Infográficos: habilidade na leitura do gênero por alunos de ensino médio e ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Samos Bicalho Costa Furst
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SUQDM
Resumo: A crescente presença da imagem na mídia nos despertou o interesse pela infografia, objeto de nosso estudo. Por percebermos a carência de estudos do gênero textual em questão na área da linguística, utilizamos como apoio alguns autores da comunicação social. Dessa forma, observamos que seria viável e interessante contribuirmos para oestudo sobre a leitura de infográficos, justamente por acreditarmos que esse gênero é muito complexo por apresentar, juntamente ao texto verbal, vários outros sistemas semióticos. Conceituamos o infográfico enquanto um gênero textual e o problematizamos como objeto de ensino, a partir de uma sondagem que contou com a participação de 10 alunos do Ensino Médio e 10 alunos do Ensino Superior. Essasondagem apresentou resultados que nos fizeram observar que os infográficos não fazem parte de aulas de Língua Portuguesa, porém, o gênero é trabalhado em outras disciplinas como, por exemplo geografia. A partir das informações levantadas pela análise das sondagens, planejamos os procedimentos da pesquisa, em que os 20 informantes envolvidos nessa primeira fase realizaram a leitura do infográfico escolhido para o desenvolvimento do nosso trabalho. Após a leitura do gênero cada um dos informantes respondeu a 12 questões que avaliaram o desempenho de nove habilidades envolvidas na leitura dos infográficos. Escolhemos trabalhar com alunos do 1º ano do Ensino Médio e Ensino Superior por entendermos que seria necessário observarmos se existe alguma mudança nas habilidades desenvolvidas durante a leitura do gênero entre esses dois públicos informantes, ou seja, se alunos com maior nível de formação teriam maior familiaridade com o gênero textual em questão. Após a aplicação das atividadesda primeira fase, selecionamos mais 30 informantes do Ensino Superior para realizarem atividades de retextualização do gênero. Coletados os resultados fizemos as análises qualitativas e quantitativas, incluindo testes estatísticos. A análise estatística demonstrou que as habilidades em que se registraram melhores desempenhos foram asde localizar informações e dados no gráfico e de integrar informações entre linguagens verbal e não verbal enquanto que o grau mais baixo de adequação foi o da habilidade de inferir a razão de uma decisão do autor. Essa pesquisa pretende, portanto, contribuir para uma ampliação da abordagem de infográficos nas aulas de Língua Portuguesa por acreditarmos que as instituições de ensino devem preparar seusalunos para a vida a fim de formarmos cidadãos letrados.
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Essasondagem apresentou resultados que nos fizeram observar que os infográficos não fazem parte de aulas de Língua Portuguesa, porém, o gênero é trabalhado em outras disciplinas como, por exemplo geografia. A partir das informações levantadas pela análise das sondagens, planejamos os procedimentos da pesquisa, em que os 20 informantes envolvidos nessa primeira fase realizaram a leitura do infográfico escolhido para o desenvolvimento do nosso trabalho. Após a leitura do gênero cada um dos informantes respondeu a 12 questões que avaliaram o desempenho de nove habilidades envolvidas na leitura dos infográficos. Escolhemos trabalhar com alunos do 1º ano do Ensino Médio e Ensino Superior por entendermos que seria necessário observarmos se existe alguma mudança nas habilidades desenvolvidas durante a leitura do gênero entre esses dois públicos informantes, ou seja, se alunos com maior nível de formação teriam maior familiaridade com o gênero textual em questão. Após a aplicação das atividadesda primeira fase, selecionamos mais 30 informantes do Ensino Superior para realizarem atividades de retextualização do gênero. Coletados os resultados fizemos as análises qualitativas e quantitativas, incluindo testes estatísticos. A análise estatística demonstrou que as habilidades em que se registraram melhores desempenhos foram asde localizar informações e dados no gráfico e de integrar informações entre linguagens verbal e não verbal enquanto que o grau mais baixo de adequação foi o da habilidade de inferir a razão de uma decisão do autor. Essa pesquisa pretende, portanto, contribuir para uma ampliação da abordagem de infográficos nas aulas de Língua Portuguesa por acreditarmos que as instituições de ensino devem preparar seusalunos para a vida a fim de formarmos cidadãos letrados.The ever-growing presence of imagery in media has clearly sparked an interest in information graphics; the main object in this study. Due to the evident lack of linguistic studies on this issue, it was only natural we seek help from various social communication authors. This way we would find a viable and interesting form of contributing to the area of study of information graphics since we believe this genre to be much too complex for it not only displays verbal text but also contains a plethora of semiotic systems. We conceived information graphics to be a textual genre andquestioned it as an existing teaching topic by means of a survey with 10 high school students and 10 college students. This survey produced results which led us to realize that information graphics is not found in Portuguese classes, though it may sometimes be used in other subjects, such as Geography. From the data collected in the survey analysis, a research procedure plan was created; that in which those 20 participantsinvolved in the initial process would read selected information graphics for the development of this study. After the reading of such genre, each participant answered a 12-item questionnaire which tested the development of nine abilities involved in the reading of information graphics. We chose to work with freshman students from colleges and high schools so that we could evaluate any improvement between the twotypes of participant. In other words, we wanted to examine if college students would demonstrate a greater familiarity than the high school pupils. After the implementation of the activities of the first process, we selected a further 30 informants of Higher Education to carry out activities rewrite the genre. Once collected, qualitative and quantitave analysis were made on the results, including statistic evaluations. Thisanalysis showed us that the ability which presented best improvement was identifying information and data on the graphs as well as integrating information between verbal and non-verbal communication whilst the lowest degree of adequation was the ability to infer reasoning over the authors decision. Furthermore, the intention of this studyis to contribute to the increase in the approach of information graphics in the teaching of Portuguese in schools; for we believe learning institutions must properly prepare their students for life; in order to produce duly literate citizens.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaCompreensão na leituraComunicação não-verbalSinais e símbolos na comunicação visualLetramentoComunicação de massa e linguagemGêneros textuaisSemiótica e comunicaçãoInfográficosLetramentoGêneros textuaisHabilidades de leituraInfográficos: habilidade na leitura do gênero por alunos de ensino médio e ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1366m.pdfapplication/pdf13207412https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8SUQDM/1/1366m.pdfa490a46cef5fe22344019947b609ce55MD51TEXT1366m.pdf.txt1366m.pdf.txtExtracted texttext/plain398999https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8SUQDM/2/1366m.pdf.txt5c4cb1b044f471c94170018a031621a8MD521843/LETR-8SUQDM2019-11-14 05:10:42.029oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8SUQDMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:10:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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