O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ESCZ-69AGSJ |
Resumo: | A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) trouxe mudanças quanto à estruturação, obrigatoriedade e oferta do Ensino Médio. Uma vez, que compõe esse grau de escolaridade, o ensino de Física também deverá estar orientado de acordo com o que propõem essas mudanças. De acordo com os documentos que devem orientar a reestruturação do Ensino de Física - as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), esse deverá estar pautado na compreensão de conceitos e interpretação de fenômenos. Esses documentos sugerem, ainda, que o ensino de Física deverá promover a contextualização como meio de tornar a aprendizagem significativa ao aproximá-la do mundo vivencial do aluno e a interdisciplinaridade como forma de ligar o conhecimento físico a outras áreas de conhecimento. Porém, mesmo após oito anos da promulgação da LDB, vários fatores têm dificultado a implementação da reforma. Acreditamos que por exercerem influência no trabalho que é desenvolvido no Ensino Médio, os processos seletivos ao ensino Superior sejam um desses fatores, principalmente, o vestibular de algumas universidades tradicionais. A proposta deste trabalho é, através de uma análise temporal das questões de circuitos elétricos das provas de Física dos vestibulares da UFMG, USP e UNICAMP, levantar indícios de adequação dos processos seletivos dessas universidades ao que, na nossa interpretação, definem as DCNEM e orientam os PCNEM. Acreditamos também que a implementação do novo ensino de Física será de fato efetivada se, entre outros fatores, os vestibulares se adequarem ao que está proposto pela reforma de modo a contribuírem para tal. |
id |
UFMG_290056ed2e73df83ef5cb00412f23db6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ESCZ-69AGSJ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jose Guilherme Martins A MoreiraAgostinho Aurelio Garcia CamposSilvania Sousa NascimentoBeatriz Alvarenga AlvaresSimone Aparecida Fernandes2019-08-13T10:43:24Z2019-08-13T10:43:24Z2004-12-02http://hdl.handle.net/1843/ESCZ-69AGSJA promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) trouxe mudanças quanto à estruturação, obrigatoriedade e oferta do Ensino Médio. Uma vez, que compõe esse grau de escolaridade, o ensino de Física também deverá estar orientado de acordo com o que propõem essas mudanças. De acordo com os documentos que devem orientar a reestruturação do Ensino de Física - as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), esse deverá estar pautado na compreensão de conceitos e interpretação de fenômenos. Esses documentos sugerem, ainda, que o ensino de Física deverá promover a contextualização como meio de tornar a aprendizagem significativa ao aproximá-la do mundo vivencial do aluno e a interdisciplinaridade como forma de ligar o conhecimento físico a outras áreas de conhecimento. Porém, mesmo após oito anos da promulgação da LDB, vários fatores têm dificultado a implementação da reforma. Acreditamos que por exercerem influência no trabalho que é desenvolvido no Ensino Médio, os processos seletivos ao ensino Superior sejam um desses fatores, principalmente, o vestibular de algumas universidades tradicionais. A proposta deste trabalho é, através de uma análise temporal das questões de circuitos elétricos das provas de Física dos vestibulares da UFMG, USP e UNICAMP, levantar indícios de adequação dos processos seletivos dessas universidades ao que, na nossa interpretação, definem as DCNEM e orientam os PCNEM. Acreditamos também que a implementação do novo ensino de Física será de fato efetivada se, entre outros fatores, os vestibulares se adequarem ao que está proposto pela reforma de modo a contribuírem para tal.The promulgation of the National Education Law (LDB, 9394/96) introduced a lot of changes in the organization of the high school in Brazil. The physics teaching compose this instruction degree then it can also be oriented with the propositions of this reform. According with the documents that orient the physics teaching restructuring, this can be focused in a valorization of the knowledge and comprehension of the concepts and interpretation of the phenomena. It also can promote the contextualization as a medium to turn off the apprenticeship significant when it is approximated of the student world and the interdisciplinarity as a form to combine the physical knowledge with the others knowledge. However, after eight years of the promulgation of the LDB, many factors had made difficult the implementation of the reform. We believe that one of these factors are the selective process for the superior education which influence the work that is developed in the high school, mainly, the exams of some traditional Universities. The propose of this work is, through a temporal analysis of the electric circuit questions of the of the physics exams of the UFMG, USP and Unicamp, to raise indications of the adequacy of the selective process of these Universities to that definethe LDB and the National Curricular Parameters orient. We believe also that the implementation of a new physics teaching will be effective if, beyond other factors, these exams will be adequate to it is proposed by the reform so that they contribute for that.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFísica Ensino de segundo grauEnsino de fisicaO ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisssafernandes.pdfapplication/pdf1319095https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESCZ-69AGSJ/1/disssafernandes.pdf9aacb37678ee0342883f3d576b63eef1MD51TEXTdisssafernandes.pdf.txtdisssafernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain318024https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESCZ-69AGSJ/2/disssafernandes.pdf.txtbbccbb0bef8978d09ebe251deb5ebef3MD521843/ESCZ-69AGSJ2019-11-14 22:39:54.39oai:repositorio.ufmg.br:1843/ESCZ-69AGSJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:39:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior |
title |
O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior |
spellingShingle |
O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior Simone Aparecida Fernandes Ensino de fisica Física Ensino de segundo grau |
title_short |
O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior |
title_full |
O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior |
title_fullStr |
O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior |
title_full_unstemmed |
O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior |
title_sort |
O ensino de Física no novo ensino médio e os processos seletivos para o ensino superior |
author |
Simone Aparecida Fernandes |
author_facet |
Simone Aparecida Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jose Guilherme Martins A Moreira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Agostinho Aurelio Garcia Campos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silvania Sousa Nascimento |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Beatriz Alvarenga Alvares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simone Aparecida Fernandes |
contributor_str_mv |
Jose Guilherme Martins A Moreira Agostinho Aurelio Garcia Campos Silvania Sousa Nascimento Beatriz Alvarenga Alvares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de fisica |
topic |
Ensino de fisica Física Ensino de segundo grau |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Física Ensino de segundo grau |
description |
A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) trouxe mudanças quanto à estruturação, obrigatoriedade e oferta do Ensino Médio. Uma vez, que compõe esse grau de escolaridade, o ensino de Física também deverá estar orientado de acordo com o que propõem essas mudanças. De acordo com os documentos que devem orientar a reestruturação do Ensino de Física - as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), esse deverá estar pautado na compreensão de conceitos e interpretação de fenômenos. Esses documentos sugerem, ainda, que o ensino de Física deverá promover a contextualização como meio de tornar a aprendizagem significativa ao aproximá-la do mundo vivencial do aluno e a interdisciplinaridade como forma de ligar o conhecimento físico a outras áreas de conhecimento. Porém, mesmo após oito anos da promulgação da LDB, vários fatores têm dificultado a implementação da reforma. Acreditamos que por exercerem influência no trabalho que é desenvolvido no Ensino Médio, os processos seletivos ao ensino Superior sejam um desses fatores, principalmente, o vestibular de algumas universidades tradicionais. A proposta deste trabalho é, através de uma análise temporal das questões de circuitos elétricos das provas de Física dos vestibulares da UFMG, USP e UNICAMP, levantar indícios de adequação dos processos seletivos dessas universidades ao que, na nossa interpretação, definem as DCNEM e orientam os PCNEM. Acreditamos também que a implementação do novo ensino de Física será de fato efetivada se, entre outros fatores, os vestibulares se adequarem ao que está proposto pela reforma de modo a contribuírem para tal. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-12-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T10:43:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T10:43:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ESCZ-69AGSJ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ESCZ-69AGSJ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESCZ-69AGSJ/1/disssafernandes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESCZ-69AGSJ/2/disssafernandes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9aacb37678ee0342883f3d576b63eef1 bbccbb0bef8978d09ebe251deb5ebef3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589371696250880 |