Indutores da imagem de Belo Horizonte como destino turístico: a percepção dos residentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valéria Oliveira Bonfim
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marlusa Gosling, Kelly Cristine Oliveira Meira, Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n1p61-84
http://hdl.handle.net/1843/46748
Resumo: Tourism is a relevant economic activity, with assets for the sites which, in turn, become competitive. Residents ́ opinion on cities is an important source of information. Current research proposes and tests a model featuring theoretically justified factors that affect the inhabitants ́ perception on Belo Horizonte as a tourist site. Survey comprised 185 residents. Data analysis showed that there are no differences between males ́ and females ́ construct perceptions (test t). Further, multiple linear regression revealed that Quality of Tourist Demand, Tourist Equipments and Basic Infrastructure were positively related to the city ́s image. T
id UFMG_28fe27694c7110efbb10a8f1742ca132
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/46748
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Indutores da imagem de Belo Horizonte como destino turístico: a percepção dos residentesImage promoters of Belo Horizonte as a tourist site: residents ́ perceptionTurismoImagemPercepção dos residentesBelo HorizonteTurismoTourism is a relevant economic activity, with assets for the sites which, in turn, become competitive. Residents ́ opinion on cities is an important source of information. Current research proposes and tests a model featuring theoretically justified factors that affect the inhabitants ́ perception on Belo Horizonte as a tourist site. Survey comprised 185 residents. Data analysis showed that there are no differences between males ́ and females ́ construct perceptions (test t). Further, multiple linear regression revealed that Quality of Tourist Demand, Tourist Equipments and Basic Infrastructure were positively related to the city ́s image. TO turismo é uma atividade econômica importante, trazendo divisas para os destinos, que buscam tornarem-se competitivos. Nesse contexto, a opinião de residentes sobre as cidades torna-se relevante fonte de informação. O objetivo desse artigo é propor e testar um modelo de fatores teoricamente justificados que influenciam a percepção do morador em termos da imagem de Belo Horizonte, enquanto destino turístico. Para isso, realizou-se uma pesquisa quantitativa (survey) com 185 residentes. A análise de dados apontou que não há diferenças de percepção dos construtos entre homens e mulheres (teste t). Adicionalmente, a regressão linear múltipla apontou que Qualidade da Oferta Turística, os Equipamentos Turísticos e a Infraestrutura Básica foram positivamente relacionados à imagem da cidade.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASUFMG2022-10-31T15:48:46Z2022-10-31T15:48:46Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n1p61-8415162664http://hdl.handle.net/1843/46748porRevista CESUMARValéria Oliveira BonfimMarlusa GoslingKelly Cristine Oliveira MeiraIury Teixeira de Sevilha Goslinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-10-31T15:48:47Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/46748Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-10-31T15:48:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Indutores da imagem de Belo Horizonte como destino turístico: a percepção dos residentes
Image promoters of Belo Horizonte as a tourist site: residents ́ perception
title Indutores da imagem de Belo Horizonte como destino turístico: a percepção dos residentes
spellingShingle Indutores da imagem de Belo Horizonte como destino turístico: a percepção dos residentes
Valéria Oliveira Bonfim
Turismo
Imagem
Percepção dos residentes
Belo Horizonte
Turismo
title_short Indutores da imagem de Belo Horizonte como destino turístico: a percepção dos residentes
title_full Indutores da imagem de Belo Horizonte como destino turístico: a percepção dos residentes
title_fullStr Indutores da imagem de Belo Horizonte como destino turístico: a percepção dos residentes
title_full_unstemmed Indutores da imagem de Belo Horizonte como destino turístico: a percepção dos residentes
title_sort Indutores da imagem de Belo Horizonte como destino turístico: a percepção dos residentes
author Valéria Oliveira Bonfim
author_facet Valéria Oliveira Bonfim
Marlusa Gosling
Kelly Cristine Oliveira Meira
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
author_role author
author2 Marlusa Gosling
Kelly Cristine Oliveira Meira
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valéria Oliveira Bonfim
Marlusa Gosling
Kelly Cristine Oliveira Meira
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Imagem
Percepção dos residentes
Belo Horizonte
Turismo
topic Turismo
Imagem
Percepção dos residentes
Belo Horizonte
Turismo
description Tourism is a relevant economic activity, with assets for the sites which, in turn, become competitive. Residents ́ opinion on cities is an important source of information. Current research proposes and tests a model featuring theoretically justified factors that affect the inhabitants ́ perception on Belo Horizonte as a tourist site. Survey comprised 185 residents. Data analysis showed that there are no differences between males ́ and females ́ construct perceptions (test t). Further, multiple linear regression revealed that Quality of Tourist Demand, Tourist Equipments and Basic Infrastructure were positively related to the city ́s image. T
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-10-31T15:48:46Z
2022-10-31T15:48:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n1p61-84
15162664
http://hdl.handle.net/1843/46748
url http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n1p61-84
http://hdl.handle.net/1843/46748
identifier_str_mv 15162664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista CESUMAR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829554230034432