O papel motivador de gamificação como ferramenta auxiliar no ensino básico de piano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34143 |
Resumo: | No panorama actual de investigação académica, a experiência interactiva e envolvente dos videojogos tem sido estudada em áreas educacionais. Uma das componentes estratégicas que surge inspirada no fenómeno dos videojogos é o conceito de Gamificação, que tem utilizado os elementos do design de videojogos em contextos de sala de aula que não eram pensados, convencionalmente, como um “jogo”. Este conceito, bem como as estratégias incluídas, têm vindo mostrar resultados favoráveis ao nível do envolvimento e da motivação dos alunos e já foi aplicado em diversas disciplinas. No entanto, na área da música ainda existem poucos estudos relacionados. O presente projecto educativo propôs a implementação da gamificação no contexto de ensino de piano, criando um protótipo funcional e tendo como objectivo promover a motivação intrínseca do aluno e o seu envolvimento no estudo direccionado à prática técnica, como escalas, arpejos e estudos, de forma a criar experiências de aprendizagem activa e significativa. A investigação e implementação do projecto contou com uma amostra composta por quatro participantes, alunos de piano do Curso de Música Silva Monteiro. Os resultados obtidos foram positivos e corresponderam aos objectivos propostos, verificando-se que os quatro participantes mostraram mudanças positivas a nível de motivação e envolvimento. Os dados recolhidos relativos ao estado de flow não permitiram chegar a um resultado conclusivo. No entanto, todos os alunos apresentaram um nível de envolvimento activo durante as experiências, que para além de lhes ter proporcionado uma plataforma digital interactiva e personalizada, permitiu também o desenvolvimento das suas competências e autonomias. As actividades propostas ajudaram os alunos a encontrar novas formas e estratégias de estudo, a gostar do processo de aprender, a interligar e transferir os conhecimentos práticos, teóricos e musicais. |
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