Um olhar sobre o ensino de piano para adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Maria Tomanik
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8U4H6S
Resumo: Como professora de piano há mais de 10 anos, tenho observado um aumento significativo na procura pelo estudo do instrumento por pessoas adultas que já possuem uma profissão definida ou estão aposentadas e, portanto, não pretendem se tornar músicos profissionais. Os professores de piano destes alunos, normalmente, consolidaram sua formação pianística nos cursos de bacharelado em piano. Entretanto, tais cursos não oferecem, necessariamente, disciplinas pedagógicas direcionadas ao ensino de piano para adultos. A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre temáticas relacionadas à prática de ensino de piano para adultos. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada pesquisa bibliográfica envolvendo assuntos relacionados à pedagogia pianística, formação do professor de piano, processos de ensino/aprendizagem e motivação. A partir da pesquisa bibliográfica elaboramos questionários para professores e alunos de piano. Os tópicos destes questionários geraram os quatro capítulos deste trabalho, a saber: (1) formação profissional, experiência docente e experiência musical; (2) desenvolvimento de habilidades pianísticas; (3) processos de ensino/aprendizagem; (4) motivação, atitudes e relacionamento professor-aluno. Esta pesquisa contou com a participação de quatro professores de piano e seis de seus alunos que aceitaram responder ao questionário. As respostas dos participantes, juntamente com os comentários dos autores consultados oferecem reflexões relevantes à prática de ensino de piano para adultos.
id UFMG_27044456a107f8a6ac45e5fb896f6202
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8U4H6S
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Patricia Furst SantiagoTania Mara Lopes CancadoHeloisa Faria Braga FeichasAline Maria Tomanik2019-08-13T03:25:59Z2019-08-13T03:25:59Z2011-12-06http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8U4H6SComo professora de piano há mais de 10 anos, tenho observado um aumento significativo na procura pelo estudo do instrumento por pessoas adultas que já possuem uma profissão definida ou estão aposentadas e, portanto, não pretendem se tornar músicos profissionais. Os professores de piano destes alunos, normalmente, consolidaram sua formação pianística nos cursos de bacharelado em piano. Entretanto, tais cursos não oferecem, necessariamente, disciplinas pedagógicas direcionadas ao ensino de piano para adultos. A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre temáticas relacionadas à prática de ensino de piano para adultos. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada pesquisa bibliográfica envolvendo assuntos relacionados à pedagogia pianística, formação do professor de piano, processos de ensino/aprendizagem e motivação. A partir da pesquisa bibliográfica elaboramos questionários para professores e alunos de piano. Os tópicos destes questionários geraram os quatro capítulos deste trabalho, a saber: (1) formação profissional, experiência docente e experiência musical; (2) desenvolvimento de habilidades pianísticas; (3) processos de ensino/aprendizagem; (4) motivação, atitudes e relacionamento professor-aluno. Esta pesquisa contou com a participação de quatro professores de piano e seis de seus alunos que aceitaram responder ao questionário. As respostas dos participantes, juntamente com os comentários dos autores consultados oferecem reflexões relevantes à prática de ensino de piano para adultos.As a piano teacher for over 10 years, I have observed that adults who are either professionally established or retired, and therefore do not intend to become professional musicians have been demonstrating a rising interest in acquiring musical abilities, especially in what concerns the study of instruments. The piano teachers who work with such students normally consolidated their pianistic training courses in the bachelor's degree in piano. However, such courses do not necessarily provide them with pedagogical courses directed to teaching piano to adults. This research proposes a reflection on issues related to the practice of teaching piano to adults. To develop this literature, bibliographic research related to piano pedagogy, piano teacher training, teaching/ learning and motivation was made. Using the bibliographic research as a starting point, we prepared questionnaires for teachers and piano students. The topics of these questionnaires generated the four chapters of this work, they being: (1) training, teaching experience and musical experience, (2) development of pianistic skills, (3) processes of teaching / learning, (4) motivation, attitudes and teacher-student relationship. This research was attended by four piano teachers and six of their students who agreed to answer the questionnaire. Their answers, together with the comments of the consulted authors, promoted reflections relevant to the practice of teaching piano to adults.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaaluno adultomotivaçãoensino de pianoUm olhar sobre o ensino de piano para adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___aline_maria_tomanik.pdfapplication/pdf1068700https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8U4H6S/1/disserta__o___aline_maria_tomanik.pdfe9daceaed5f8e99c4628cb22f7d6974cMD51TEXTdisserta__o___aline_maria_tomanik.pdf.txtdisserta__o___aline_maria_tomanik.pdf.txtExtracted texttext/plain219170https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8U4H6S/2/disserta__o___aline_maria_tomanik.pdf.txt4477c14d160a7b8d2ef1b596404c6fd1MD521843/AAGS-8U4H6S2019-11-14 21:00:12.38oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8U4H6SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:00:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar sobre o ensino de piano para adultos
title Um olhar sobre o ensino de piano para adultos
spellingShingle Um olhar sobre o ensino de piano para adultos
Aline Maria Tomanik
aluno adulto
motivação
ensino de piano
Musica
title_short Um olhar sobre o ensino de piano para adultos
title_full Um olhar sobre o ensino de piano para adultos
title_fullStr Um olhar sobre o ensino de piano para adultos
title_full_unstemmed Um olhar sobre o ensino de piano para adultos
title_sort Um olhar sobre o ensino de piano para adultos
author Aline Maria Tomanik
author_facet Aline Maria Tomanik
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patricia Furst Santiago
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tania Mara Lopes Cancado
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Heloisa Faria Braga Feichas
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Maria Tomanik
contributor_str_mv Patricia Furst Santiago
Tania Mara Lopes Cancado
Heloisa Faria Braga Feichas
dc.subject.por.fl_str_mv aluno adulto
motivação
ensino de piano
topic aluno adulto
motivação
ensino de piano
Musica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica
description Como professora de piano há mais de 10 anos, tenho observado um aumento significativo na procura pelo estudo do instrumento por pessoas adultas que já possuem uma profissão definida ou estão aposentadas e, portanto, não pretendem se tornar músicos profissionais. Os professores de piano destes alunos, normalmente, consolidaram sua formação pianística nos cursos de bacharelado em piano. Entretanto, tais cursos não oferecem, necessariamente, disciplinas pedagógicas direcionadas ao ensino de piano para adultos. A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre temáticas relacionadas à prática de ensino de piano para adultos. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada pesquisa bibliográfica envolvendo assuntos relacionados à pedagogia pianística, formação do professor de piano, processos de ensino/aprendizagem e motivação. A partir da pesquisa bibliográfica elaboramos questionários para professores e alunos de piano. Os tópicos destes questionários geraram os quatro capítulos deste trabalho, a saber: (1) formação profissional, experiência docente e experiência musical; (2) desenvolvimento de habilidades pianísticas; (3) processos de ensino/aprendizagem; (4) motivação, atitudes e relacionamento professor-aluno. Esta pesquisa contou com a participação de quatro professores de piano e seis de seus alunos que aceitaram responder ao questionário. As respostas dos participantes, juntamente com os comentários dos autores consultados oferecem reflexões relevantes à prática de ensino de piano para adultos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T03:25:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T03:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8U4H6S
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8U4H6S
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8U4H6S/1/disserta__o___aline_maria_tomanik.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8U4H6S/2/disserta__o___aline_maria_tomanik.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e9daceaed5f8e99c4628cb22f7d6974c
4477c14d160a7b8d2ef1b596404c6fd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589353732046848