade e nas canções de Bob Dylan. Autores dentre os mais importantes em seus respectivos idiomas no século XX, Drummond e Dylan construíram obras prolíficas em diálogo com as principais tendências da lírica moderna e da tradição. A partir da análisee interpretação de poemas e canções, tento identificar nos procedimentos formais e nas temáticas centrais das obras, pontos de convergência que aproximam esses dois autores a princípio distantes. As raízes de Drummond e Dylan, ambos vindos de pequenas cidades mineradoras, guardam semelhanças simbólicas significativas, bem como o modo como elaboram essa experiência no discurso lírico, tema desenvolvido em um dos capítulos. A tese aborda também a prática da arte participante, que teria grandes implicações em suas trajetórias, tanto como elemento de construção de uma visão de mundo quanto no desenvolvimento de processos poéticos específicos. O modo como alinguagem poética dos dois autores projeta a noção de um sujeito fraturado, assunto caro aos estudos literários e filosóficos, é o tema do último capítulo. Pela própria natureza da aproximação proposta, minha comparação entre o poeta brasileiro e o compositor norte-americano inclui ainda as relações entre popular e erudito, o estatuto da canção em face da literatura, o lugar que ambas as obras ocupam no contexto cultural brasileiro e norte-americano e as particularidades que afastam e aproximam esses contextos.This dissertation is a comparative study focused on the poems of Carlos Drummond de Andrade and on the songs of Bob Dylan. Among the more important authors of the twentieth century on their respective languages, Drummond and Dylan have built prolific works in dialog with the major tendencies of modern lyric and with ancient poetic tradition as well. Starting with the analysis and interpretation of poems and songs, I try to identify similarities in the formal procedures and in the main issuesof both works, that can put together these two apparently much different authors. Drummond and Dylan came from small ore mining towns, and this common experience has great relevance to their works; ore is a symbolical presence in their lyrics, as a block to build their world´s perspective and also to develop specific poetical processes. The way as the poetic language of both authors projects the notion of a fractured self, an important question within literary and philosophical studies, is the subject of the last chapter. Considering the nature of the study, my comparison between a Brazilian poet and an American songwriter includes the discussion of the border-crossing between popular culture and high culture, the statute of song as a genre in face of literature, theplace of both works on the Brazilian and American cultural contexts and the relation between these contexts.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSujeito (Filosofia)Literatura comparada Americana e brasileiraLiteratura comparada Brasileira e americanaSubjetividade na literaturaDylan, Bob , 1941- Crítica e interpretaçãoMúsica e literaturaAndrade, Carlos Drummond de , 1902-1987 Crítica e interpretaçãoBob DylanCançãoSéculo XXSujeitoExperiênciaPoesiaDrummondUm mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_fernando_b_viotti_parcial.pdfapplication/pdf681894https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B6GM2Z/1/tese_fernando_b_viotti_parcial.pdf7cb0fef5a952ad248e37a624e3859fe2MD51TEXTtese_fernando_b_viotti_parcial.pdf.txttese_fernando_b_viotti_parcial.pdf.txtExtracted texttext/plain274558https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B6GM2Z/2/tese_fernando_b_viotti_parcial.pdf.txt3de635f2d3b834193161839d887aa14fMD521843/LETR-B6GM2Z2019-11-14 18:31:39.381oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B6GM2ZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:31:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan |
title |
Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan |
spellingShingle |
Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan Fernando Baiao Viotti Bob Dylan Canção Século XX Sujeito Experiência Poesia Drummond Sujeito (Filosofia) Literatura comparada Americana e brasileira Literatura comparada Brasileira e americana Subjetividade na literatura Dylan, Bob , 1941- Crítica e interpretação Música e literatura Andrade, Carlos Drummond de , 1902-1987 Crítica e interpretação |
title_short |
Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan |
title_full |
Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan |
title_fullStr |
Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan |
title_full_unstemmed |
Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan |
title_sort |
Um mundo feito de ferro: a lírica de Drummond e Bob Dylan |
author |
Fernando Baiao Viotti |
author_facet |
Fernando Baiao Viotti |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silvana Maria Pessoa de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Thomas La Borie Burns |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marcus Vinicius de Freitas |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Murilo Marcondes de Moura |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
José Miguel Soares Wisnik |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernando Baiao Viotti |
contributor_str_mv |
Silvana Maria Pessoa de Oliveira Thomas La Borie Burns Marcus Vinicius de Freitas Murilo Marcondes de Moura José Miguel Soares Wisnik |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bob Dylan Canção Século XX Sujeito Experiência Poesia Drummond |
topic |
Bob Dylan Canção Século XX Sujeito Experiência Poesia Drummond Sujeito (Filosofia) Literatura comparada Americana e brasileira Literatura comparada Brasileira e americana Subjetividade na literatura Dylan, Bob , 1941- Crítica e interpretação Música e literatura Andrade, Carlos Drummond de , 1902-1987 Crítica e interpretação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sujeito (Filosofia) Literatura comparada Americana e brasileira Literatura comparada Brasileira e americana Subjetividade na literatura Dylan, Bob , 1941- Crítica e interpretação Música e literatura Andrade, Carlos Drummond de , 1902-1987 Crítica e interpretação |
description |
Esta tese é um estudo comparado focado nos poemas de Carlos Drummond de Andrade e nas canções de Bob Dylan. Autores dentre os mais importantes em seus respectivos idiomas no século XX, Drummond e Dylan construíram obras prolíficas em diálogo com as principais tendências da lírica moderna e da tradição. A partir da análisee interpretação de poemas e canções, tento identificar nos procedimentos formais e nas temáticas centrais das obras, pontos de convergência que aproximam esses dois autores a princípio distantes. As raízes de Drummond e Dylan, ambos vindos de pequenas cidades mineradoras, guardam semelhanças simbólicas significativas, bem como o modo como elaboram essa experiência no discurso lírico, tema desenvolvido em um dos capítulos. A tese aborda também a prática da arte participante, que teria grandes implicações em suas trajetórias, tanto como elemento de construção de uma visão de mundo quanto no desenvolvimento de processos poéticos específicos. O modo como alinguagem poética dos dois autores projeta a noção de um sujeito fraturado, assunto caro aos estudos literários e filosóficos, é o tema do último capítulo. Pela própria natureza da aproximação proposta, minha comparação entre o poeta brasileiro e o compositor norte-americano inclui ainda as relações entre popular e erudito, o estatuto da canção em face da literatura, o lugar que ambas as obras ocupam no contexto cultural brasileiro e norte-americano e as particularidades que afastam e aproximam esses contextos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T16:10:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T16:10:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-B6GM2Z |
url |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-B6GM2Z |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B6GM2Z/1/tese_fernando_b_viotti_parcial.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B6GM2Z/2/tese_fernando_b_viotti_parcial.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7cb0fef5a952ad248e37a624e3859fe2 3de635f2d3b834193161839d887aa14f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589531103920128 |